+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bullet M como repetidora com antena omnidirecional?

    Bons dias! Preciso levar internet para uso pessoal em área rural de um ponto com conexao para outro ponto a 2 km de distancia, sem visada e com diferenca de 30 metros de elevacao (matriz se encontra em um vale, filial ao fundo de uma planicie, longe da borda).

    matriz (440m elev 300m -4,6 graus inclinacao)
    repetidora (465m elev)
    filial (470m elev 1,65m +0,17 grau inclinacao)

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mapa.png
Visualizações:	129
Tamanho: 	14,9 KB
ID:      	67299

    A abertura de angulo na repetidora seria de 120 graus.

    Posso instalar fazer uma repetidora em local com visada para ambos os pontos a 300 metros da matriz e 1,65 km da filial.

    Qual seria a solucao mais economica para um trafego que não ultrapassa 20Mbps? Eu pensei em colocar 3 BulletM 600mW: na filial uma antena grelha 24 dBi, na repetidora e na matriz usar omnidirecionais de 17 dBi.

    Favor criticar, sugerir, recomendar modelos de rádios e antenas. Muito obrigado a todos e todas!

  2. #2

    Padrão Re: Bullet M como repetidora com antena omnidirecional?

    Bom dia.

    Para você, utilizar rádios setoriais prejudicará seu orçamento?

    Ou, este projeto, não tem a intensão de ser expandido?

    Enviado via XT1635-02 usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Bullet M como repetidora com antena omnidirecional?

    Se for comprar novo hoje, essa velharia do Bullet M + antena de grade sai bem mais caro que comprar um CPE 5GHz completa.

    Se está pensando em usar 2,4GHz ("Grelha 24dBi" geralmente significa antena de grade 2,4GHz), esquece throughput! 2,4GHz exige zona de Fresnel MUITO maior que 5GHz, então num mesmo PTP com altura insuficiente, mesmo tendo espectro totalmente limpo (Coisa que em zona urbana nunca existe em 2,4GHz) você vai ter um throughput muito menor! A zona de Fresnel em 2,4GHz em 2km é de 8m, enquanto a de 5,8GHz é de metade disso. Isso é só 2m de altura a mais que a antena 2,4GHz precisa, mas uma antena 2,4GHz 24dBi é tão maior (Quanto mais baixa a frequência, maior a antena) que acho que pesa o dobro de uma CPE 5,8GHz de mesmo ganho. Peso que influencia na altura e estaiamento do mastro onde a CPE ou antena fica.

    Funcionar um Bullet M velho funciona como repetidor, mas PTP 2,4GHz com altura insuficiente passar metade do throughput que um mini-PTP com CPE 5GHz barata passa (Digo isso porque usei muito Wom5000, CPE510, NS Loco M5, Airgrid, ligando partes de empresa, sempre foi mais interessante ter 10-12Mbps estáveis e confiáveis do que ter 25Mbps em uns horários, e cair pra 2 ou 3Mbps com chuva, bem na hora que alguém precisa (Ou pior, ficar caindo todo dia de tardezinha, quando é hora do backup via rede, backup que um dia leva 5 minutos e no outro leva 2h, porque o uso do espectro 2,4GHz varia bastante em ambiente urbano).

  4. #4

    Padrão Re: Bullet M como repetidora com antena omnidirecional?

    Frusciante: não há intenção de ser expandido, é um simples link para disponibilizar acesso à Internet para uns poucos usuários, no mesmo local físico.

    Rubem: Obrigado por atentar à zona de fresnel: A antena da repetidora tem visada para a filial a partir de 4 metros de altura, entre ambas existe um vale, sem massas reflexivas (trata-se de zona rural, sem outras interefrencias eletromageticas). A anetna da filial poderia ficar no telhado da casa onde fica a filial. O que vc recomendaria como uma solução de baixo custo que maximizasse a qualidade da conexão em 5.8?

  5. #5

    Padrão Re: Bullet M como repetidora com antena omnidirecional?

    Como você não tem a intenção de distribuir sinal em redor da instalação mas só levar o sinal até 2km na filial, o ideal seria não utilizar omni. Esta espalha 360º. Faz com uma antena própria para ponto a ponto.
    Você já tem os BulletM? Caso tenha aproveita, senão compra algo mais moderno. Por exemplo, você pode colocar SXT na matriz e apontar para sua repetidora. Depois faz o mesmo da repetidora para a filial.

    Ou então escolhe uma da Ubiquiti com ângulo fechado como AirGridM.

    Com ponto a ponto o rendimento será outro.

  6. #6

    Padrão Re: Bullet M como repetidora com antena omnidirecional?

    Eu tbm precisei levar meu link de internet até minha casa. Mas no meio do caminho tem barreiras, prédios, arvores. Então eu usei um prédio no meio do caminho aqui e fiz uma repetidora com sxt.
    Pra min ficou assim; ponto A- (SXT) ----> recebe no prédio com sxt, e mais uma sxt enviando pra minha casa, e aqui na minha casa recebe com sxt.

  7. #7

    Padrão Re: Bullet M como repetidora com antena omnidirecional?

    1929 - obrigado. como o angulo é de 120 graus na repetidora, teria de ter 2 sxt nela? alguma placa / hardware adicional?

    muttley: como fez a conexao na repetidora? quais sxt usou?

  8. #8

    Padrão Re: Bullet M como repetidora com antena omnidirecional?

    Citação Postado originalmente por Tonygil Ver Post
    1929 - obrigado. como o angulo é de 120 graus na repetidora, teria de ter 2 sxt nela? alguma placa / hardware adicional?

    muttley: como fez a conexao na repetidora? quais sxt usou?
    O ideal seria uma receber lá na repetidora e outra enviar para a filial. A SXT não tem angulo tão aberto para isso. E mesmo que tivesse não iria dar o melhor resultado.

    Pode colocar um SW entre elas ou então ligar diretamente por cabo .

  9. #9

    Padrão Re: Bullet M como repetidora com antena omnidirecional?

    Citação Postado originalmente por Tonygil Ver Post
    1929 - obrigado. como o angulo é de 120 graus na repetidora, teria de ter 2 sxt nela? alguma placa / hardware adicional?

    muttley: como fez a conexao na repetidora? quais sxt usou?
    Meu link de internet esta na casa de um amigo meu.
    Modem em bridge, RB750, e sai para uma sxt lite 5. E la do outro lado em cima do prédio recebe com outra sxt, vai para um swith, porque no prédio peguei alguns clientes....kkkkk e depois outra sxt nesse swith envia pra minha casa, e aqui recebe com outra.
    Clientes do prédio controlo na rb750.
    E aqui em casa, no provedor, outra rb750, mas é a hex lite. Com mais de 50 clientes!