+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Comunicação entre máquinas - alternativa para Radwin

    Senhores,

    Tenho uma situação peculiar: utilizo enlaces com radwin 2000C para comunicar com máquinas que se deslocam em trajetória retilínea, o que me permite utilizar enlaces ponto a ponto. Quase todas as máquinas (são mais de 25) tem dois enlaces, para redundância. A distância dos enlaces, com a movimentação da máquina, varia entre 30 e 1500 metros. o throughput necessário é em torno de 20 Mbps. Normalmente conseguimos bons resultados, mas já há algum tempo temos tido perda de dados, sem conseguir associar isso a interferências externas.
    Os rádios às vezes começam a alarmar "bad quality", o RSSI vai caindo até que se perde a comunicação. Normalmente chaveia para a redundância, mas nunca sem perda de pacotes, o que gera uma parada na máquina.
    A configuração dos rádios está como diversity, procurando o máximo de robustez.
    O espaçamento entre enlaces redundantes é de 3m seguindo orientação do fabricante. Todos os modelos com antenas integradas.
    Em termos de diferentes configurações e bandas, possa afirmar que já tentamos de tudo, estou considerando agora a possibilidade de ser alguma característica (defeito) intrínseca do equipamento.

    Minha questão é, seguindo as mesmas características de trabalhar em banda não licenciada de 5,4 e 5,8 GHz, temos no mercado algum equipamento mais robusto e confiável que o Radwin?

    Grato,

    Souza

  2. #2

    Padrão Re: Comunicação entre máquinas - alternativa para Radwin

    Bom dia. Seu caso realmente é peculiar por estar usando enlaces ptp para uma comunicação móvel. O Radwin assim como o Airmux são os mesmos produtos mas para esse tipo de comunicação sempre é recomendado a versão móvel. Há também a versão nômade mas são aplicações distintas.
    Se me pertmitir gostaria de entender melhor como montou essa rede e tentar ajudá-lo com relação a perda de sinal.

    Att. Julio

  3. #3

    Padrão Re: Comunicação entre máquinas - alternativa para Radwin

    Bom dia.

    Alguma novidade sobre o case? Tenho interesse neste assunto também.

    Abraço