+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTP de 70Km qual antenas vocês me recomendam?

    Olá pessoal, estou precisando de informações sobre qual antena usar pra fazer um PTP de 70Km, irei usar os rádio Rb 922uags-5hpacd-nm Dual Chain, preciso passar pelo menos 100Mb/s nesse PTP, qual antena vocês recomendam pra essa distância?

  2. #2

    Padrão Re: PTP de 70Km qual antenas vocês me recomendam?

    Não vai passar. Use Ceragon IP10

  3. #3

    Padrão Re: PTP de 70Km qual antenas vocês me recomendam?

    Citação Postado originalmente por Powerock Ver Post
    Olá pessoal, estou precisando de informações sobre qual antena usar pra fazer um PTP de 70Km, irei usar os rádio Rb 922uags-5hpacd-nm Dual Chain, preciso passar pelo menos 100Mb/s nesse PTP, qual antena vocês recomendam pra essa distância?
    Tem interferência em algum dos pontos?

  4. #4

    Padrão Re: PTP de 70Km qual antenas vocês me recomendam?

    Nessa distância eu acho que nem 100 Mbps de throughput vai conseguir!!!
    Eu aqui em distancia de 1km com duas sxt, throughput em 80Mbps. É claro que em bancada passou 120 mbps. Mas na prática é outra coisa! E tbm aqui tenho bastante interferência!
    Demorei a acha um canal bom! rsrsrsrs

  5. #5

    Padrão Re: PTP de 70Km qual antenas vocês me recomendam?

    70km sem uma repetidora no meio, dificilmente vai fechar, a não ser que utiliza antenas acima de 1,80m, mais ai a estrutura de sua torre teria que ser muito boa para suportar a antena + os ventos que ela vai pegar de outra forma tem que fazer repetidora no meio, e com a rb que você citou, consegue tranquilo passar 100 megas

  6. #6
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Jan 2016
    Posts
    74

    Padrão Re: PTP de 70Km qual antenas vocês me recomendam?

    cara vc pode conseguir sim agora vai investir uma boa grana nesse enlace minimo duas antenas da marca ideal de 1.80 mt recomendo de 2.40 mt mais sera que sua torre suporta elas ?

  7. #7

    Padrão Re: PTP de 70Km qual antenas vocês me recomendam?

    Lembrando que a 1ª zona de Fresnel em 100km é de 36m, ou seja, tem que passar uns 20m acima de todos os obstáculos.

    E... a curvatura da terra em 100km gera uma "lombada" (Barriga) no meio de 200m!

    Então teria que colocar essa torre de 30m em cima de 2 morros com um vale de mais de 200m no meio. E torre em local alto assim vai receber muito mais vento que o normal, o arrasto aerodinâmico de uma antena de 2,4m é gigantesco então precisa uma torre 4x mais cara que uma estaiadinha simples de 18m pra PTP de 30km. Só de pensar em levar 15 toneladas de concreto pra alto de morro, pra fazer sapata de autoportante, eu já teria um mini-avc...

    Em frequências maiores, tipo 10GHz, a zona de Fresnel diminui (Quanto maior a frequência, menor a zona de Fresnel), uma antena de 2m terá uns 5dBi a mais de ganho que uma antena 2m 5,8GHz, então com faixas licenciadas a 10 a 12GHz acho que até terá alguma chance.

    Mas wifi sofre demais até com o reflexo em objetos na 2ª zona de Fresnel depois de certa distância (Pra mim acima de 30km nunca consegui nada excelente), com esse problema você até fecha PTP fácil, mas o throughput não fica ok mesmo com sinal teoricamente muito bom.

    Também duvido MUITO que seja possível passar 100Mbps half em 5,8GHz nessa distância, mesmo sendo 2 morros com um vale de 300m de desnível no meio.

    Com 50km (Dividindo no meio) a zona de Fresnel ainda é de 25m, mas a barriga que a terra forma é só 50m, qualquer 2 murunduns de 30m de altura, e torrezinha barata 18m, já resolve. Mas 100Mbps em 50km também não é fácil! Aqui é região plana, sem morros, então mesmo com torres de 40m é raro conseguir 80-90Mbps até em 30km, a zona de Fresnel nunca fica limpa (Torre de 40m, com árvores de 20m no meio, e a curvatura da terra (Cadê os terraplanistas agora pra ir lá na roça montar torre e provar que a terra é plana transmitindo sinal por 100km?) come uma dezena de metros, então geralmente precisaria absurdo tipo 70m em torre (Ou usar 24GHz, onde a zona de fresnel é muito menor. Atenua mais o sinal com chuva, e por distância, mas tem muito rádio 24GHz com mais de 1W nos maiores data rates, enquanto equipto 5,8GHz geralmente tem 0,3 a 0,4W nos data rates altos (Vai ter 1W em MK só pra passar bandinha tipo 5Mbps).

  8. #8

    Padrão Re: PTP de 70Km qual antenas vocês me recomendam?

    2x ideal 1.8 no minimo, se tiver visada fecha e passa tranquilo 100mb. Tinha 56km 1.2mts com rb912 fazendo 140mb