Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    Boa tarde, já fiz uma pequisa sobre o zabbix aqui no forum e não vi nada em relação a minha dúvida. Se alguem poder ajudar.
    Atualmente utilizo a RB2011UIAS, tenho 50 clientes PPPOE, trafego em picos de 25 Mb, mais a média fica em 15. E a faixa de processamento fica em 15~30%, mais ao iniciar o servidor Zabbix, fica entre 30~70%, na maioria das vezes não passa de 60, mais tem picos de 70%.
    Ou seja, percebo que há um aumento significativo no processamento da RB ao utilizar o Zabbix. A minha dúvida, será q eu mudando para uma Rb 1100 Ahx2, ela guentaria tranquilo esse processamento do zabbix?

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    Boa tarde amigo, cara da uma olhada na sua RB em Tools >> Profile, e analisa o que pode está ocorrendo com sua RB, creio que o problema não possa ser relacionado ao Zabbix, tenho aqui vários concentradores e não tive problemas desse tipo, mas vamos ver aí o que os demais colegas possam ajudar.

  3. #3

    Padrão Re: Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    Boa noite Jorge, na sua rede, não houve aumento em processamento em nenhuma Rb ao implantar o zabbix? E a sua é igual a minha? 2011

  4. #4

    Padrão Re: Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    Já usei o Zabbix para monitorar 3011, 2011, 1100 e agora nas CCRs.

    Aumentar, tem de aumentar, é mais um processo rodando mas no meu caso, foi imperceptível.

    Coloca para atender só o IP do seu Zabbix no snmp da sua RB.

    O profiler está mostrando excesso de processamento no snmp mesmo?

  5. #5

    Padrão Re: Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    Gutoloureiro, cara aqui tem varios modelos(RB1100, RB750GL, CRS, CCR), nenhum aumento significativo por conta do zabbix, geralmente os aumentos que tenho são por conta de Queue e Firewall.

  6. #6

    Padrão Re: Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    Fiz um teste aqui agora. O que aumenta é o "management", dei uma pesquisada, e geralmente o que aumenta isso é o snmp mesmo. Testei desativar o snmp e normaliza o processamento. Pelo visto é ele q aumenta o processamento, não é tão gritante não. Mais aumenta. Pelo q vejo, daqui a pouco tempo precisarei mudar para uma 1100. O que acha?

  7. #7

    Padrão Re: Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    Mais a RB que utilizo é "menor" que as que vc (Jorge) informa.

  8. #8

    Padrão Re: Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    Realmente as minhas são bem mais robustas, deve ser por isso nunca fui afetado dessa forma por snmp. Sim, pode mudar de RB, vai melhor em geral toda a performance.

  9. #9

    Padrão Re: Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    No meu cenário, será q já é necessário a mudança para a 1100?

  10. #10

    Padrão Re: Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    Você está utilizando regras de descoberta de itens? Cuidado, você pode estar adicionando interfaces PPPoE dinamicamente e isso pode sim abusar da CPU.

  11. #11

    Padrão Re: Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    Eitha.... verdade... O zabbix reconhece direto as interfaces PPOE... Vou dar uma olhada nessa configuração.

  12. #12

    Padrão Re: Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    Você pode usar "regexp" para tirar as interfaces PPPoE da descoberta.

    Exemplo: ^pppoe is false

  13. #13

    Padrão Re: Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    Vou fazer a configuração e verificarei como fica o processamento. Como falei com Jorge, e no meu cenario de numero de usuarios, vc ve a necessidade de um upgrade para uma 1100?

  14. #14

    Padrão Re: Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    RB1100 tem hardware defasado - na minha opinião. Eu te recomendo a nova RB3011.

  15. #15

    Padrão Re: Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    Vc diz que a RB3011UiAS-RM é melhor que a RB1100AHx2?
    Isso eu não sabia, pensei q no meu caso, após a 2011 a seguinte poderia ser a 1100.

  16. #16

    Padrão Re: Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    A RB1100 já é beem defasada, eu fiz comparação com a RB1100AHx2. A nova RB1100AHx4 tem hardware melhor que a 3011 sim.

  17. #17

    Padrão Re: Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    Certo, compreendo mais no meu cenário "tenho 50 clientes PPPOE, trafego em picos de 25 Mb, mais a média fica em 15.", será q uma 1100 não supriria? A minha previsão em q em 6 meses a 1 ano devo dobrar o número de clientes (Se Deus quiser). Um up da 2011 para a 1100ahx2 não seria suficiente? Falo tb pelo custo beneficio.

  18. #18

    Padrão Re: Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    Exatamente por isso não compensa uma RB1100AHx2, o preço da RB3011 não é tão absurdo.

  19. #19

    Padrão Re: Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    Conforme sua sugestao inicial, dei uma olhada na ahx4, o valor ta quase igual a ahx2, fiquei tentado, posso ir tranquilo nela ne? Ahx4.

  20. #20

    Padrão Re: Zabbix - Aumento no processamento do Mikrotik (rb2011uias)

    Pode sim, tem hardware mais novo e ainda tem suporte a disco externo caso você deseja usar o TheDude.