+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTP Interligando municipios 40km

    Boa tarde,

    Venho mais uma vez pedir ajuda de voces do Under-Linux

    Preciso fechar um PTP de uma cidade para a outra...
    Tenho uma torre em cima de um morro, e uma torre na outra cidade. Fiz o teste pelo AirLink Ubiquite, o Sinal é perfeito 100% Livre.
    Qual antena/equipamento devo usar nesse PTP. Equipamentos baratos

  2. #2

    Padrão Re: PTP Interligando municipios 40km

    Equipamentos baratos pra 40km você considera qual valor? Pode dizer também qual a necessidade de banda?

    Até seus 150M agregado tenho trabalhado com RB912 + Algcom.


    Enviado do meu iPhone usando UnderLinux

  3. #3

    Padrão Re: PTP Interligando municipios 40km

    Citação Postado originalmente por RaphaLSantos Ver Post
    Boa tarde,

    Venho mais uma vez pedir ajuda de voces do Under-Linux

    Preciso fechar um PTP de uma cidade para a outra...
    Tenho uma torre em cima de um morro, e uma torre na outra cidade. Fiz o teste pelo AirLink Ubiquite, o Sinal é perfeito 100% Livre.
    Qual antena/equipamento devo usar nesse PTP. Equipamentos baratos
    Amigo Passo 90Mb com um par de ALGcom de 32Db por 90cm e um par de Rocket AC em 35Km, o alinhamento foi feito e refeito varias vezes, ou seja um ajuste mais que fino, tenho aqui uma visada 100% em solo plano.

    mais como o amigo citou vc tbm pode utilizar as 912 ou 911AC neste seu projeto, agr cabe a vc a escolha e não tenha presa em fazer um alinhamento pois somente com paciência consegui fazer um bom alinhamento.

  4. #4

    Padrão Re: PTP Interligando municipios 40km

    Vish... num PTP de 28km com Algcom 90cm, tinha sinal acho que lá por -60dBm no pior dia, e não deu pra passar mais que esses mesmos 90Mbps half de jeito nenhum (E eu fui o 3° a ir mexer e tentar realinhar ou reconfigurar aquilo).

    Pra mim a questão é ver o cálculo versus o real. O cálculo diz que devia ter -52dBm, se tinha na real -58 a -60dBm (Conforme o dia, porque era época de chuvas) então tinha perda extra de 6 a 8dBm, sinal que a zona de Fresnel de jeito nenhum estava limpa. E com zona de Fresnel suja não tem como fazer milagre com rádio, só aumentar antena ou aumentar frequência.

    Pra 40km o cálculo diz que uma RB912 com Algcom 90cm vai dar PTP com sinal -55dBm. Nessa distância a margem (Relação entre sinal e sensibilidade) tem que ser enorme, de modo que mesmo com -55dBm duvido que consiga CCQ ótimo (96-99%) em MCS13 pra passar esses 90Mbps half em 40MHz. -55dBm em 1km permite usar MCS15 e ter CCQ perfeito, mas lá pelos 10km isso dá pra MCS13 ou 14 apenas. Aumentando a distância, a margem entre sinal e sensibilidade tem que aumentar, então na prática duvido que com -55dBm consiga mais que 70-80Mbps half. Se depois de instalado não tiver na real -55dBm de sinal, quer dizer que tem zona de Fresnel parcial nalgum ponto.

    Sinal ótimo pra PTP distante é coisa tipo -48 ou -49dbm, aí sim consegue usar MCS15 e ter CCQ máximo, com todo o throughput que o rádio dá conta de entregar. Mas em 40km nem com antenas de 34dBi tem como conseguir sinal desse (Só em data rate baixo esses rádios tem potência alta).