+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Enlace com visada 18Km link de 5Mbps

    Bom dia galera
    Estou querendo fechar um enlace ainda não comprei os equipamentos para nao ter problemas por isso quero ouvir dos amigos
    Um enlace de 18Km com visada limpa 5Mbps de link usando antenas aquario Mm5830 Dp e RBs Groover 5hpn level 4.
    Sera que fica bom?

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace com visada 18Km link de 5Mbps

    Citação Postado originalmente por Kleylton Ver Post
    Bom dia galera
    Estou querendo fechar um enlace ainda não comprei os equipamentos para nao ter problemas por isso quero ouvir dos amigos
    Um enlace de 18Km com visada limpa 5Mbps de link usando antenas aquario Mm5830 Dp e RBs Groover 5hpn level 4.
    Sera que fica bom?
    Creio que sim

  3. #3

    Padrão Re: Enlace com visada 18Km link de 5Mbps

    Só que como o Groove é polarização simples, você perde o potencial da dupla polarização da antena.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace com visada 18Km link de 5Mbps

    Tem placa tipo RB711 5hn ou similar, com suporte a dual-chain, por preço até menor que Groove.

    É que Groove pra 5Mpbs é matar formiga com espingarda, não precisa de level4 pra PTP, e não precisa de muito hardware pra 5Mbps.

    Se ainda não comprou os equipamentos, pense bem, um par de PowerBeam 22dBi custa muito menos que essas soluções velhas da Aquario+Groove, e vai dar sinal -68dbm em tese. Com esse sinal passa até perto de uns 20Mbps half na verdade.

    E na verdade mais barato que Aquario+Groove seria PowerBeam 25dBi, que vai passar pra -62dBm de sinal, já dá pra quase 50Mbps de tráfego nessa distância!

    (Se for pelo ML, só o Groove já sai mais caro que CPE com antena! É uma solução que realmente não faz sentido, custa mais caro e dá menos banda (Já que só tem 1 chain))

  5. #5

  6. #6

    Padrão Re: Enlace com visada 18Km link de 5Mbps

    Nossa

  7. #7

    Padrão Re: Enlace com visada 18Km link de 5Mbps

    Me ajudem qual equipamento devo usar?
    Esse enlace é para +ou- 20 Mbps quero usar equipamentos que não seja complicado e que tenha um custo beneficio.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace com visada 18Km link de 5Mbps

    PowerBeam M5 25dBi vai dar sinal -62dBm, que dá até pra uns 50Mbps fácil fácil.

    O sistema operacional da Ubiquiti é bem simples de configurar, é igual setup de roteador de mesa. Já o sistema da Mikrotik, o RouterOS (Dos velhos Groove), é complicado de configurar.

    Se tem certeza absoluta que a zona de Fresnel é limpa, poderia usar CPE com antena de 22dBi.
    (Só achar que tem visada não adianta nada, visada é só 1 problema, o maior é a zona de Fresnel. Google pelo termo pra entender o que. Ela é de 16m em 18km, então a linha de visada precisa passar 8m (Metade de 16m) acima de qualquer obstáculo. QUALQUER, incluindo telhados, folhas de árvores, outras torres, etc)

    Esse negócio de antena+rádio é coisa da década passada, hoje qualquer CPE será mais barata que antena+rádio, e terá throughput ok. 20Mbps ainda é pouco pra um par de PowerBeam M5 400 (25dBi).

    Se não quiser Ubiquiti, procura qualquer solução integrada (CPE) com antena de 24 ou 25dBi, a Mikrotik tem a LHG 5, de 24dBi, vai ter 2dBm a menos de sinal (Já que é 1dBi a menos por antena, logo, 2dBi a menos de ganho = 2dBm a menos de sinal, vai ser -64dBm então), mas ainda assim vai dar na prática o mesmo throughoput, 50Mbps fácil. Só que... geralmente custa mais caro que PowerBeam M5 400.

    https://produto.mercadolivre.com.br/...i-nanobeam-_JM

    Calcula aqui:
    http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/

    Eis o nível de sinal teórico (Que só existe quando a zona de Fresnel é totalmente limpa):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	89
Tamanho: 	152,2 KB
ID:      	67490
    Pro cálculo o que importa é a potência de rádio que você preenche (Coloquei 20dBm, potência até baixa pro limite de CPE), e principalmente o ganho da antena, não importa se no cálculo o nome é PowerBeam, Nanobeam, Rocket, o que importa é o ganho informado de 25dBi.

    No cálculo o sinal esperado é de -62dBm (-63dBm na prática), que é mais que suficiente pra MCS12, cujo data rate é 78Mbps (A 20MHz de largura) e portanto vai passar na real um throguhput de cerca de metade disso, ou seja, quase 40Mbps. Colocando em 30MHz de largura a largura aumenta 50% então a tendência é o throughput aumentar também quase 50%, chega perto de 60Mbps (Mas conte só com 50Mbps).

    Se a distância é maior que 18km, refaça o cálculo no site (1 milha = 1,6km). Se a zona de Fresnel não parece totalmente limpa talvez vá precisar de CPE com antena de 27dBi (PowerBeam M5 620 https://produto.mercadolivre.com.br/...cance-30km-_JM ), então verifique bem como é a vista de um local pro outro, lembra que coisa tipo árvores e prédios não aparecem em cálculos via satélite, isso tem que ver com os olhos mesmo. Mas o básico é fazer o cálculo pra ver se tem visada limpa no site linkcalc.intelbras.com.br . Se lá parecer que com torre de digamos 20m não tem obstáculo nenhum na zona de Fresnel, então tá tranquilo, mas é bom olhar com binóculo pra conferir se não tem prédios ou árvores no meio (Se ainda não tem torre nenhuma, nenhum local alto pra subir, aí complica, seria bom fazer uma torre mínima (18 a 25m, talvez) pra subir e ver com binóculo, e só então comprar as CPE's, porque 18km em cima de telhado de casa é praticamente impossível, a zona de Fresnel é pra lá de importante, é até muito mais importante que a escolha de antena ou CPE!