+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dicas sobre como montar planos de internet

    ola amigos, tô tenho um provedor no interior do estado do Pará, para atender alguns povoados e fazendas, aqui ninguém pergunta quantos megas colocarei na casa da pessoa, ela simplesmente quer internet. tenho 300 clientes e apenas 70 megas dedicados pra atender esse pessoal, se fosse vocês qual plano colocaria para estes clientes fluírem da melhor forma possível com esses 70 megas?

  2. #2

    Padrão Re: Dicas sobre como montar planos de internet

    Nessa situação, eu faria um PCQ distribuindo esses 70Mbps igualmente entre os clientes. Você pode deixar o pcq-rate em 0, assim o limite de banda dos clientes aumenta, se tiver sobrando, de forma que ficará sempre fluido, limitado à capacidade do link, para não gargalar, e ainda o utilizará totalmente em prol da experiência de uso dos clientes.

    O bom é que o PCQ é todo dinâmico, então pode ir colocando clientes que ele adapta tudo automaticamente.

    Se não quiser esse aumento automático na banda dos clientes, pode especificar o máximo para cada um no pcq-rate. Nesse caso, uns 2Mbps deve suprir.

    Veja aqui sobre isso: https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Queues_-_PCQ

  3. #3

    Padrão Re: Dicas sobre como montar planos de internet

    Vai depender muito do perfil dos seus clientes, que tipo de serviços eles usam/usariam mais, com posse dessas informações você consegue definir os planos de seus clientes, mais acredito que com plano de 512k e 1mega, da conta de atender o povo

  4. #4

    Post Re: Dicas sobre como montar planos de internet

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    Vai depender muito do perfil dos seus clientes, que tipo de serviços eles usam/usariam mais, com posse dessas informações você consegue definir os planos de seus clientes, mais acredito que com plano de 512k e 1mega, da conta de atender o povo
    512k e 1 mega nos tempos de hoje, sera mesma que da conta ?
    vamos supor que todos estejam em suas casas no final do dia e todos eles usem youtube, Netflix, ETC como ficaria essa navegação ?

    abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Dicas sobre como montar planos de internet

    Como disse anteriormente, os planos vai depender do perfil dos seus clientes, se todos forem usar youtube ao mesmo tempo, lento vai ficar, a capacidade de clientes a ser atendido, seria tipo entre 150 a 250.

    Conta dar, você vai achar que e até loucura minha, mais você vai ganhar mais dinheiro vendendo planos altos e com valores acessíveis do que vendendo planos baixo com valores altos

  6. #6

    Padrão Re: Dicas sobre como montar planos de internet

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    Como disse anteriormente, os planos vai depender do perfil dos seus clientes, se todos forem usar youtube ao mesmo tempo, lento vai ficar, a capacidade de clientes a ser atendido, seria tipo entre 150 a 250.

    Conta dar, você vai achar que e até loucura minha, mais você vai ganhar mais dinheiro vendendo planos altos e com valores acessíveis do que vendendo planos baixo com valores altos

    Penso exatamente assim.