+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Edgerouter como borda, CCR como concentrador PPPOE

    Olá galera!
    Gostaria da ajuda de vocês com uma dificuldade que estou passando aqui.
    Tenho BGP rodando em uma CCR 1036 que também é meu concentrador PPPOE.
    Tive de desabilitar todas as regras QOS que tinha pra deixar o mais livre possível, pois estava com problemas de alto consumo de processamento e memória. As vezes a caixa até reiniciava...
    De qualquer forma, está funcionando.
    Tenho um bloco /22 passando nesse BGP. Na CCR está rodando tranquilo até o momento, mas agora preciso colocar mais link e não quero correr risco com ela.
    Adquirimos recentemente uma EdgeRouter PRO. Já configuramos o BGP para nosso link atual. Realmente funciona melhor que o Mikrotik, no sentido de adquirir rotas e tudo. Mas agora surgiu um problema.
    Meu bloco de IP /22 fica restrito a EdgeRouter. Quando conectado diretamente a ele, meu reverso funciona blz. Mas quando coloco a CCR como cliente da Edge, não repassa os IPs reais para os clientes PPPOE da mesma.
    Único IP que passa é o que coloco na CCR.
    Pergunto pro pessoal que tem um cenário parecido: Como faço para que o bloco /22 seja recebido e gerenciado pela CCR sendo que o BGP fica sendo gerenciado pela Edge? É possível?
    Grato a atençao de todos!

  2. #2

    Padrão Re: Edgerouter como borda, CCR como concentrador PPPOE

    Coloca uma rota estática para o bloco /22 com o gateway da CCR

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Coloca uma rota estática para o bloco /22 com o gateway da CCR
    Olá camarada. Obrigado pela resposta.
    Você diz criar uma rota estática entre a Edge e a CCR, certo?
    Algo como 10.1.1.1 na Edge e 10.1.1.2 na CCR, sendo que o gateway da CCR seria a Edge.
    Quando faço dessa maneira, a internet funciona, mas tenho que mudar o NAT na Edge e o IP real que aparece como reverso é o do meu fornecedor do link.

  4. #4

    Padrão Re: Edgerouter como borda, CCR como concentrador PPPOE

    Tira todo Nat da Edge.

    Coloca um /30 entra a Edge e a ccr. Já do seu bloco público.

    Coloca Nat dá CCR só para quem não usa IP público

  5. #5

    Padrão Re: Edgerouter como borda, CCR como concentrador PPPOE

    Não se faz NAT e CGNAT em roteador de borda.

  6. #6

    Padrão Re: Edgerouter como borda, CCR como concentrador PPPOE

    tira o nat

  7. #7

    Padrão Re: Edgerouter como borda, CCR como concentrador PPPOE

    Supondo que seu bloco /22 é 192.168.16.0/22 e o ip da sua CCR 192.168.0.2, em routing na sua EDGE você cria uma rota com bloco 192.168.16.0/22 apontando para gateway 192.168.0.2/30 da sua CCR.

  8. #8

    Padrão Re: Edgerouter como borda, CCR como concentrador PPPOE

    A unica coisa que eu gostaria imensamente de tirar de toda a minha rede são as CCR's.

  9. #9

    Padrão Re: Edgerouter como borda, CCR como concentrador PPPOE

    Assim se você usa ou pretende usar somente a CCR como concentrador tudo bem, até acho melhor tirar o OSPF, e ter apenas uma rota estática lá, porém se você quiser usar algum IP bloco em qualquer outro ativo de é rede que não "passa" pela CCR, vão precisar de mais roteamento estático, minha filosofia para isso é o seguinte: até umas 10 ou 15 rotas estáticas, tudo bem, sem pânico, passou disso, aperta o botão de pânico.

    Minhas considerações, você pelo modo como o autor do tópico descreveu e se expressou, ele não sabe do que está falando, peço que não me leve mal, mas sua estrutura já não é tão simples assim, e disse que não repassa é uma analogia bem errada... Ninguém repassa nada, as única coisa que deveria acontecer é a CCR "ANUNCIAR" pelo OSPF os IPS que estão "alcançáveis" por ela, só isso, não é a Edge que deve fazer isso.

    Minha sugestão é que tenha o OSPF configurado de forma correta, porque certamente não vai ter problemas, e quando digo de forma correta, quero dizer, o mais simples possível!