+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Divisão de LINK dedicado

    Olá a todos.

    Tenho uma duvida e gostaria da ajuda dos amigos para tentar resolver. Deve ser melzinho na chupeta para a maioria aqui.

    Tenho um LINK de 80Mb da OI, é um /29. Hoje esse link está “inteiro”, porém preciso fraciona-lo. Preciso tirar 20Mb para uma aplicação especifica e os outros 60 Mb continuam servindo ao que já servem atualmente.

    No entanto essa fração de 20 Mb precisa ser entregue ao outro equipamento com um dos endereços validos do range dos /29.



    Alguém pode ajudar?


    Grato!

  2. #2

    Padrão Re: Divisão de LINK dedicado

    Citação Postado originalmente por Vinicius_PG Ver Post
    Olá a todos.

    Tenho uma duvida e gostaria da ajuda dos amigos para tentar resolver. Deve ser melzinho na chupeta para a maioria aqui.

    Tenho um LINK de 80Mb da OI, é um /29. Hoje esse link está “inteiro”, porém preciso fraciona-lo. Preciso tirar 20Mb para uma aplicação especifica e os outros 60 Mb continuam servindo ao que já servem atualmente.

    No entanto essa fração de 20 Mb precisa ser entregue ao outro equipamento com um dos endereços validos do range dos /29.



    Alguém pode ajudar?


    Grato!
    Depende de como você recebe esse /29... É bem provável que a oi te entrega direto na WAN. Se for assim você tem que fazer uma queue "main" com os teus 80mb e criar queues filha, usando como alvo os ips que quer dar mais banda ou menos banda.

    Para fazer com que um serviço dentro da tua rede use um desses ips públicos, um simples DNAT já serve...

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Divisão de LINK dedicado

    Exatamente.. A operadora entrega o link através de equipamento próprio. Dele sai para o Mikrotik, e lá acontece a magica.
    Na verdade os outros 20Mb irão entrar em outro router, que se encarregará de outros serviços de rede, fora a parte do Mikrotik.
    Nesse cenário ESPECÍFICO o Mikrotik apenas ira limitar a banda nos 20m e liberar um IP publico pro outro router. Esse Mikrotik já tem serviços rodando nele (pppoe, Hotspot, DHCP...) esses 60Mb que sobrariam seria pra suprir esses serviços.

    Obs: o ip que o outro router ira recber deve ser transparente para o resto do mundo...

  4. #4

    Padrão Re: Divisão de LINK dedicado

    Então, eu disse ali como fazer, mas aqui não é lugar pra receita de bolo, isso depende de muito mais informação, se alguém topa ajudar por aqui, blz, eu não acho interessante, se você, depois de ter feito uma boa pesquisa, não conseguir assimilar a ideia, precisa que alguém faça pra ti...

  5. #5

    Padrão Re: Divisão de LINK dedicado

    Uma outra opçao, cria uma bridge, sobe o /29, nela ativa firewall da bridge e apenas crie um simple queue do ip q deseja controlar a 20m.