+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Compartilhar internet entre placas de rede?

    Galera um salve a todos, compartilhar internet entre placas de rede em qualquer uma distribuição linux(em qualquer uma que seja) é possível?Digo "entre placas de rede" pois estava pensando em montar um servidor de internet no qual seria nesse cenário:
    Tenho aqui parado um core 2 duo com 3 gb de ram e gostaria de utilizar ele para atuar como um "servidor de internet" no qual seria mais ou menos assim uma placa de rede sem fio denominada como "A" iria receber a internet do provedor A e compartilhar essa internet com a placa de rede ethernet 0 e a outra placa de rede sem fio denominada como "B" iria receber uma internet de outro provedor denominado como "B" compartilhando assim essa internet com a placa de rede ethernet 1.
    Pergunto a vocês, seria possível fazer isso com uma distribuição linux de preferencia uma distribuição leve(lightweight) com ou sem interface gráfica...?Se sim, poderiam me explicar como faz?Sei que quando é o compartilhamento de 1 internet entre placas sei que tem como...e também sei que poderia utilizar um tp-link loadbalance...mas como tenho uma máquina aqui parada gostaria de utilizar-la..e aí?

  2. #2

    Padrão Re: Compartilhar internet entre placas de rede?

    Pelo visto você é bem iniciante e sem um domínio mediano de Linux você só vai viver de receita de bolo.

    O RouterOS (não Mikrotik, me dá nojo quando os "profissionais" chamam de Mikrotik, Mikrotik é a empresa que desenvolve o RouterOS, os roteadores não se chamam Mikrotik, se chamam Routerboard) pode ser mais interessante pra você. Mas antes disso, você tem o básico de redes?

  3. #3

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Compartilhar internet entre placas de rede?

    Então quando falamos que temos um roteador cisco, etá errado tambem, pois cisco é a empresa, o correto seria falar tenho um IOS?

    mesmo caso para juniper? teria que falar tenho um junos entre outros?

  4. #4

    Padrão Re: Compartilhar internet entre placas de rede?

    meu deus com todo respeito masbo que tudo isso tem a haver com minha dúvida?

  5. #5

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Compartilhar internet entre placas de rede?

    É possivel fazer oque quer com qualquer linux,
    mas você tem que trabalhar com algo que conheça.

    o colega citou o routerOS (mikrotik?!) como alternativa,
    tem também distribuições linux otimizadas para serem um roteador como BrazilFW,
    pode testar o PFsense tambem, que é baseado em freeBSD.

    ou instala o routerOS x86 testa, se gostar só comprar a licença.

  6. #6

    Padrão Compartilhar internet entre placas de rede?

    Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    Então quando falamos que temos um roteador cisco, etá errado tambem, pois cisco é a empresa, o correto seria falar tenho um IOS?

    mesmo caso para juniper? teria que falar tenho um junos entre outros?
    Quando me refiro a Juniper, vou logo de cara no modelo do roteador (eu por exemplo uso MX5, MX104 e switch EX4600). Eu não uso Cisco, mas quando vou me referir já uso logo o modelo do equipamento e com MikroTik não muda, me refiro ao modelo do roteador.

    @spidermano, se você não leu minha resposta, volte lá e releia-a, pois eu dei uma sugestão.
    Última edição por avatar52; 27-05-2017 às 16:11. Razão: Correção de ortografia

  7. #7

    Padrão Re: Compartilhar internet entre placas de rede?

    É possível sim, mas como foi citado, é melhor vc iniciar uns testes pelo PFsense, recomendo, já usei é bastante simples e vai permitir que vc possa vir a usar uma distribuição sem a interface gráfica, obviamente seu cenário terá 2 redes diferentes, mas é tranquilo e pode ser feito sem problema, claro será necessário queimar umas pestanas...

  8. #8

    Padrão Re: Compartilhar internet entre placas de rede?

    Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    Então quando falamos que temos um roteador cisco, etá errado tambem, pois cisco é a empresa, o correto seria falar tenho um IOS?

    mesmo caso para juniper? teria que falar tenho um junos entre outros?
    Cara, gostei tanto que cheguei de emocionar! Show de bola seu comentário!

  9. #9
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Re: Compartilhar internet entre placas de rede?

    Cisco tambem tem suas versoes e tipos de ios por por isso exemplo

    IOS
    IOS-XE
    IOS-XR

    e esses tem multiplas versoes e nao sao compativeis com varias coisas dependendo da versao ou tem inclusive sintaxe de comandos diferente.

  10. #10

    Padrão Re: Compartilhar internet entre placas de rede?

    Pois é..... como vc disse!

    '' sei que poderia utilizar um tp-link loadbalance...mas como tenho uma máquina aqui parada gostaria de utilizar-la..e aí? ''
    .
    Seria mais fácil pra vc, instalar o Brasil FW nesse seu pc. E fazer o load.
    Massss... se vc ja estive recebendo a internet dos dois provedores, cada um com
    uma antena, airgrid, nanostation....etc
    .
    Diga aí como vc esta recebendo a internet dos dois provedores?