+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Controle de banda em Cliente Dedicado.

    Estou ampliando a rede para um bairro industrial sendo assim gostaria de vender planos dedicados com garantia de 100% de banda, alguém poderia me da uma luz pois setando o perfil se caso meu link alcance o limite a RB vai dividir para todos os clientes certo ? queria saber se é possível priorizar alguns usuários ppoe para ficarem com 100% da banda setada.

  2. #2

    Padrão Re: Controle de banda em Cliente Dedicado.

    Vai precisar ajustar seu servidor radius. Leia isso:
    http://blog.zimaradius.com/configuring-mikrotik

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Controle de banda em Cliente Dedicado.

    é possível sim

  4. #4

    Padrão Re: Controle de banda em Cliente Dedicado.

    É todo mundo sabe que é possível, mas os caras aqui esperam pelo menos ajuda, esses comentários 'cheios de informação' são úteis igual a um barco pegando fogo no meio do oceano Atlântico...

    Todavia, esqueci de falar algo que acho útil, essa merda de Burst veio atrapalhar o desenvolvimento dos provedores, não como foi concebida, mas sim, como é usada, se todo mundo entregasse o que vendeu nem estaríamos aqui discutindo. Para garantir 100% para seu cliente basta entregar no campo de limite a velocidade comprada, e se quiser agradar seu cliente, aumenta o limite máximo para acima do limite comprado.

    Porém, estou pensando em outra coisa, vou só comentar, porque se for realmente isso, por favor... Geralmente quem bem pedindo esse tipo de ajuda está querendo economizar link, minha dica é, provedor sempre ter que ter link sobrando, e como mensurar o quanto seus clientes consomem? É fácil, põe uns gráficos rodar aí! Pode não ser seu caso, mas...

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App

  5. #5

    Padrão Re: Controle de banda em Cliente Dedicado.

    Sendo o link dedicado e 100%, imagino que esteja configurando /30 ou /29 direto na RB, certo?

    Então as queues também devem estar lá.

    Sendo assim, os entendidos aí me corrijam se estiver errado, mas não seria só deixá-lo com prioridade mais alta que o resto na própria queue? Claro, tendo certeza que os dedicados não estourem o link, até porque se estourarem, significa que não dá para garantir 100% da banda.

  6. #6

    Padrão Re: Controle de banda em Cliente Dedicado.

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Sendo o link dedicado e 100%, imagino que esteja configurando /30 ou /29 direto na RB, certo?

    Então as queues também devem estar lá.

    Sendo assim, os entendidos aí me corrijam se estiver errado, mas não seria só deixá-lo com prioridade mais alta que o resto na própria queue? Claro, tendo certeza que os dedicados não estourem o link, até porque se estourarem, significa que não dá para garantir 100% da banda.
    Sim e não! Haha

    Eu tenho alguns casos rodando assim, e esse negócio de prioridade só funciona mesmo se você tiver uma classe principal (main class) com a velocidade máxima daquele POP por exemplo. E ter classes "filhas" dessa classe principal, aí sim funciona muito bem, nunca tive sucesso "apenas" mudando o priority de cada queue. Acredito que precisa ser assim por caso o packet flow do Mikrotik.

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Controle de banda em Cliente Dedicado.

    Não por causa do Packet Flow do MK, mas sim do modelo de QoS.


    Enviado do meu iPhone usando UnderLinux

  8. #8

    Padrão Re: Controle de banda em Cliente Dedicado.

    Entendi. A prioridade da fila vale dentro de um grupo.

    Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App