Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mac Duplicado

    Bom dia,

    Estou com um problema de mac duplicado na rede, tenho dois clientes que estão pegando o mesmo mac, eles estão em painéis diferentes. antigamente eles estavam no mesmo painel, mas agora está cada um em seu painel.. estou utilizando o Mk-Auth para controlar os clientes, se eu colocar um mac no mk auth o cliente não loga no mikrotik e mesmo assim derruba o outro que está conectado. oque eu posso fazer para regularizar isso ?
    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Mac Duplicado

    O que você pode fazer é procurar saber se nenhum cliente seu andou clonando MAC de outro, ou tira o MAC do MKAuth, é comportamento padrão do FreeRadius. :-)


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  3. #3

    Padrão Re: Mac Duplicado

    Então, não foi clonado pq foi eu mesmo que instalei o cliente e não tem uma semana, foi instalar e começar a cair, eu já vi que o mac está igual.. mas no mk auth eu deixo sem mac conecta e cai, coloco mac ai nem conecta, fica dando erro no radius... oque eu posso fazer para cada um ficar com seu devido mac ?

  4. #4

    Padrão Re: Mac Duplicado

    Confere no cliente se o MAC está certo, uai.

    Atente também se seus PTP (se tiver, não sei porquê você não deu detalhe nenhum sobre sua rede) estão com WDS ativo. :-)


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  5. #5

    Padrão Re: Mac Duplicado

    É impossível, a não ser que em algum equipamento esteja ativado clonar o mac.

    MAC é que nem CPF. É único. Seis primeiros digitos identificam o fabricante. Os últimos 6 o produto dentro do fabricante.

    Como já foi te orientado. Coloca print das configurações, pois sem isso ninguém vai conseguir te ajudar.
    Mas já imagino que sua rede não esta roteada ao chegar no cliente...

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Mac Duplicado

    Troque a senha de um dos painéis(se tiver). Quando meu wi-fi estava com DHCP ativado acontecia direto de estar duplicando. deixei o wi-fi em bridge acabou o problema.

  7. #7

    Padrão Re: Mac Duplicado

    Não está confundindo duplicar IP com duplicar MAC? [emoji848]


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  8. #8
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Mac Duplicado

    Brother já aconteceu isso aqui comigo. Tinha dois clientes com o mesmo mac, o roteador deles Tinham o mesmo endereço físico...o que fiz foi mudar o mac do roteador de um dos clientes. Problema resolvido!

    Enviado via SM-J320M usando UnderLinux App

  9. #9

    Padrão Re: Mac Duplicado

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mac.PNG
Visualizações:	162
Tamanho: 	4,6 KB
ID:      	67283

    esse caller id, da onde o mikrotik pega essa informação ? pois é aqui que eu vi os mac igual.... a solução até o momento foi desliga o rádio da energia... deixei somente um ligado e está funcionando, mas quando eu ligo o outro já começa a "briga"

  10. #10

    Padrão Re: Mac Duplicado

    Sendo PPPoE, é o MAC do solicitante.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  11. #11

    Padrão Re: Mac Duplicado

    então no caso, seria o ip do nano, pois é ele que faz a discagem... seria isso??


    se for isso como arrumar esse defeito, sendo que cada cliente tem seu próprio nano..

    Obrigado

  12. #12
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Mac Duplicado

    Ops, verdade, IPs diferentes, mas MACs iguais. Ontem fiz também na casa da minha ex para rede privilegiada ou estática, era um saco ter de iniciar o roteador, depois o modem trava e aí precisa reiniciar os dois e para quem tem deficiência visual é um problemão...

  13. #13

    Padrão Re: Mac Duplicado

    desculpe, não ip do nano, mac do nano.. pois o problema está no mac

  14. #14

    Padrão Re: Mac Duplicado

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mac duplicado.PNG
Visualizações:	138
Tamanho: 	4,8 KB
ID:      	67286

    Boa tarde,

    alguém me da uma luz por favor, esse mac está dando problema na minha rede toda... tem cliente caindo por causa dele, não consigo localizar minha antenas no neighbor.. de onde está vindo esse mac ??

  15. #15

    Padrão Re: Mac Duplicado

    Tenho apenas uma repetidora, sai o link da minha casa por rádio e vai até a repetidora... chegando la tenho dois rádios para transmitir o sinal... eu uso o mk auth para gerenciar os clientes, no caso tenho dois clientes caindo por esse problema de mac, eu posso excluir o cadastro desses clientes do mk auth ai quando eu cadastro de novo o mk auth sugere esse mac...

    eu ainda não descobri de onde esta vindo esse mac..

  16. #16

    Padrão Re: Mac Duplicado

    boa noite, esses dois clientes que estão me dando problema, eles estavam conetados no mesmo ponte de acesso, mas ai coloquei mais um ponto de acesso, ai fico um em cada ponte de acesso...mas o problema continua

  17. #17

    Padrão Re: Mac Duplicado

    Eu vou dar uma sugestão diferente...
    Este mac é de um Ubiquiti.

    Bridge no cliente é para complicar toda a rede. O cliente deve discar direto com a CPE que está lá em cima no telhado. Assim você já estará separando a rede do cliente da sua.

    Você precisa fazer um diagnóstico da situação. Você pergunta: de onde vem este mac?
    Você é a pessoa indicada para dar a resposta. Este mac não surge do nada.

    Então vai no cliente que precisa ficar fora e vê qual o mac do rádio que está lá. Confere se é este mac. Não é? Então vai no outro que está funcionando certo quando o primeiro está desconectado e vê se é o mac.
    Ou algum outro cliente tem rádio com este mac? Está por descuido alguém com "clonagem de mac" ativado?

    Não é? Então troca o rádio no cliente que precisa ficar fora para que tudo funcione. Se resolver é o rádio.... se não resolver vai no outro e troca.


    Confere o mac de todos os rádios que estão como AP também...

  18. #18

    Padrão Re: Mac Duplicado

    Se o administrador dessa rede não a conhece e não sabe resolver, nós não temos bola de cristal pra isso. :-)


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  19. #19

    Padrão Re: Mac Duplicado

    Citação Postado originalmente por adrianoal00 Ver Post
    acredito que nao e um unico cliente que usa essa antena .. ele deve esta usando 2 ou mais clientes nessa msm antena .. e acontece isso msm ..o msm mac com ip diferentes fazendo acesso .. comprei uns nanos M5 e faziam isso eu fiquei louco aqui sem saber .. mais aii passei o cabo e jogue essas porcaria no lixo ''vendi'' kk .. muito depois saiu uma atualizacao que permitia colocar em modo bridge wds que deixa enxergar atras da antena .. ja era tarde pois ja tinha passado cabo entao vendi assim msm ..
    Tem razão. Pode ser isso.

    Só que eu não gosto de bridge no cliente. Já imaginou uma rede com muitos clientes e todos em bridge. A quantidade de broadcasting que gera na rede? Eu gosto do cliente roteado pois assim já limita um pouco.

  20. #20
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Mac Duplicado

    Ele pega esse mac do rádio que tá conectando o pppoe

    Enviado via SM-J320M usando UnderLinux App