+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão escolha de equipamentos para provedor novo

    Boa noite,
    Tenho estudado bastante sobre quais equipamentos utilizar para abrir um provedor, minha realidade é a seguinte...pretendo abranger até 100 clientes em um primeiro momento, depois substituo os equipamentos da torre base e coloco uma segunda torre...minha cidade tem 4.000 hab e apenas 1 provedor e o camarada usa uma omni...quero colocar equipamentos de qualidade e com redundância mas pensando em 100 clientes, para não investir demais antes de ter algum retorno...
    Pensei em:
    BASESTATION + ROCKET + RB fazendo controle(uma opção)
    antena MK MANT19S + RB912(outra opção)
    MANTBOX RB921(outra opção)
    Gostaria de opiniões e sugestões, me ajudem por favor...

  2. #2

    Padrão Re: escolha de equipamentos para provedor novo

    Amigo , conselho se vc tem dinheiro para investir vai de rede gpon , metro ethernet ou até UTP mesmo , caso a vontade seja de trabalhar com via rádio , setorial algcom com Rocket M5 lembrando que para um melhor desempenho em wireless sempre usar equipamentos com mesmo tdma , ubiquiti x ubiquiti , Mikrotik x Mikrotik etc , enlace se possível fibra, senão usar antenas blindadas , e assim começa com uma 1100 pelo menos fazendo controle , quando vc menos esperar já vai ter que trocar equipamento e as vezes isso pode ser um transtorno

  3. #3

    Padrão Re: escolha de equipamentos para provedor novo

    concordo com o gavigava. vai de rb1100 e tenta cabear a cidade. só vai de Wi-Fi nos pontos que realmente não dá para chegar com facilidade. uma rede metro fica mais barata que gpon e da para atender bem.

  4. #4

    Padrão Re: escolha de equipamentos para provedor novo

    @Geovano , como será o link... Você consegue um "bom" dedicado aí? Ou vai de adsl?

    Tenho visto muita coisa com relação a rede do provedor, mas se o link não for bom, não for estável, qualquer estrutura que você faça vai para o brejo.

    Eu já cheguei a conclusão: Sem link bom não vai...Pode botar até fibra na sua rede interna. Mas vai sofrer sempre... E tem outra. A sua rede você tem nas suas mãos. Resolve qualquer problema que surja. Mas link fica fora do seu controle...e aí meu amigo a coisa pega...

  5. #5

    Padrão Re: escolha de equipamentos para provedor novo

    @Geovano. Quanto se trata em uma estrutura de provedor e obrigado a ter o link principal e uma contingencia. Isso quase nao e feito por conta de custo. Muitos colocam ADSL ou uma conexao residencial para compartilha e iniciar o provedor. deixando a estrutura barata mas cheios de problemas. O recomendável e contratar um link comercial com uma SLA de pelo menos 98%. Realmente nao adiante ter todo uma estrutura de FTTH com todos os calculos e latencias 0ms ate seu roteador de borda e a saida por um link inapropriado. "nado para morrer na praia".

  6. #6
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.612

    Padrão Re: escolha de equipamentos para provedor novo

    Citação Postado originalmente por Geovano Ver Post
    Boa noite,
    Tenho estudado bastante sobre quais equipamentos utilizar para abrir um provedor, minha realidade é a seguinte...pretendo abranger até 100 clientes em um primeiro momento, depois substituo os equipamentos da torre base e coloco uma segunda torre...minha cidade tem 4.000 hab e apenas 1 provedor e o camarada usa uma omni...quero colocar equipamentos de qualidade e com redundância mas pensando em 100 clientes, para não investir demais antes de ter algum retorno...
    Pensei em:
    BASESTATION + ROCKET + RB fazendo controle(uma opção)
    antena MK MANT19S + RB912(outra opção)
    MANTBOX RB921(outra opção)
    Gostaria de opiniões e sugestões, me ajudem por favor...


    quer competir, entra com fibra, vc vai sair ganhando.
    e vai fica com qualidade para competir de verdade.

  7. #7

    Padrão Re: escolha de equipamentos para provedor novo

    Boa tarde,
    Minha real situação é a seguinte, estou buscando mais conhecimento a cada dia, falei em começar via rádio porque não sei nada dessas outras tecnologias...vou explicar pra vocês como pretendo começar e aí fica mais fácil as orientações, todos esses posts de vocês desde já eu agradeço, cada tecnologia mencionada eu analisarei em busca de conhecimento...
    Minha cidade é pequena e só tem um provedor que ainda usa omni(serei o segundo e provavelmente não terá mais pelo porte da cidade)...depois que eu estabilizar na cidade tem 4 assentamentos do INCRA próximos, com mais de 70 casas cada um, pretendo depois colocar ponto a ponto...
    De início preciso atender de 50 a 150 clientes...minha torre ficará bem localizada, estou abrindo a empresa e dando entrada na SCM, usarei link dedicado(posteriormente buscarei informações sobre POP, pois até o momento só sei da OI para minha cidade)...preciso jogar sinal em um raio de aproximadamente 5km da torre(setorial de 15DBI resolve ou tem que ser 19DBI?)e por questão de preço posso usar uma RB3011 no lugar da RB1100?

  8. #8

    Padrão Re: escolha de equipamentos para provedor novo

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    quer competir, entra com fibra, vc vai sair ganhando.
    e vai fica com qualidade para competir de verdade.
    Boa tarde,
    Me dê um norte para eu buscar conhecimento sobre fibra...eu trabalhei como funcionário em um provedor em 2010, por isso peço tanta ajuda aqui no fórum, estou bem desatualizado...
    A diferença de investimento é muito grande? e a burocracia?

  9. #9

    Padrão Re: escolha de equipamentos para provedor novo

    Monta sua torrezinha e trabalha rapaz...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Geovano Ver Post
    Boa noite,
    Tenho estudado bastante sobre quais equipamentos utilizar para abrir um provedor, minha realidade é a seguinte...pretendo abranger até 100 clientes em um primeiro momento, depois substituo os equipamentos da torre base e coloco uma segunda torre...minha cidade tem 4.000 hab e apenas 1 provedor e o camarada usa uma omni...quero colocar equipamentos de qualidade e com redundância mas pensando em 100 clientes, para não investir demais antes de ter algum retorno...
    Pensei em:
    BASESTATION + ROCKET + RB fazendo controle(uma opção)
    antena MK MANT19S + RB912(outra opção)
    MANTBOX RB921(outra opção)
    Gostaria de opiniões e sugestões, me ajudem por favor...
    Boa noite,

    vc quer fazer algo que funcione, compre radios que funcionem, não começa gastando seu dinheiro com essa tralha velha de base station e rocket, compra cambium se grana ta curta não precisa começar com o AP mais top "epmp 1000/2000" começe com base station da cambium e epmp conectorizado vai custar mesma coisa que essas basestation e rocket, como sua cidade é pequena imagino que planos que vai vender não sejam nada exorbitantes coisa de 1 a 5 mbps até pela dificuldade em conseguir link dedicado a preço bom. o cliente vai custar um pouco mais caro pra ativar com cambium mais vc vai dormir a noite, se planos que vc for comercializar ficarem dentro disso que falei vai conseguir colocar 80 clientes ou + em um ap sem maiores problemas.

    tenho aqui epmp 2000 rodando com 66 clientes planos de 4,8,10,15 mbps em ambiente bastante poluido. depois quando sobrar um grana vc troca esses conectorizados por epmp 1000 com gps. Pode começar com rb 3011 sim vai dar conta do recado inicialmente e para gestão pode utilizar mk-auth que é barato e vai te servir bem.

  11. #11

    Padrão Re: escolha de equipamentos para provedor novo

    Citação Postado originalmente por Geovano Ver Post
    Boa noite,
    Tenho estudado bastante sobre quais equipamentos utilizar para abrir um provedor, minha realidade é a seguinte...pretendo abranger até 100 clientes em um primeiro momento, depois substituo os equipamentos da torre base e coloco uma segunda torre...minha cidade tem 4.000 hab e apenas 1 provedor e o camarada usa uma omni...quero colocar equipamentos de qualidade e com redundância mas pensando em 100 clientes, para não investir demais antes de ter algum retorno...
    Pensei em:
    BASESTATION + ROCKET + RB fazendo controle(uma opção)
    antena MK MANT19S + RB912(outra opção)
    MANTBOX RB921(outra opção)
    Gostaria de opiniões e sugestões, me ajudem por favor...
    Boa noite se vai iniciar um provedor e quer qualidade o primeiro ponto é ter link suficiente e de qualidade, o segundo ponto e ter uma rede organizada com um bom servidor pppoe, em terceiro lugar já que esta começando do zero investe em tecnologia AC , ubiquitina ou mikrotik tudo tecnologia AC do painel ate a antena do cliente, em quarto lugar tão importante quanto o primeiro ponto e o preço e o atendimento de qualidade.

  12. #12

    Padrão Re: escolha de equipamentos para provedor novo

    Citação Postado originalmente por midnightmen Ver Post
    Boa noite,

    vc quer fazer algo que funcione, compre radios que funcionem, não começa gastando seu dinheiro com essa tralha velha de base station e rocket, compra cambium se grana ta curta não precisa começar com o AP mais top "epmp 1000/2000" começe com base station da cambium e epmp conectorizado vai custar mesma coisa que essas basestation e rocket, como sua cidade é pequena imagino que planos que vai vender não sejam nada exorbitantes coisa de 1 a 5 mbps até pela dificuldade em conseguir link dedicado a preço bom. o cliente vai custar um pouco mais caro pra ativar com cambium mais vc vai dormir a noite, se planos que vc for comercializar ficarem dentro disso que falei vai conseguir colocar 80 clientes ou + em um ap sem maiores problemas.

    tenho aqui epmp 2000 rodando com 66 clientes planos de 4,8,10,15 mbps em ambiente bastante poluido. depois quando sobrar um grana vc troca esses conectorizados por epmp 1000 com gps. Pode começar com rb 3011 sim vai dar conta do recado inicialmente e para gestão pode utilizar mk-auth que é barato e vai te servir bem.
    obrigado...vou fechar o tópico e estudar sobre...vlw mesmo...