+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montar uma rede ftth padrão

    Olá amigos.
    Hoje minha rede é composta por rádio,utp e fibra(ftth).
    Rádio e utp estou deixando de lado,montei uma rede ftth piloto e funciona muito bem.Porém esta rede montada com cabo drop somente para testes.De início o gasto é muito,então preferi conhecer primeiro.
    Então continuei instalando alguns clientes no rádio e expandi minha rede utp.Mas minha dor de cabeça expandiu 10 vezes com a rede utp.Chegou ao ponto de que se for trabalhar com rádio e utp prefiro parar de trabalhar com provedor.
    Então estou disposto a fazer um investimento para tentar melhorar minha rede e parar um pouco com meus problemas.
    Então gostaria que algum amigo pudesse indicar algum software que pudesse implementar o projeto,exemplos de projetos,valores de fibra de 24,36,72 ou até 144 vias,olts,onus e etc.
    Quem puder ajudar fico grato.
    Abs a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Montar uma rede ftth padrão

    Boas, de começo recomendo OLT EPON 2U 2P, fibra recomendo AS ou drop de 12v de começo e para sangria cabos flat(mesmo valor que o M do cabo de rede), n sei se vc vai alugar ou comprar uma maquina de fusão, vai precisar, ONU EPON você consegue achar bem barato, se possível pega com APC(verde) pq os conectores APC tendem a ser mais comuns e consequentemente mais baratos, você pode usar o que chamamos de PacPon, é a ONU em modo bridge e o roteador fazer a autenticação pppoe, mas é muito mais aconselhável FTTH mesmo, até mesmo para entregar bandas maiores, você vai precisar do software EMS para fazer esse controle das OLTs e ONUs EPON, eu tenho uma planilha mais avançada para cálculos de perda na fibra ótica que um membro aqui do fórum mesmo me enviou se quiser só pedir.
    Espero ter ajudado, em geral é bem complexo mais acaba entrando no DNA, se quiser mais alguma ajuda só perguntar, se eu souber a resposta ajudo kk

  3. #3

    Padrão Re: Montar uma rede ftth padrão

    VLw AMIGO.
    Tenho certa noção do que fazer.Como disse tenho uma rede já montada com cabo drop em funcionamento.Tem uns 50 clientes.
    Mas minha ideia é expandir,por tanto não dá para fazer nas coxas,afinal vou gastar uma prata.
    Gostaria de saber por exemplo valores de fibra 24,36,72 vias e etc.
    Valor por lançamento e etc.

  4. #4

    Padrão

    Olá amigo,
    o ideal é contratar uma consultoria para que seu projeto comece da maneira correta e você não desperdice seu dinheiro. Contudo posso adiantar que para a implantação de uma rede FTTH a palavra DEPENDE impera, pois depende da quantidade da densidade demográfica da região, a taxa de penetração que deseja utilizar, de como é a divisão dos lotes, do quanto tem para investir etc...
    Caso queira saber um pouco mais me coloco a disposição para tirar sanar algumas dúvidas. Sou responsável técnico por uma empresa de telecom e também desenvolvo projetos de compartilhamento de infraestrutura com as concessionárias de energia.
    [email protected]