+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Metro

    Bom dia Amigos!
    Gostaria de saber se tem alguém aqui do fórum usando rede metro da Computech? Qual avaliação vcs fazem desta tecnologia? É vantagem começar uma rede com essa tecnologia? Quanto a manutenção como está se portando?

  2. #2

    Padrão Re: Rede Metro

    Também gostaria de ouvir relatos de campo. Apesar de ja ter dado uma boa estudada na tecnologia pela Internet, queria ver relatos reais do dia a dia. Alguém aí já ta a par da solução de chaveamento optico que o Luciano lançou? Agora não tem mais problema de energia, as caixas passam a ser passivas, se todos clientes desligarem, o chaveador optico faz a fibra passar direto para a outra caixa. Dessa forma vc pode fechar toda rede na topologia ponto a ponto, ate o final, passando pelas ruas sem precisar retornar pra fechar um anel.

  3. #3

    Padrão Re: Rede Metro

    Acompanhando

  4. #4

    Padrão Re: Rede Metro

    Olha, nunca usei mas tenho um cliente que está começando a instalar.

    Acho que não tem muito o que discutir na tecnologia, enlace padrão usando sfp e POE reverso. Nenhum bixo de 7 cabeças.

    Para os que usam rádio, mesma coisa que fazer um ptp e colocar um switch na ponta.

    Quanto à vantagem, tem de analisar o cenário. Comparando entre os meios confinados, me parece vantajoso em locais com grande densidade de clientes. Veja que abrindo o PAC, vc tem uns 80 metros de alcance (cabo) para cada lado. Tem de fazer a conta comparando com o que se gasta com OLT + ONUs.

    "Eu" abriria um PAC desses em áreas que eu tivesse perspectiva de encher portas rápido senão, partiria para conexões que me permitissem uma cobertura maior por PAC, fugindo do UTP.

    En situações de baixa densidade de cliente ainda acho um equipamento caro. Uma caixa sai quase 700 reais e cada roteador com POE Out na faixa de 100 reais. considerando uns 5 clientes no quarteirão, só de pac e roteador sai uns 1200 reais. 5 ONUs com wifi deve sair uns 1000 hoje em dia.

    Claro que tudo isso é simplista mas o que eu quero ressaltar é que não existe bala de prata quando se fala em última milha. O que vale mesmo é custo. Qualidade, usando corretamente, todas tecnologias tem.

  5. #5

    Padrão Re: Rede Metro

    Boa tarde Amigos!
    Uma coisa que me preocupa é a questão da descarga atmosférica.

  6. #6

    Padrão Re: Rede Metro

    Não entendo bem em que sentido falou, mas acho que não é bem mesma coisa que fazer um PTP via radio e botar switch na ponta. Qual radio passa 1.25Gbps? Como usar radios pra fechar varias ruas sendo que com uma fibra vc pode ir fazendo um zigue-zague pelas ruas pra atender varias ruas com mesma FO... Não sei se vc falou nesse sentindo, se não foi me desculpe.

    Eu penso o seguinte, se vc tem link pra entregar mais de 5 mega pro cliente, o jeito é cabear e essa é uma solução viável. Rádio não tem garantia de banda nenhuma, neguim entra na mesma faixa de canal q vc usa e la se vai a banda q vc tinha disponivel, os caras metem 40, 80Mhz de canal sem necessidade, potencia alta demais... O espectro tá ferrado em muitos locais. Aqui mesmo toda faixa 5Ghz tá usada e tão extrapolando pra baixo e acima de 5Ghz ilegalmente pra conseguirem manter PTP no radio. Conseguir passar mais de 100 mega num PTP 5Ghz aqui é complicado! Então, pro carinha que precisa entregar 10 mega pro cliente final ou mais, vai correr pra onde? Podem liberar 1000MHz de espectro eletromagnetico pra uso publico que em poucos anos ferram com tudo. 5Ghz ha 5 anos atras ainda era usavel e aos poucos ta ficando podre.


    EDIT: Ah, o luciano tem um video mostrando 200 metros de cabo ethernet comum, cat-5, passando 100 mega! Com cabo bom da pra puxar tranquilo 150 metros pra um lado, 150 metros pro outro, atendendo 300 metros de distancia da caixa, somando os dois lados.

    Citação Postado originalmente por Rafa100 Ver Post
    Boa tarde Amigos!
    Uma coisa que me preocupa é a questão da descarga atmosférica.
    A ligação de cada caixa é na fibra e isso por si só ja reduz bastante as chances de queimas. Depois tem o fato de que essa solução da Computech tem um modulo LAN separado, se queimar, troca so o modulo que custa 80 pila.

  7. #7

    Padrão Re: Rede Metro

    @raumaster,

    Só para deixar claro. Acho excelente a proposta do XWave Metro (acho muito parecida com DSLAM mas mais pulverizado, por isso as fontes de energia distribuídas).

    O que eu quis dizer é só com relação ao entendimento de operação dele. É igual a PTP + Switch. Ou seja, independente da camada 1, na 2 eles se equivalem. Claro, toda questão de banda, estabilidade, etc, etc..

    Como disse, acredito piamente na qualidade de tráfego da solução mas o Q da questão é o mapa de custos para cada cenário.

    Hoje não me preocupo tanto com banda, talvez por nunca ter sofrido com rádio PTmP. Minha lupa está sempre no custo de expansão de rede e clientes e nesse caso que repito, não há bala de prata. Cada cenário é um caso. Tem de avaliar.

  8. #8

    Padrão Re: Rede Metro

    Sim, concordo que tem que avaliar cada cenário antes de gastar uma boa quantia de dinheiro e se ver dando tiro no pé. O que não vejo é um futuro promissor a curto prazo, pra entregar mais do que 10 Mega via rádio em PTMP. Única solução que vejo atualmente é Cambium e ainda assim não acredito por conta do espectro eletromagnético e nao da pra investir em micro setores Cambium pra entregar muita banda em PTMP , melhor investir em fibra mesmo. Cambium só se for pra atender uma area grande e isso por si só já não tem qualidade devido N fatores. Eu queria mesmo que existisse uma faixa de espectro fechada pros provedores sérios e pequenos trabalharem tranquilos, mas isso quando existe, custa caríssimo! Trabalhar com rádio com frequencia licenciada é outra coisa, vc sabe o que tem pra vender e pode reusar em varios locais diferentes. 5Ghz vc hj tem disponivel um tanto, amanhã não tem mais, totalmente sem garantia.

  9. #9

    Padrão

    Emtao..
    Isso de UTP tem esse risco de queimar tudo em cascata, alimentação DC 160V é o pior de todos
    Mas estamos implantando uma solução identica a essa Metro
    Chega fibra no bairro e vai fibra nos pontos de atendimento, assim se houver problema de surto eletrico fica contido nesse ponto.
    A alimentação POE é com as proprias fontes de radio 24V