+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ping alto em rede cabeada mikrotik

    boa noite pessoal
    preciso da ajuda de vcs...
    tenho uma rede cabeada aqui num bairro, media de 100 clientes e uns 40 switches, talvez um pouco mais ...
    de uns dias pra cá, certos momentos o ping da rede que normalmente é 2ms, sobe pra 900ms, e o trafego que em media é 50mb/s cai pra 15mb/s quando esse ping sobe, e quando sobe algumas vezes perde pacotes repeditamente. Esse problema não tem hora certa pra acontecer...não da pra marcar um espaço de tempo, pode acontecer agr e só acontecer novamente amanha, ou pode acontecer agr e acontecer novamente daki 5mim, e quando acontece passa uns 30s com o ping alto e há uma queda drastica no consumo de link. Minha rede é assim:

    link > rb3011 ( concentrador ) > ap powerbeam 500 ac >>>> station powerbeam 500 ac >>>> switches.... ( media de 40 sw ).


    já analisei o canal do ptp, mas está mais que perfeito. Conversando com um amigo, ele mencionou dividir a rede em partes...cada parte saindo de uma porta da rb, assim se um lado parar não iria afetar o outro e assim ficaria mais facil de identificar esse problema, separando a rede por vlan, mas como fazer isso se o primeiro sw da rede não está centralizado no bairro, e sim em uma ponta dele...teria algum jeito de fazer isso ? algum dos amigos ja passou por uma situação dessas?

  2. #2

    Padrão Re: Ping alto em rede cabeada mikrotik

    pode ser que algum conector esteja com problema.
    E que cabo UTP está usando? o Azulzinho?

    Se for cabo sem blindagem, o bem comum pode acontecer de rachar a capa e entrar umidade. Daí o comportamento do cabo muda.

    Ou pode ser que algum SW pelo caminho esteja se preparando para dar pau.

  3. #3

    Padrão Re: Ping alto em rede cabeada mikrotik

    tem como identificar onde seria o cabo? ou sw com problema ? o cabo q usamos é o preto, cableteck

  4. #4

    Padrão Re: Ping alto em rede cabeada mikrotik

    Eu não tenho experiencia com rede UTP. Mas pelo que leio de comentários é muito trabalhoso encontrar o problema.
    Por isso que muitos aconselham usar SW gerenciáveis. Assim você pode testar a rede até cada SW. E assim você vai avançando na rede. Por exemplo, a cada 5 SW comum você coloca um gerenciável.
    Dai pesquisando a rede quando um determinado gerenciável está bom e no outro não, então você limita o problema entre eles. Melhor do que segmentar a rede no seu caso que está numa ponta.

  5. #5

    Padrão Re: Ping alto em rede cabeada mikrotik

    tem alguma configuração especifica que eu teria que fazer nos sw gerenciaveis ?

  6. #6

    Padrão Re: Ping alto em rede cabeada mikrotik

    Boa Tarde, Amigo

    Ja tive esses mesmos problemas que vc esta tendo, me responda algumas perguntas pra ver se consigo te ajudar.

    > Os cabos que vc esta usando são 100% cobre ?
    > Qual a marca dos conectores RJ45 que vc usa ?
    > vc alimenta seus Switchs com as fontes originais ?

    Pois ja tive muitos problemas com fontes de switch, que apos um tempo ficam oscilando e deixam de alimentar corretamente o equipamento, cabos de alumínio cobreado que abrem o bico do nada, alem de não terem uma condutividade constante, oscilam principalmente durante a noite.

  7. #7

    Padrão Re: Ping alto em rede cabeada mikrotik

    uso cabos acobreados...há uma pequena parte que é 100% cobre, os conectores são wurth, e as fontes são as originais do sw...

  8. #8

    Padrão Re: Ping alto em rede cabeada mikrotik

    Citação Postado originalmente por lucas181992 Ver Post
    tem alguma configuração especifica que eu teria que fazer nos sw gerenciaveis ?
    NO SW gerenciável você vai atribuir um IP a cada um deles. Então quando precisa fazer um diagnóstico, você vai acessando cada um deles e verificando se está tudo OK até aquele ponto.

  9. #9

    Padrão Re: Ping alto em rede cabeada mikrotik

    Citação Postado originalmente por lucas181992 Ver Post
    uso cabos acobreados...há uma pequena parte que é 100% cobre, os conectores são wurth, e as fontes são as originais do sw...
    Amigo, uma das causas pode ser o Cabeamento que vc esta usando, já estive muitos problemas com cabeamento de alumínio cobreado, hj utilizo 100% cobre e os problemas desapareceram.

    Observe tbm a oxidação dos conectores, veja se eles estão limpos e não estão com os contatos escurecidos, se estiver tudo Ok, e quase certeza ser o cabeamento que esta com problemas.

  10. #10

    Padrão Re: Ping alto em rede cabeada mikrotik

    obrigado a todos os colegas pela força...tenho mais um duvida...se eu colocar uma rb com porta giga na função "bridge", teoricamente ela vira um sw giga procede ? então eu teria /1000 em cada porta ?

  11. #11

    Padrão Re: Ping alto em rede cabeada mikrotik

    Citação Postado originalmente por lucas181992 Ver Post
    obrigado a todos os colegas pela força...tenho mais um duvida...se eu colocar uma rb com porta giga na função "bridge", teoricamente ela vira um sw giga procede ? então eu teria /1000 em cada porta ?
    Sim, amigo ela trabalharia como Giga, mais só se os demais switchs da sua rede forem Giga, pois se sua rede for 10/100 ela trabalha em 10/100, mais se todos forem 10/100/1000 ela trabalharam no modo giga sem problemas. Se sua rede for 10/100 aconselho vc a colocar uma RB 10/100 pois assim vc evita que ela fique negociando a velocidade da porta e assim causando oscilação das portas que estão ativas.