+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual conector recomendado para ligar no modulo olt-pon-sfp

    Ola bom dia a todos. adquiri uma olt epon e veio com modulos olt-pon-sfp. qual conector é recomendado usar nesta porta , o azul ou o verde?

  2. #2

    Padrão Re: Qual conector recomendado para ligar no modulo olt-pon-sfp

    Recomendo um boa leitura se me permitir.
    Isso irá lhe esclarecer muitas das suas duvidas.

    https://www.cianet.com.br/tipos-de-p...cao-usa-los-2/

    http://portal.furukawalatam.com/arqu...ectoresweb.pdf

  3. #3

    Padrão Re: Qual conector recomendado para ligar no modulo olt-pon-sfp

    obrigado pela resposta Anderson, eu ja havia lido sobre as diferenças entre um conector pc e um apc, mas tambem li que não se deve usar por exemplo um conector apc emendado um com conector pc, como não sei o tipo de corte do modulo gbic, queria saber qual conector devo usar

  4. #4

    Padrão Re: Qual conector recomendado para ligar no modulo olt-pon-sfp

    Sc/upc azul
    Os módulos gbics mas Olts e Onus usam upc.

    Aos 10:30 aproximadamente fala sobre isso de forma técnica.
    Última edição por brunocemeru; 31-05-2017 às 10:44.

  5. #5

    Padrão Re: Qual conector recomendado para ligar no modulo olt-pon-sfp

    Obrigado Bruno, mas mesmo ele mencionando que em caso de potencias acima de 5db, obrigatoriamente deve-se suar o conector apc, me fica uma duvida. a exemplo das onu que comprei da huawei, que na porta tem conector azul, devo respeitar a porta e usar conector pc para minimizar a perda. mas na porta do modulo gbic não ha identificação de cor. e para evitar perdas maiores que o esperado por conexão, nesta parte ainda fiquei com o pé atras...

  6. #6

    Padrão Re: Qual conector recomendado para ligar no modulo olt-pon-sfp

    Bom dia , aproveitando o forum criado aqui queria fazer uma pergunta qual a diferença de um GBIC com duas saida e outro com uma unica saida em que implica eles ???? cheguei a pensar que duas saida eu poderia fazer 2 perna na mesma PON sendo cada uma com 32 ONU somando as duas daria os 64 ONU suportada pela porta PON está correto isso ??

  7. #7
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual conector recomendado para ligar no modulo olt-pon-sfp

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    Ola bom dia a todos. adquiri uma olt epon e veio com modulos olt-pon-sfp. qual conector é recomendado usar nesta porta , o azul ou o verde?
    Não existe a melhor, existe qual é o fabricante exige ex:
    vc tem uma Sfp que tem polimento UPC então obrigatoriamente você tem que usar o Azul
    se o polimento for APC é o verde,
    geralmente as próprias SFP tem na cor que tem que ser usada, casa não tenha cor é só ler o datasheld do equipamento e ver qual é o polimento exigido

  8. #8

    Padrão Re: Qual conector recomendado para ligar no modulo olt-pon-sfp

    Desculpe amigo.
    Sc/upc(azul).Corrigi agora.
    Mas como o amigo de cima falou,melhor seguir o datasheet do equipamento se ainda tenha dúvidas.
    No meu caso eu fiz algumas ligações com apc.Um dia destes deu um problema na casa de um cliente,troquei o conector apc por upc.Percebi melhoras.

  9. #9
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual conector recomendado para ligar no modulo olt-pon-sfp

    Citação Postado originalmente por ArthurNet Ver Post
    Bom dia , aproveitando o forum criado aqui queria fazer uma pergunta qual a diferença de um GBIC com duas saida e outro com uma unica saida em que implica eles ???? cheguei a pensar que duas saida eu poderia fazer 2 perna na mesma PON sendo cada uma com 32 ONU somando as duas daria os 64 ONU suportada pela porta PON está correto isso ??
    vamos la

    GBIC PON não existe duplex, pelo menos que eu saiba
    as Gbic para interligar 2 dispositivos o famoso ptp estas tem tando a bidirecional como a duplex
    a Gbic duplex tem o tx em uma fibra e o rx em outra, ou seja recebe por uma e transmite por outra
    já as Gbic bidirecional tem o TX e RX na mesma fibra separada por frequência distintas
    tipo tem o TX em 1550 e RX em 1310 ja na outra ponta inverte isto tem o TX em 1310 e RX em 1550

    a diferença é que com a GBIC duplex vc tem que utilizar 2 fibras, a GBIC bidirecional sua somente uma, assim economiza fibra
    A GBIC bidirecional tem uma sensibilidade maior devido a trabalhar com 2 frequências na mesma fibra sendo assim mais sensível a atenuação

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual conector recomendado para ligar no modulo olt-pon-sfp

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Desculpe amigo.
    Sc/upc(azul).Corrigi agora.
    Mas como o amigo de cima falou,melhor seguir o datasheet do equipamento se ainda tenha dúvidas.
    No meu caso eu fiz algumas ligações com apc.Um dia destes deu um problema na casa de um cliente,troquei o conector apc por upc.Percebi melhoras.

    isto o não casamento de polimento da uma perca de quase 3dbm

    a maioria das GBIC que é SC são UPC as LC tb UPC
    as PON na fiberhome é UPC onu tb UPC

  11. #11

    Padrão Re: Qual conector recomendado para ligar no modulo olt-pon-sfp

    Amigo Arthurnet.
    Pelo que conheço as sfps/gbic com conector par lc normalmente são utilizados para ptp.Sendo uma via tx e outra rx.Também existe sfp lc único onde tx em 1490 e rx 1310.
    Não conheço módulos gbic usado em porta pon que não use conector SC.
    Acredito que os módulos gbic pon seja específico para trabalhar em uma saída e não sendo possível usar gbics fora do padrão.

  12. #12

    Padrão Re: Qual conector recomendado para ligar no modulo olt-pon-sfp

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    vamos la

    GBIC PON não existe duplex, pelo menos que eu saiba
    as Gbic para interligar 2 dispositivos o famoso ptp estas tem tando a bidirecional como a duplex
    a Gbic duplex tem o tx em uma fibra e o rx em outra, ou seja recebe por uma e transmite por outra
    já as Gbic bidirecional tem o TX e RX na mesma fibra separada por frequência distintas
    tipo tem o TX em 1550 e RX em 1310 ja na outra ponta inverte isto tem o TX em 1310 e RX em 1550

    a diferença é que com a GBIC duplex vc tem que utilizar 2 fibras, a GBIC bidirecional sua somente uma, assim economiza fibra
    A GBIC bidirecional tem uma sensibilidade maior devido a trabalhar com 2 frequências na mesma fibra sendo assim mais sensível a atenuação
    Obrigado caro amigo, consegui entender blz

  13. #13

    Padrão Re: Qual conector recomendado para ligar no modulo olt-pon-sfp

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Amigo Arthurnet.
    Pelo que conheço as sfps/gbic com conector par lc normalmente são utilizados para ptp.Sendo uma via tx e outra rx.Também existe sfp lc único onde tx em 1490 e rx 1310.
    Não conheço módulos gbic usado em porta pon que não use conector SC.
    Acredito que os módulos gbic pon seja específico para trabalhar em uma saída e não sendo possível usar gbics fora do padrão.
    Muito bem, obrigado

  14. #14

    Padrão Re: Qual conector recomendado para ligar no modulo olt-pon-sfp

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    Obrigado Bruno, mas mesmo ele mencionando que em caso de potencias acima de 5db, obrigatoriamente deve-se suar o conector apc, me fica uma duvida. a exemplo das onu que comprei da huawei, que na porta tem conector azul, devo respeitar a porta e usar conector pc para minimizar a perda. mas na porta do modulo gbic não ha identificação de cor. e para evitar perdas maiores que o esperado por conexão, nesta parte ainda fiquei com o pé atras...
    respondendo a mim mesmo, no modulo gbic ha menção do polimento pc (sc-pc) então usei o conector azul para estar dentro da perda esperada.

  15. #15

    Padrão

    Tenho um Zte C320 e os SFP tem na alavanca de retirada uma pequena borracha Azul, se entende que é SC/UPC?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sfp2.jpg
Visualizações:	153
Tamanho: 	1,17 MB
ID:      	68235

    Obrigado

  16. #16

    Padrão Re: Qual conector recomendado para ligar no modulo olt-pon-sfp

    Citação Postado originalmente por darioadaro Ver Post
    Tenho um Zte C320 e os SFP tem na alavanca de retirada uma pequena borracha Azul, se entende que é SC/UPC?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sfp2.jpg
Visualizações:	153
Tamanho: 	1,17 MB
ID:      	68235

    Obrigado
    Boa pergunta, esta cor identifica o polimento? E só uma correção para os leitores deste tópico, existem módulos gbic e módulos sfp e ele são incompatíveis entre si a nível elétrico e mecânico, já que o gbic é bem maior que o sfp. alem disto, hoje só se vê módulos sfp pois gbic se não me engano so em equipamento bem antigos.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         gbic sfp.png
Visualizações:	277
Tamanho: 	94,8 KB
ID:      	68238
    Última edição por leosmendes; 16-03-2018 às 10:02.