Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Migrar de bridge para roteado, como faz?

    Ola pessoal.
    Olhando varios tópicos aqui, eu nao intendi bulhufas.
    Mas olhando um video do Alan Caldas, eu ja intendi quase tudo.
    Sei q as RBs das torres, cada RB tem q ter um ip, rora default, etc...
    .
    Minha duvida é a seguinte;
    Se em cada torre vai ter um Mikrotik autenticando clientes, como esse Mikrotik vai se comunicar com o Mk-auth? Cada Mikrotik, de cada torre, e um só Mk-auth!!!
    Vai ser por Vlan?
    Vai usar em bridge a porta da RB central, (porta ether4-Mk-Auth), com a ether5?
    Pra ter comunicação o Mk-Auth com todas as RB das torres assim?
    Alguém poderia explicar no feijão com arroz, coisa simples?

  2. #2

    Padrão Re: Migrar de bridge para roteado, como faz?

    Assim, o que vai fazer comunicar o teu radius com os concentradores é justamente o roteamento. Uma coisa que você tem que evitar fazer é os PTP nos mesmos painéis que conecta os clientes. O bom mesmo é que o ptp passe somente o que for relativo ao ospf/upstream/downstream.

    Se precisar de consultoria com o roteamento dinâmico: [email protected].

  3. #3

    Padrão Re: Migrar de bridge para roteado, como faz?

    Amigo subindo o ospf vc vai ter ping de qualquer rb no seu mk-auth, assim só configurar o radius normalmente

  4. #4

    Padrão Re: Migrar de bridge para roteado, como faz?

    Apenas as RBS das torres autenticar os clientes em pppoe, com o mk-auth?
    Só isso????
    Última edição por muttley; 10-05-2017 às 21:53. Razão: erro de português.

  5. #5

    Padrão Re: Migrar de bridge para roteado, como faz?

    nao só isso.....

    todo o roteamento precisa ser feito para voce conseguir autenticar as rbs dos pops no seu mk-auth central....

    se precisar de consultoria me envia um email [email protected]

  6. #6

    Padrão Re: Migrar de bridge para roteado, como faz?

    faz uma vpn

  7. #7

    Padrão Re: Migrar de bridge para roteado, como faz?

    OK! Eu prefiro aprender!
    ...Obrigado!

  8. #8

    Padrão Re: Migrar de bridge para roteado, como faz?

    Claro q sim! Eu sou sozinho aqui, desde 2006, e em 2010 eu me interessei pela area de telecom! Não faço nada virtualizado, nunca gostei!
    Sempre gostei de montar uma maquina um pc, pra testes!
    Minha rede esta crescendo aos poucos, quase 80 clientes. E agradeço muito a
    ajuda de todos vcs!

  9. #9

    Padrão Re: Migrar de bridge para roteado, como faz?

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    Claro q sim! Eu sou sozinho aqui, desde 2006, e em 2010 eu me interessei pela area de telecom! Não faço nada virtualizado, nunca gostei!
    Sempre gostei de montar uma maquina um pc, pra testes!
    Minha rede esta crescendo aos poucos, quase 80 clientes. E agradeço muito a
    ajuda de todos vcs!
    Cuidado, virtualização é bom meu irmão, talvez você tenha tido contato com uma ferramenta ruim, ou até mesmo não tenha usado da forma correta. Não estou dizendo que seja seu caso, mas tem uma galera aí que tenta usar, e por falta de conhecimento não consegue, e daí falando mal. Novamente, não acho que seja seu caso, mas quis deixar registrado.

  10. #10

    Padrão Re: Migrar de bridge para roteado, como faz?

    Sim, eu sei q funciona virtualizado, criar lans virtuais, e coisa e tal. ok!!!
    Mas nada substitui uma maquina física!
    .
    Ligou e esta funcionando!
    E no virtual tem mais umas coisinhas q nao tive paciência!
    Dar boot, desativar boot, e coisa e tal... hehehehe

  11. #11

    Padrão Re: Migrar de bridge para roteado, como faz?

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    Sim, eu sei q funciona virtualizado, criar lans virtuais, e coisa e tal. ok!!!
    Mas nada substitui uma maquina física!
    .
    Ligou e esta funcionando!
    E no virtual tem mais umas coisinhas q nao tive paciência!
    Dar boot, desativar boot, e coisa e tal... hehehehe
    Na verdade, não sei do que está falando amigo, eu até cheguei a usar no começo o tal VMware, achei uma bosta, no entanto faz mais de 8 anos que uso Xen Source sobre Debian, uso desde a versão Etch do Debian, que tinha o kernel 2.6.18, posso estar enganado, hehe, mas desde lá eu desenvolvi minha própria "plataforma" de virtualização, simples e funcional! E gosto demais dela, ainda mais agora, usando glusterfs para ter alta disponibilidade, para poder usar o tal "live migration", então fica a dica, jamais atirar para todo lado e querer que funcione vai dar certo sem muita persistência e tempo para "amadurecimento" da ideia.

  12. #12

    Padrão Re: Migrar de bridge para roteado, como faz?

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Na verdade, não sei do que está falando amigo, eu até cheguei a usar no começo o tal VMware, achei uma bosta, no entanto faz mais de 8 anos que uso Xen Source sobre Debian, uso desde a versão Etch do Debian, que tinha o kernel 2.6.18, posso estar enganado, hehe, mas desde lá eu desenvolvi minha própria "plataforma" de virtualização, simples e funcional! E gosto demais dela, ainda mais agora, usando glusterfs para ter alta disponibilidade, para poder usar o tal "live migration", então fica a dica, jamais atirar para todo lado e querer que funcione vai dar certo sem muita persistência e tempo para "amadurecimento" da ideia.
    André, quando ele fala que " Mas nada substitui uma maquina física! " é pq ele gosta de escutar o som da ventoinha e a conta de energia subindo, assim ele fica mais entusiasmado sabe né? Brincadeiras a parte, sempre sugiro muitos lab's antes de por em prática até mesmo pq é uma pré-prática.

  13. #13

    Padrão Re: Migrar de bridge para roteado, como faz?

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Baseado em quê você recomenda uma VPN pra ele? Isso pode ser facilmente resolvido com roteamento, não precisa de remendo.

    Eu sugiro fortemente uma consultoria pra você SE você não tem experiência em roteamento.
    oxi entendi errado então a pergunta ,,, entendi que ele quer autenticar os clientes no mkauth centralizando tudo ,,, então falei o que uso aki via vpn ,, desculpa se entendi errado ....

  14. #14

    Padrão Re: Migrar de bridge para roteado, como faz?

    Pois é.... tem uma coisa que eu nao intendo e nao entra na minha cabeça!
    Os cara fala em usar Mk-auth virtualizado, tbm testar um thunder cache virtualizado.
    E a minha rede >> Modem em bridge>>Routerboard>>swith>>PTP e clientes.
    Na Routerboard tenho pendurado nela um PC com Mk-Auth na ether3 da RB. E na ether4
    o pc com o cache. Ether2 é para os clientes, ether1 é o link que entra. E eu estou conectado tbm no swith com meu notebook, e vou virtualizar no note, um Mk-Auth? Pra que isso???
    hehehehehe

  15. #15

    Padrão Re: Migrar de bridge para roteado, como faz?

    Hummm.... Ok! Eu nunca tive paciência pra ir mais a fundo na virtualização!
    Mas me esclareça uma coisa; se eu tenho um DELL rodando um MK-Auth, eu
    posso instalar um windows, e virtualizar o MK-Auth, e um DNS?
    Ficando nessa maquina DELL, 3 sistemas?
    Windows, Mk-Auth, E um DNS?

  16. #16

    Padrão Re: Migrar de bridge para roteado, como faz?

    Quem sabe isso aki sirva pra você http://produto.mercadolivre.com.br/M...l-mikrotik-_JM

  17. #17

    Padrão Re: Migrar de bridge para roteado, como faz?

    Citação Postado originalmente por Mitigo Ver Post
    Nossa... Tem de tudo nesse ML mesmo... Deveria acompanhar um kit provedor de 1000mw e omni de 25 Dbi nessa linha: http://produto.mercadolivre.com.br/M...ofissional-_JM

  18. #18

    Padrão Re: Migrar de bridge para roteado, como faz?

    Ou esse: http://produto.mercadolivre.com.br/M...00mw-wi-fi-_JM

    48KM!!!! Deve ser mesmo...

  19. #19

    Padrão Re: Migrar de bridge para roteado, como faz?

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    E você sabe o que está comprando? Porque pra pagar 2,7 num "servidor para provedor de internet profissional" via ML tem que ter coragem hein? Sem falar que hoje montar provedor virou moleza.
    Só agora vi que esse meu tópico teve mais respostas! rsrsrsrs....
    E sobre saber oque esta comprando??? Graças a Deus eu tenho sabedoria pra pesquisar!
    hehehehe

  20. #20

    Padrão Re: Migrar de bridge para roteado, como faz?

    Não acredito numa merda dessa...