+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Provedor Internet Fibra e Rádio.

    Gostaria de saber qual os melhores equipamentos para a estrutura interna da empresa como servidor e demais itens. Na verdade estou montando um provedor já com investidor R $.
    e precisava de uma ajuda.
    Vamos abranger fibra e rádio.
    Fico grato pelas informações e se for para desmotivar não perca tempo pois tempo é dinheiro e aqui é um lugar sério.

    Enviado via SM-J710MN usando UnderLinux App

  2. #2

    Padrão Re: Provedor Internet Fibra e Rádio.

    chama pelo skype
    [email protected]

  3. #3

    Padrão Re: Provedor Internet Fibra e Rádio.

    Prezado, seja bemvindo ao setor.
    Não é o caso de criticar não, mas sua pergunta está muito generalizada. O tema é tão amplo que você precisa ir por etapas.
    Por exemplo:
    cabo? vai querer tudo fibra até o cliente ou vai querer cabeamento misto? Quais as vantagens de cada um? quais os problemas esperados em cada sistema?
    Qual o tempo de implantação da rede levando em conta que é preciso primeiro ter SCM e depois encaminhar projeto a concessionária de energia para o uso de postes e aguardar a aprovação para depois iniciar o projeto na prática?
    Qual a curva de aprendizado do pessoal de suporte para manutenção do sistema?

    Rádio: começar com equipamentos "feijão com arroz", mais baratos como Ubiquiti e Mikrotik ou com equipamentos mais "requintados" onde há pouca informação sobre reais sucessos e insucessos? Me refiro a equipamentos Cambium e Ruckus por exemplo que são com protocolos proprietários. Alguns poucos relatos de sucesso e outros de insucessos. Porque isso? será que alguém esconde o jogo? Eu não acredito em empresas de renome mundial e lideres de mercado em outros países jogarem no mercado brasileiro produtos "imprestáveis" só porque é Brasil. Alguma coisa não bate bem nestes relatos... seja por falta de preparo do usuário ou por falta de suporte adequado dos representantes brasileiros..

    Qual a sua experiencia com informática e redes? As vezes a pessoa conhece e vai atrás de investidor para apoiar o projeto. Mas leve em conta que investidor é frio, calculista. E não está errado... ele quer ver retorno rápido. Já quem está na parte técnica é porque gosta e muitas vezes se apaixona. Daí o investidor começa a não entender porque o projeto inicial acaba ficando mais caro do que o previsto e atritos podem surgir. O ideal é investidor comprometido com a atividade.

    Mas seja qual for, esteja preparado para acompanhar as novas tecnologias que surgem. Hoje a fibra é o "boom". Mas fabricantes de equipamentos wireless não ficam para trás.

    Ah! tem ainda o cenário comercial da sua cidade. Como está sendo atendido o setor pelos que já estão? Acho que já sei o que você vai dizer: o serviço é muito ruim...
    Daí eu pergunto é ruim porque este pessoal não conhece ou porque não há como canalizar recursos de investimentos pesados para uma troca de sistema mais moderno? Será que começaram com o "feijão com arroz" e não está sobrando para novos investimentos? O setor não é aquela maravilha comercial como se imagina. Há muito que investir e muito que se dedicar. Como qualquer outro setor uns vão e outros ficam.

    Me desculpe tomar seu tempo na leitura do texto. Espero que seja de ajuda para iniciar seu projeto, seja ele qual for. Só não espere que alguém lhe passe uma fórmula mágica de qual equipamento usar. O que uns gostam outros não gostam.

    Veja só, em poucas linhas (poucas se levar em conta a vastidão do tema) eu quis levantar alguns dos detalhes a serem analisados, já que você está partindo do zero e com recursos pelo que deu a entender. Então perder tempo com pesquisa sobre o assunto sempre será um investimento recuperável a médio e longo prazo.
    Não é uma crítica mas um conselho. Tem muito material aqui no forum sobre cada situação destas que enumerei. Prós e contra é o que não falta.
    Se você pesquisar e mostrar interesse em cada um deles você daí vai perguntando sobre as dúvidas específicas que tem muita gente disposta a compartilhar informação.

    Eu quando comecei, na época não havia muita opção, Ubiquiti chegou um pouco depois e causou sensação com os primeiros rádios. Mikrotik era só com RB e cartão separado. Só nestes dois já existe uma variedade enorme de opções. E ainda assim eu "paguei" para alguém me ajudar numa solução "imbatível". Algum tempo depois eu já estava entendendo um pouquinho mais sobre o assunto e daí comecei a tomar minhas próprias decisões. E mudei tudo aquilo que me foi apresentado como a melhor solução.

    Seja bemvindo, e sucesso.

  4. #4

    Padrão Re: Provedor Internet Fibra e Rádio.

    Cara posso ajudar, me manda um email com WhatsApp, mas não passe uma projeção exagerada para este investidor pois essa área é muito complicado não só tecnicamente mas burocrático e competitivo então, boa sorte e seja bem vindo!

    Obs: meu email [email protected]

  5. #5

    Padrão Re: Provedor Internet Fibra e Rádio.

    Só posso te falar uma coisa, provedor não é maquina de fazer dinheiro e dependendo dos juros que você pagar podem complicar sua vida. Pra começar penso que 100mil seria um valor razoável ( mas não é ), agora imagina você pagando juros de 5% ao mês por exemplo?
    Desistir nunca é uma opção, mas fazer as coisa do jeito certo sim então pesquise estude e pense muito bem antes de tomar qualquer decisão.
    Dependendo do seu nível de conhecimento seria bom voce fazer alguns cursos mesmo que rápidos na area de mikrotik pra gerenciamento, ubiquti ou outra marca que for usar pra questão wireless e se for mexer com fibra tambem. Uma dica seria se voce não entende muito do negócio seria vc contratar alguem profissional na area e ir aprendendo junto.
    Agora jamais pense que o investimento vem no primeiro ou segundo ano e nem pense que só por que fez um cursinho e meia dúzia de configuraçao vc é o cara, to a 12 anos na área dezenas de cursos e tem coisas que me surpreendem a cada dia, até por que a internet evoluiu muito e vai continuar evoluindo.
    Sobre equipamentos wireless, ubnt e mikrotik é uma boa opção de baixo custo e fácil gerenciamento, já a Cambium é muito boa mas mais cara e na minha opinião falta ferramentas para gerenciamento, só que todos trabalham na mesma frequencia e o sucesso ou não dependem bastante da quantidade de interferência.
    Instalação correta conta muito, cliente com sinal obstruido é problema principalmente com Ubnt e Mikrotik e um cliente que voce instala hoje com sinal perfeito daqui a 2 anos pode ser problema por crescimento de arvores ou construções.
    Agora se eu fosse começar hoje na linha wireless começaria com a linha AC da ubnt pelo custo e ferramentas de gerenciamento disponíveis principalmente no que se diz a interferência tanto no cliente ou no setor ( agora nem pense em vender planos maiores de 4 ou 5 megas na wireless e nem pense que um equipamento que diz ser tipo 450mb realmente vai te dar esse retorno )

  6. #6

    Padrão Re: Provedor Internet Fibra e Rádio.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Prezado, seja bemvindo ao setor.
    Não é o caso de criticar não, mas sua pergunta está muito generalizada. O tema é tão amplo que você precisa ir por etapas.
    Por exemplo:
    cabo? vai querer tudo fibra até o cliente ou vai querer cabeamento misto? Quais as vantagens de cada um? quais os problemas esperados em cada sistema?
    Qual o tempo de implantação da rede levando em conta que é preciso primeiro ter SCM e depois encaminhar projeto a concessionária de energia para o uso de postes e aguardar a aprovação para depois iniciar o projeto na prática?
    Qual a curva de aprendizado do pessoal de suporte para manutenção do sistema?

    Rádio: começar com equipamentos "feijão com arroz", mais baratos como Ubiquiti e Mikrotik ou com equipamentos mais "requintados" onde há pouca informação sobre reais sucessos e insucessos? Me refiro a equipamentos Cambium e Ruckus por exemplo que são com protocolos proprietários. Alguns poucos relatos de sucesso e outros de insucessos. Porque isso? será que alguém esconde o jogo? Eu não acredito em empresas de renome mundial e lideres de mercado em outros países jogarem no mercado brasileiro produtos "imprestáveis" só porque é Brasil. Alguma coisa não bate bem nestes relatos... seja por falta de preparo do usuário ou por falta de suporte adequado dos representantes brasileiros..

    Qual a sua experiencia com informática e redes? As vezes a pessoa conhece e vai atrás de investidor para apoiar o projeto. Mas leve em conta que investidor é frio, calculista. E não está errado... ele quer ver retorno rápido. Já quem está na parte técnica é porque gosta e muitas vezes se apaixona. Daí o investidor começa a não entender porque o projeto inicial acaba ficando mais caro do que o previsto e atritos podem surgir. O ideal é investidor comprometido com a atividade.

    Mas seja qual for, esteja preparado para acompanhar as novas tecnologias que surgem. Hoje a fibra é o "boom". Mas fabricantes de equipamentos wireless não ficam para trás.

    Ah! tem ainda o cenário comercial da sua cidade. Como está sendo atendido o setor pelos que já estão? Acho que já sei o que você vai dizer: o serviço é muito ruim...
    Daí eu pergunto é ruim porque este pessoal não conhece ou porque não há como canalizar recursos de investimentos pesados para uma troca de sistema mais moderno? Será que começaram com o "feijão com arroz" e não está sobrando para novos investimentos? O setor não é aquela maravilha comercial como se imagina. Há muito que investir e muito que se dedicar. Como qualquer outro setor uns vão e outros ficam.

    Me desculpe tomar seu tempo na leitura do texto. Espero que seja de ajuda para iniciar seu projeto, seja ele qual for. Só não espere que alguém lhe passe uma fórmula mágica de qual equipamento usar. O que uns gostam outros não gostam.

    Veja só, em poucas linhas (poucas se levar em conta a vastidão do tema) eu quis levantar alguns dos detalhes a serem analisados, já que você está partindo do zero e com recursos pelo que deu a entender. Então perder tempo com pesquisa sobre o assunto sempre será um investimento recuperável a médio e longo prazo.
    Não é uma crítica mas um conselho. Tem muito material aqui no forum sobre cada situação destas que enumerei. Prós e contra é o que não falta.
    Se você pesquisar e mostrar interesse em cada um deles você daí vai perguntando sobre as dúvidas específicas que tem muita gente disposta a compartilhar informação.

    Eu quando comecei, na época não havia muita opção, Ubiquiti chegou um pouco depois e causou sensação com os primeiros rádios. Mikrotik era só com RB e cartão separado. Só nestes dois já existe uma variedade enorme de opções. E ainda assim eu "paguei" para alguém me ajudar numa solução "imbatível". Algum tempo depois eu já estava entendendo um pouquinho mais sobre o assunto e daí comecei a tomar minhas próprias decisões. E mudei tudo aquilo que me foi apresentado como a melhor solução.

    Seja bemvindo, e sucesso.
    Perfeito não a o que rebater amigo. Estou estudando caso a caso e fazendo todo levantamento necessário.
    Já to na Praça a 20 anos . Novas perguntas mas direto no foco.

    Enviado via SM-J710MN usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Provedor Internet Fibra e Rádio.

    Citação Postado originalmente por armageddrs Ver Post
    Perfeito não a o que rebater amigo. Estou estudando caso a caso e fazendo todo levantamento necessário.
    Já to na Praça a 20 anos . Novas perguntas mas direto no foco.

    Enviado via SM-J710MN usando UnderLinux App
    Sem perguntas. Você tem mais tempo de praça do que eu no ramo. Eu estou só desde 2008.

    Sucesso.

  8. #8

    Padrão Re: Provedor Internet Fibra e Rádio.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sem perguntas. Você tem mais tempo de praça do que eu no ramo. Eu estou só desde 2008.

    Sucesso.
    Reformulando a resposta quis te agradecer li cada letra e estou realizando certificações na área a 3 anos e me atualizando espero aprender mais com você aqui
    Grato pela resposta pois foi muito importante e animadora para mim.

    Enviado via SM-J710MN usando UnderLinux App

  9. #9

    Padrão Re: Provedor Internet Fibra e Rádio.

    Citação Postado originalmente por connectmogi Ver Post
    chama pelo skype
    [email protected]
    Tem Whats 51 997449760

    Enviado via SM-J710MN usando UnderLinux App

  10. #10

    Padrão Re: Provedor Internet Fibra e Rádio.

    Citação Postado originalmente por armageddrs Ver Post
    Reformulando a resposta quis te agradecer li cada letra e estou realizando certificações na área a 3 anos e me atualizando espero aprender mais com você aqui
    Grato pela resposta pois foi muito importante e animadora para mim.

    Enviado via SM-J710MN usando UnderLinux App
    Sem problemas... é isso mesmo. Cada dia aprendendo pois o setor está muito concorrido e pior ainda muito prostituído. Até as grandes operadoras entraram na prostituição.
    Por exemplo, um anúncio da NET fala em 35Mega por 30 reais, no NET Combo.

    Assim que começar bem é essencial hoje. No passado a gente começava até que aventurando. Hoje não dá.
    Eu estou ainda aprendendo com o pessoal aqui do Under. Tem muita gente que vai poder te ajudar. Vai levantando suas dúvidas, porque a pesquisa vai criar cada vez mais dúvidas na sua mente... e o pessoal vai ajudando.
    Um abraço.