+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MK RB600 é bom ainda em 2017.

    Ola meus caros ,

    sou novo no forum mas já os leio de "outsider" faz algum tempo.
    Bom vou começar um pequeno provedor com um mikrotik RB600 com 2 placas R52H + 2 setoriais e uma fonte de 24v para uns 80 usuarios ( 40 em media por placa), apesar de ser meio velho , ultrapassado além de não haver suporte por não ser mais fabricado gostaria de saber se apresenta um bom custo-beneficio visto que as portas são giga e alguns provedores usam até hoje.

    ja li em outros tópicos que apresenta muita instabilidade nas versões antigas porém atualmente gostaria de saber se Vale a pena ou se ja estou começando errado.


    muito obrigado !!!
    Última edição por edward; 22-08-2017 às 19:45. Razão: adição de informacao

  2. #2

    Padrão Re: MK RB600 é bom ainda em 2017.

    Última vez que usei uma RB600, ano passado, funcionava muito bem, com uns 20Mbps de tráfego. Desativamos por mudanças na topologia da rede.

    O problema aí vai ser o cartão. R52H é muito antigo, é apenas 802.11a. Vai ficar horrível com 40 clientes e planos atuais. Se vai fazer assim, use no mínimo cartão R52Hn e painéis de dupla polarização.

  3. #3

    Padrão Re: MK RB600 é bom ainda em 2017.

    40 usuário em 802.11a/b/g não vai permitir vender nem plano de 1Mbps com qualidade.

    Eu tinha RB600 com 60 usuários simultâneos (Em 4 placas), não cheguei a usar mais de 1Mbps por cliente, com alguns a 2Mbps, mas ela aguentou tranquila.

    Só que... quando passei de 512kbps aposentei os cartões a/b/g e passei pra R52HN, pra usar 802.11n.

    A RB600 ainda presta por que tinha processador PowerPC, que é tão a frente do seu tempo que só um Mips 10 anos mais novo concorre pau a pau. Ou seja, uma RB600 ainda concorre com 4 AP's comuns tipo RB711-5hn (O barramento entre o chipset de RF (No cartão, no caso da RB600) ainda é PCI-e igual, ainda tem chipsets da mesma família, as RB's compactas (Já com RF) tem até menos componentes passivos pra filtragem e cia (Por isso um cartão mini-pcie novo custa o preço de uma RB compacta completa). Apesar da diferença de idade, isso era um produto top de 2009, mas ainda é melhor que os básicos de 2017 (RB911 lite5, que na real até é produto pra cliente).

    Se alguém ainda topar planos de só 1Mbps, vai fundo. 802.11a tem throughput em PTP lá pelos 20 a 22Mbps, mas em PTMP duvido passar dos 14Mbps com mais de 20 pessoas navegando, então vender plano de 2Mbps significaria só 7 clientes comendo toda a capacidade que um cartão desse (Limitado pelo protocolo a de 1999, esse sim é velho demais!), aí já começaria o delay pra todo mundo. Com plano de 1Mbps até que vai, mas quero ver achar 40 clientes que queiram só isso (Eu me viro com isso por hábitos forçados desde o tempo dos modens 33600bps, mas capiau que chegou na web agora quer ir ver vídeo 1080p no Youtube, reclamam pra caramba sem entender os limites que o plano barato dão).

  4. #4

    Padrão Re: MK RB600 é bom ainda em 2017.

    Caros colegas.

    na realidade minhas duas placas serão R52HN, havia escrito errado,

    muito obrigado pelo esclarecimento

  5. #5

    Padrão Re: MK RB600 é bom ainda em 2017.

    então o grande rb600a com placasR52HN ainda ta bom?

  6. #6

    Padrão Re: MK RB600 é bom ainda em 2017.

    Se usar somente N (Nada de viver em 1999 e usar A), com CPE's somente N, imagino que 40 clientes simultâneos de 5Mbps cada, com uns 15 navegando na prática, usando setorial dupla-polarização (Nada de viver em 2008 usando polarização simples), vai atender bem.

    Se usar polarização simples vai ter que ficar nuns 2-3Mbps por cliente (Se quer meter 40 simultâneos num cartão).

    Mas na real depende do perfil do cliente, 1 adolescente gamer consome por 20 senhorinhas de 60 anos, ou por 10 usuários domésticos normais que só usam WhatsApp e Facebook.

    R52HN fixo em digamos MCS12, nos clientes digamos SXT lite5 fixo em MCS10, ou LHG5 nos clientes distantes (Também em MCS10), permite uns 25-30Mbps agregado ao todo, 40 simultâneos de 5Mbps vão consumir isso aí se forem consumidores residenciais pacatos. Se tiver uns pentelhos chatos consumindo muito (Evite atender adolescente por isso) a rede vai ficar ruim com tanto cliente num cartão, teria que limitar lá pelos 3Mbps por cliente.

    Se quiser colocar 40 assinantes por cartão, o que vai dar uns 25 simultâneos provavelmente, tá mais que tranquilo, mas ainda assim precisa usar dupla-polarização se quiser vender plano tipo uns 5Mbps (Não pense só em hoje, lembra que daqui 3 anos vai ter mais banda a disposição).

  7. #7

    Padrão Re: MK RB600 é bom ainda em 2017.

    Rubén,

    muito obrigado.
    A propósito , vc recomenda uma boa literatura referente a rede wireless?
    já trabalho com redes IP a uns 10 anos ( Redes Cisco , tenho ccna, ccnp , ccda, entre outros)
    mas a parte de wiereless ainda possuo conhecimento limitado.

    mais uma vez obrigado pela ajuda !!!!

  8. #8

    Padrão Re: MK RB600 é bom ainda em 2017.

    Sobre wifi tem algum conteúdo PT-BR na teleco.com.br, leia sobre GSM, 3G e OFDM em geral porque no fim das contas isso é tudo bem similar, digo, alguns problemas de GSM são iguais em wifi (Especialmente o descolamento entre throughput do data rate, não é como ethernet que o throguhput é quase igual o data rate).

    A Entelco.com.br tem uns livros sobre Mikrotik e Ubiquiti, eu acho que ajuda muito.

    Se seu inglês técnico for ok, o livro "802.11 wireless network - Definitive guide" é o começo clássico.

    Se prefere outras mídias, no youtube vão parar todo anos os vídeos da MUM, alguns cobrem wireless:


    Tem coisa boa da Computech:

    Da Intelbras:

    Da Tec-wi:
    https://www.youtube.com/user/tecwiwireless/videos

    A prática pro provedor será diferente da teoria acadêmica mas é só questão de aplicação versus percentuais aceitáveis de perdas ou qualidade, metade da teoria tem aplicação bem prática pro provedor, e a outra metade pelo menos explica tudo e facilita achar alguns problemas, então recomendo conhecer a teoria mesmo que seja só provedor e não estudante de eng. de telecom, na hora que os problemas aparecem fica muito mais fácil achar ele.
    (E a teoria mais a fundo eu só achei espalhado em livros e revistas basicamente daqui: https://sanet.cd/books/tag/professio...l-engineering/ Nunca vi nenhum resumo perfeito pra provedor, com apenas a teoria necessária pro provedor)

  9. #9

    Padrão Re: MK RB600 é bom ainda em 2017.

    Obrigado Rúben!

    Eu precisava entender mais sobre MCS12 / MCS10 , entre outros que voce mencionou. Isso ainda não faz sentido na minha cabeça,rs. vou procurar algum material que aborde esse tema especifico.

    como te falei venho do mundo de redes IP com conhecimento bem basico de Wireless.
    Já vi varios videos no youtube. estava até pensando em pegar o CCNA wireless pra ler que aborda tudo isso mas acaba sendo muito voltado pra soluções Cisco.
    vou comprar esse 802.11 Wireless Networks: The Definitive Guide: ( tem 2 morcegos na capa, né?)

    estou começando ainda como mencionei.

    é possivel enviar 10 mbps pra um determinado cliente?? até onde li cada R52HN consegue enviar até 144mpbs ( sem contar nº de clientes simultaneos)
    ( minha antena é polarização dupla;-)


    e muito obrigado pelas dicas

  10. #10

    Padrão

    opa, correção


    ia comprar esse: 802.11 Wireless LAN Fundamentals da Cisco, vou pegar em pdf ambos e dar uma comparada. é que todo material da Cisco tende a dar uma leve puxada pros próprios produtos e soluções ( óbvio )


    Alias. estou usando Cpe da ubiquiti , firemax e intelbras . Eu sei que que é uma salada mas foi o que consegui usado e funcionando por enquanto,rs, acredito que nao influencie muito ( a distancia nao passa de 1.2 km, tudo bem visado)