+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB para Load Balance

    Algum amigo do fórum poderia me indicar uma RB somente para fazer Load com 2 links Adsl diferentes para um escritório?

  2. #2

    Padrão Re: RB para Load Balance

    Se for algo pequeno, uma RB750Gr3 serve bem ao caso.

  3. #3

    Padrão Re: RB para Load Balance

    Eu tive uma má experiência em escritórios. A questão não foi só o balance foram as filas que criei pra cada cliente da rede. A RB dava pico de processamento, eu tinha ligado também nela alguns servidores. Então além do tráfego de Internet tinha o tráfego interno.

    Mas era a antiga observe que o colega sugeriu a Gr3 3 3 3.

  4. #4

    Padrão Re: RB para Load Balance

    É só para acesso a internet mesmo, não tem rede interna

  5. #5

    Padrão Re: RB para Load Balance

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    Eu tive uma má experiência em escritórios. A questão não foi só o balance foram as filas que criei pra cada cliente da rede. A RB dava pico de processamento, eu tinha ligado também nela alguns servidores. Então além do tráfego de Internet tinha o tráfego interno.

    Mas era a antiga observe que o colega sugeriu a Gr3 3 3 3.
    O que é pra você essa GR3 3 3 3?

  6. #6

    Padrão Re: RB para Load Balance

    Atenção ao 3 ela tem mais procesamento que a 2011 uma puta diferença da r2. Sendo a 3 eu concordo e recomendo. Ainda dá pra rodar um dude nela.

  7. #7

    Padrão Re: RB para Load Balance

    Mas se for ADSL comum tipo 8 ou 10Mbps, até a primeira geração de RB750G serve.

    (Não usaria RB750 antiga, mas se 750G serve, a r2 será melhor, e a r3 melhor ainda, então não compre coisa velha, compre o que tem hoje a venda por preço ok, a r3 não é cara, a r2 ou a primeira geração é mais em conta porque é estoque VELHO)

    Balancear mais de 30Mbps pra G de primeira geração complica, mas ADSL de 15Mbps é rara.

    Lembra de abrir exceção pra bancos e testar alguns serviços públicos estaduais, uns abrem sessão por IP, hora que passa por balance as vezes cai sessão sem motivo e o usuário fica louco atrás de você.

  8. #8

    Padrão Re: RB para Load Balance

    É 1 link de 50 megas vivo e 1 link de 100 megas NET, o Load Balance é somente para que sempre tenha um link de backup caso outro tenha falha na conexão

  9. #9

    Padrão Re: RB para Load Balance

    Estou usando uma RB433 como balance, com 2 links de 20 mega e ta rodando de boa.

    graças a Deus, não tenho problema de alto consumo de cpu

  10. #10

    Padrão Re: RB para Load Balance

    Eu poderia usar uma rb 2011 ou 3011?

  11. #11

    Padrão Re: RB para Load Balance

    Claro que sim, nada impede.

  12. #12

    Padrão Re: RB para Load Balance

    50 e 100Mbps não é ADSL. Aí precisa ser fibra, ethernet, coaxial, wifi, etc, porque ADSL2+ só vai até 24Mbps no data rate.

    Não vai ter 150Mbps de tráfego agregado em coisa tipo RB750Gr2 não. Na R3 não sei, mas a R2 pra passar do 100Mbps roteando precisa ter poucos pacotes (Só pacotes grandes, tipo download em gerenciador que quebra o download em 4 ou 5 partes). Digo isso porque imagino que pra precisar mesmo de mais de 100Mbps tem que ter dezenas de usuários, rodando sistemas operacionais no default com milhares de pequenos pacotes circulando toda hora, isso é muito pior que provedor de internet (Porque nestes os malwares param de escanear a rede no primeiro roteador que aparece. Em ambiente soho geralmente tem duzias de clientes nos roteadores porque é tudo bridge em layer 2, gera tráfego espúrio enorme pros chipsets ethernet processarem, RB pequena não tem chipset ethernet, as portas ethernet vão direto pro chipset principal, come recursos que num balance de provedor não são consumidos).

    150Mbps é tráfego pra caramba pra RB barata, isso na prática vai virar mais um backup, vai manter um link meio desafogado, e quando este ficar ruim a maior parte do tráfego se usar PCC vai pro outro. E convenhamos que pro tamanho dessas conexão isso é mais que suficiente.

  13. #13

    Padrão Re: RB para Load Balance

    a edgerouter erlite3 na versão mais atual tem o Wizard para configurar balance e pelo que eu testei e bem melhor que o Mikrotik. Sou certificado pela Mikrotik e uso ela para quase tudo mas tem coisas que não rola. tráfego muito alto ela se perde. mas tudo tem uma limitação de banda. pesquise no datasheet os limites dos equipamentos que vc quer usar.