+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual Antena usar para um RAIO de 5Km (3,5km)

    Gostaria de Saber qual antena usar para uma distancia de 5Km, na verdade medir a distancia pelo google maps e deu 3,5 km e queria colocar uma mais potente, nunca usei antena pois minha rede e toda cabeada. me indicaram a Antena Nanobeam M5 5.8ghz Ubiquiti Nbe-m5-400 Airmax 25dbi Lembrando que nao tem nada pra interferir como construção ou algo do tipo, agora se tem antena pra corta o sinal eu nao sei Qual antena voces me sugere colocar la ?









  2. #2

    Padrão Re: Qual Antena usar para um RAIO de 5Km (3,5km)

    Mais informações sobre esse projeto de enlace são necessárias, por exemplo:

    - Relevo do local e linha de visada (um AirLink, Link Planner, Google Earth ou LinkCalc pode te fornecer bem esses cálculos)
    - Necessidade de banda
    - Condição espectral

  3. #3

    Padrão Re: Qual Antena usar para um RAIO de 5Km (3,5km)

    Quero chega com uns 30 Megas pra colocar planos de 2 Megas, bem acho que não terei problema com visada pois consigo enxergar bem o local sem problema. Agora condição espectral eu já não sei nem oque é, pra falar a verdade sou muito leigo no assunto, mas estou estudando ao máximo para obter mais conhecimento na área. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pontos.jpg
Visualizações:	151
Tamanho: 	620,8 KB
ID:      	67085

  4. #4

    Padrão Re: Qual Antena usar para um RAIO de 5Km (3,5km)

    Pra falar em raio seria PTMP (Ponto para multi-ponto). Raio é termo que não se usa pra PTP.


    Tem que decidir que banda quer, e se a distância é 3,5km mesmo.

    O nome das Nanobeam M5 300 em diante mudou pra PowerBeam faz alguns anos, procure por Powerbeam M5. Hoje a linha Nanobeam é de umas CPE's de ângulo aberto demais (Tipo Nanostation), não são uma opção tão boa pra PTP em área urbana.

    Bom, a PowerBeam M5 400, com seus 25dBi, é metralhadora pra matar pomba nessa distância, se usar a potência máxima em data rate alto terá sinal alto tipo -48dBm, é até exagero.

    Pode calcular aqui:
    http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/

    Com Powerbeam M5 300 já terá sinal bem suficiente até pra MCS15 (Maior data rate do equipamento), veja:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.5km.jpg
Visualizações:	114
Tamanho: 	177,3 KB
ID:      	67086

    Esse cálculo só serve pra área com a zona de Fresnel completamente livre. Visada não basta, precisa ter a zona de Fresnel limpa. E calcular ela em mapa em área urbana não adianta porque mapa não tem prédios e árvores, se tiver só um mastro de 2m em cima de construção tem alta chances de ter zona de Fresnel parcialmente obstruída.

    Mas tá, digamos que tenha zona de Fresnel totalmente limpa, e um espaço limpo de 20MHz (Largura do canal a usar), vai passar em MCS15 com esse sinal, na PBE M5 300, uns 55-60Mbps half duplex. Pouca coisa a mais na PBE M5 400. Usando canal de 30MHz de largura vai pra 85-90Mbps nas duas, quase o limite da rede ethernet. Não vale a pena poluir uma largura de canal de 40MHz se for usar PBE M5 300 porque ela só tem porta ethernet de 100Mbps, quem tem porta gigabit é a PBE M5 400 (Então se vai limitar a rede a ethernet 100M, não ocupe 40MHz de largura. Dá pra passar pouco mais de 90Mbps half com 30MHz de largura).

    Com um par de Nanobeam M5 19dBi são 6dBm a menos de sinal que a PBE M5 22dBi (3dBi em cada antena, 3+3=6), acho que limitaria em MCS13 ou MCS14, em 30MHz de largura ia ficar nuns 60Mbps half com o sinal provável (Com zona de Fresnel limpa, pra bater com o cálculo). E NBE é mais caro que PBE as vezes, então não compensa.

    Se precisa coisa tipo mais de 100Mbps mas full-duplex, aí vai ter que partir pra solução PBE M5 620 se não quiser ocupar 40MHz de largura, ou partir pra Litebeam 5AC 23dBi (Nem pensar em usar Litebem que não é AC, aquilo é single-chain (1x1, ou SISO) igual a velha Airgrid), que de qualquer forma é o preço da PBE M5 620.

    (Mas nessa distância a PBE M5 620 só faz sentido pra usar potência mais baixa que o limite (Pra aquecer menos) e usar 40MHz de largura pra passar uma banda muito grande (E full duplex), porque quanto maior a largura do canal mais sinal precisa, precisa ter sinal tipo -50dBm pra passar muita banda nessas CPE's nem tão poderosas, 130Mbps full é muita coisa pra elas!)

    Se é 30Mbps full-duplex, pra dividir via cabo, uma PBE M5 300 dá e sobra, vai sobrar até quando aumentar o link pra 70-80Mbps provavelmente, nessa distância tá mais tranquilo, só não recomendo coisa tipo Nanobeam M5 19dBi (Que atende 30Mbps nisso hoje tranquilo) porque fica sem opção de upgrade no futuro. Pra hoje tá fácil resolver, teria que ver o que precisaria (Planejado) no futuro, M5 400 permite um futuro de uns 100Mbps half, M5 300 vai ficar nuns 80Mbps half (O link pode ser full, mas usuário comum quase não usa upload, não precisa grandes bandas full, melhor ter um baixo delay em half duplex, com sinal suficiente pro data rate, e baixo tráfego, vai ter ping de 2ms no PTP. Se usar tráfego alto pro sinal meia boca (Caso de 40Mbps half numa Nanobeam M5 19dBi nessa distância) o ping começa a subir demais, uns pacotes com 20-30ms, cliente começa a notar a inconstância na navegação.