+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas em relação a qualidade dos produtos

    Bom dia amigos, estou aqui pra tentar esclarecer algumas duvidas minhas, eu não tive oportunidade de testar alguns produtos da Ubiquiti, preciso fazer um levantamento para empresa que trabalho de uma antena que tenha um ótimo alcance para conectar dispositivos moveis Celulares/notebooks/etc, andei lendo bastante sobre isso resolvi aconselhar a Rocket M2 mais a antena Amo-2G10, ou uma rede com varias UAP-AC-PRO que poderiam ser colocadas tanto indoor quanto outdoor, mas gostaria de confirmar com vocês, o que vocês acham ?

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas em relação a qualidade dos produtos

    Citação Postado originalmente por z22092 Ver Post
    Bom dia amigos, estou aqui pra tentar esclarecer algumas duvidas minhas, eu não tive oportunidade de testar alguns produtos da Ubiquiti, preciso fazer um levantamento para empresa que trabalho de uma antena que tenha um ótimo alcance para conectar dispositivos moveis Celulares/notebooks/etc, andei lendo bastante sobre isso resolvi aconselhar a Rocket M2 mais a antena Amo-2G10, ou uma rede com varias UAP-AC-PRO que poderiam ser colocadas tanto indoor quanto outdoor, mas gostaria de confirmar com vocês, o que vocês acham ?
    O projeto começou pelo lado errado.
    Existem alguns fatores aí. O primeiro é que não adianta você colocar equipamentos ultra top e de alcance de muitos Km quando o elo mais fraco está nos.equipamentos móveis. Como celulares, tablets, notebooks são equipamentos cujos rádios e antenas são de baixa potência e baixo ganho (30~50mW e 0~1dBi) eles podem até captar o sinal, mas não vão ter capacidade de transmitir de volta em longas ditâncias. Isso sem levar em consideração os possíveis obstáculos que possam ter. O que ocorre geralmente é que é feito um projeto unidirecional, quando o Wifi na verdade é bidirecional. Não adianta nada chegar no celular um sinal megaultratop de -30dBm e o celular devolver pro rádio um sinal lixo de -100dBm. O rádio vai modular um MCS0 (devido ao sinal ruim recebido)... Isso se modular e isso se conectar. (Na maioria das vezes não conecta e ficam se perguntando o porque? "Se o sinal ta forte?"... O motivo é de imaginar o projeto em uma única direção e esquecer o retorno).
    Sistemas que se baseiam em repetição de sinal tendem a ser piores, quando não se tornam um pesadelo.

    O mais comum é se executar projetos com microcélulas estrategicamente posicionadas. Como é feito em hotéis, pousadas, hospitais, feiras, shoppings etc... Com uma autenticação centralizada, estrutura de transmissão central no modelo PTP em bridge (via radio, cabeamento UTP, etc) e APs 2.4Ghz estratégicos (um equipamento apropriado pra isso é o UniFi UBNT).

    Tenha em mente que uma rede desse tipo o valor do projeto é muito superior a "varias UAP AC PRO", tendo em vista que esse equipamento é só a ponta da adaga.

    Eu esqueceria Rocket M2. Na minha opinião ele não é destinado a esse tipo de projeto.