+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Estudo de Viabilidade e Implantação de Rede WiMax

    Boa tarde, estou realizando um projeto de pesquisa sobre WiMax, e gostaria de saber se alguém tem experiência ou faz uso da tecnologia.

    Também gostaria de entender por que hoje em dia se fala muito pouco da tecnologia?

    qualquer informação irar ser de grande ajuda.

    obrigado!!

  2. #2

    Padrão Re: Estudo de Viabilidade e Implantação de Rede WiMax

    Citação Postado originalmente por Sempus Ver Post
    Boa tarde, estou realizando um projeto de pesquisa sobre WiMax, e gostaria de saber se alguém tem experiência ou faz uso da tecnologia.

    Também gostaria de entender por que hoje em dia se fala muito pouco da tecnologia?

    qualquer informação irar ser de grande ajuda.

    obrigado!!
    Ninguém faz uso dessa tecnologia porque ela é operada em 3.5Ghz. Essa faixa só pode ser operada depois de arrematada em leilão de telecomunicações nos moldes do SMP. Entretanto não há nenhuma previsão de quando o governo irá disponibilizar a faixa para loteamento em pregão.

  3. #3

    Padrão Re: Estudo de Viabilidade e Implantação de Rede WiMax

    Verdade... a coisa parou no tempo em função desta licitação...

    Mas tem um tópico aqui que esclarece e comenta muita coisa sobre o wimax.
    https://under-linux.org/showthread.php?t=175134

    é extenso este tópico.... mas o @speedpc se não me engano ( me perdoe se citei errado) postou até um release de sucesso numa cidade italiana. Me lembro que os testes foram feitos percorrendo a cidade em ruelas estreitas e mantendo conexão.
    Em alguns países o wimax vai bem obrigado...

  4. #4

    Padrão Re: Estudo de Viabilidade e Implantação de Rede WiMax

    WiMax não é restrito a 3.5GHz. Há equipamentos WiMax para 5GHz também.

  5. #5

    Padrão Re: Estudo de Viabilidade e Implantação de Rede WiMax

    E sempre tem que separar os testes e usos de wimax móvel (Andando em ruas de cidade), com wimax fixo. Só terá equipamento wimax 5GHz pra uso fixo, sem suporte pleno a mobilidade (Chipset simples não permite usar chave alheia facilmente).

    Nos EUA tem MUITO provedor usando wimax fixo em 3,5GHz, nada de suporte a wimax móvel por parte desses provedores (Porque conexão móvel é terrível de se manter), basicamente US$ 150 por CPE pro cliente, e o resto não muda nada pro cliente, precisa uma CPE (Mas é 3x mais cara que CPE Ubiquiti!) em cima de casa igual, muda a ocupação do espectro mas também não pode ter NLOS pra grandes planos, na prática muda pouca coisa.

    CPE pra uso fixo (802.16d) em 5,8GHz tá na casa dos US$ 100 lá na China, tipo essa:
    https://www.alibaba.com/product-deta...101554356.html
    Com importação legal duvido que fique abaixo de R$ 600.
    Tem que ver que mesmo com LOS os fabricantes garantem só coisa tipo 30 a 50Mbps (O limite de 20MHz de largura é culpa de chipsets antigos. Não tem chipset novo saindo todo mês como tem pra wifi), e com NLOS se fala em 3 a 5Mbps agregado (Vende 3Mbps agregado, pra 15 clientes NLOS? Vende, mas só aqui na roça onde moro. No mundo civilizado por US$ 100 nem 50Mbps agregado é suficiente).

    Wimax fixo tá parado no tempo, não teve protocolo novo por isso nenhum fabricante tem grandes coisas a venda, os chipsets mini-pcie suportam 802.16e e d (Móvel e fixo), mas tem potência baixo, baixíssimo upload (5Mbps é limite, DIZEM que a praxe é ter 1Mbps mesmo em condições ok), de modo que fica complicado aproveitar eles em CPE's (Com slot mini-pcie), eu mesmo tenho um note com placa mpcie com suporte a wimax, mas... é todo travado pra operar só como estação, e só associado a rede móvel (Firmware do chipset não permite scan de rede ou coisa assim, testei meia duzia de softwares e nenhum libera nada). Enfim, a falta de adoção lascou um protocolo que seria ótimo. Mas com pouco uso mundo a fora, não tem CPE barata, não tem AP barato, os produtos caros são antiquados e lentos (Baixo throughput), de modo que a vantagem de operar razoavelmente bem em NLOS é morta pelos baixos throughputs que o protocolo mesmo em situações ótimas permite (Comparado ao que se vende hoje via 802.11AC e redes cabeadas).

  6. #6

    Padrão Re: Estudo de Viabilidade e Implantação de Rede WiMax

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    WiMax não é restrito a 3.5GHz. Há equipamentos WiMax para 5GHz também.
    A Parks tinha uma linha em 5.8. E o preço desanimava. Mas não é encontrado mais....