+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MK RB600 é bom ainda em 2017.

    Ola meus caros ,

    sou novo no forum mas já os leio de "outsider" faz algum tempo.
    Bom vou começar um pequeno provedor com um mikrotik RB600 com 2 placas R52H + 2 setoriais e uma fonte de 24v para uns 80 usuarios ( 40 em media por placa), apesar de ser meio velho , ultrapassado além de não haver suporte por não ser mais fabricado gostaria de saber se apresenta um bom custo-beneficio visto que as portas são giga e alguns provedores usam até hoje.

    ja li em outros tópicos que apresenta muita instabilidade nas versões antigas porém atualmente gostaria de saber se Vale a pena ou se ja estou começando errado.


    muito obrigado !!!
    Última edição por edward; 22-08-2017 às 19:45. Razão: adição de informacao

  2. #2

    Padrão Re: MK RB600 é bom ainda em 2017.

    Última vez que usei uma RB600, ano passado, funcionava muito bem, com uns 20Mbps de tráfego. Desativamos por mudanças na topologia da rede.

    O problema aí vai ser o cartão. R52H é muito antigo, é apenas 802.11a. Vai ficar horrível com 40 clientes e planos atuais. Se vai fazer assim, use no mínimo cartão R52Hn e painéis de dupla polarização.

  3. #3

    Padrão Re: MK RB600 é bom ainda em 2017.

    40 usuário em 802.11a/b/g não vai permitir vender nem plano de 1Mbps com qualidade.

    Eu tinha RB600 com 60 usuários simultâneos (Em 4 placas), não cheguei a usar mais de 1Mbps por cliente, com alguns a 2Mbps, mas ela aguentou tranquila.

    Só que... quando passei de 512kbps aposentei os cartões a/b/g e passei pra R52HN, pra usar 802.11n.