+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão VLAN no Mikrotik

    Prezados,
    Configurar um VLAN no MK pareceria bem simples, inclusive segui tutoriais e vídeos, sempre apontando para a mesma configuração(Criar a interface VLAN e um servidor DHCP e etc..). Porém, não funciona, o servidor DHCP não disponibiliza os IP's. Minha ideia era isolar os convidados (celulares e outros dispositivos que utilizam o AP Wireless da empresa), do restante da rede. Meu cenário é MK RouteOS com 3 placas de rede(Rede interna, link01 e link02), e um switch HP v1910, distribuindo as conexões. Alguma luz rs ?

  2. #2
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: VLAN no Mikrotik

    Tem q postar as config do mk e do switch. Não tem segredo isso.

  3. #3

    Padrão Re: VLAN no Mikrotik

    Primeira pergunta você está criando a VLAN no switch e no Mikrotik sem tag?
    Segunda pergunta Nesse switch Hp foi atribuída a VLAN para a porta? A porta está sem tag?
    Vlan é mamão com açúcar não tem segredo

  4. #4

    Padrão Re: VLAN no Mikrotik

    Obg pela atenção de vocês! Vamos lá!

    A ideia de criar essa VLAN, é para isolar os celulares que recebem IP's através de um AP(Bridge), da minha rede interna. Esse AP está ligado no switch, assim como todos os PC's.

    A VLAN está sendo criada no MK, na interface que distribui atualmente os IP's na rede. Essa interface é ligada em uma porta no switch gerenciável HP1910, onde existe uma VLAN criada com range de IP da minha rede, onde todas as portas estão setadas como " untagged".

  5. #5

    Padrão Re: VLAN no Mikrotik

    Se entendi bem você quer criar uma vlan entre o seu AP e o MK, então seguindo esse raciocínio você precisa colocar uma tag na porta que vai para o MK, ai sim criar um DHCP só pra VLAN que você criou

  6. #6

    Padrão Re: VLAN no Mikrotik

    Você quer dizer que: Na porta do switch onde está conectado o MK, preciso setar como "tagged", para que meu AP consiga enxergar a VLAN? na porta onde está conectado o AP preciso fazer algo?

  7. #7

    Padrão Re: VLAN no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por thundernew Ver Post
    Se entendi bem você quer criar uma vlan entre o seu AP e o MK, então seguindo esse raciocínio você precisa colocar uma tag na porta que vai para o MK, ai sim criar um DHCP só pra VLAN que você criou
    Tag é utilizado geralmente com vlan em cima de VLAN, ou com dispositivos que consigam "compreender" o esse tag no switch terá que ter a porta combo como tag é a porta de rede como untag

  8. #8

    Padrão Re: VLAN no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por franciskv Ver Post
    Tag é utilizado geralmente com vlan em cima de VLAN, ou com dispositivos que consigam "compreender" o esse tag no switch terá que ter a porta combo como tag é a porta de rede como untag
    Meu camarada, me desculpe a ignorância no assunto, mas não entendi o que você quis dizer!

  9. #9
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: VLAN no Mikrotik

    vamos la

    cria uma vlan no mikrotik
    cria a mesma vlan no seu switch na porta que vc vai lincar o seu mikrotik
    se seu ap tem suporte suporte a vlan cria um trunk na porta que esta ligado o seu ap e cria a vlan no seu ap
    se seu ap não tem suporte a vlan
    vc cria um access na porta do switch que esta o seu ap

  10. #10

    Padrão Re: VLAN no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    vamos la

    cria uma vlan no mikrotik
    cria a mesma vlan no seu switch na porta que vc vai lincar o seu mikrotik
    se seu ap tem suporte suporte a vlan cria um trunk na porta que esta ligado o seu ap e cria a vlan no seu ap
    se seu ap não tem suporte a vlan
    vc cria um access na porta do switch que esta o seu ap
    Boaaaaaa! Era exatamente isso que eu pensei em fazer! vou testar...obg!

  11. #11

    Padrão Re: VLAN no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por luisthiago Ver Post
    Obg pela atenção de vocês! Vamos lá!

    A ideia de criar essa VLAN, é para isolar os celulares que recebem IP's através de um AP(Bridge), da minha rede interna. Esse AP está ligado no switch, assim como todos os PC's.

    A VLAN está sendo criada no MK, na interface que distribui atualmente os IP's na rede. Essa interface é ligada em uma porta no switch gerenciável HP1910, onde existe uma VLAN criada com range de IP da minha rede, onde todas as portas estão setadas como " untagged".
    É facil sim. Cria a VLAN como fez no MTK e depois so configura o AP para receber a VLAN na porta WLAN. NO switch não configura nenhuma VLAN, nao precisa, é transparente