+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Quedas de internet quando chove. Sempre!

    Prezados, sou leigo e preciso achar o motivo das quedas da minha internet todas as vezes que chove.

    Uso 50Mb da Vivo. Não é fibra. Cabeamento normal. Modem modelo V5471-002.
    Se não chover não cai. Bate os 50mb de download e 5mb de upload normalmente em todos os testes.
    O técnico da Vivo informou que era por causa da distância do quadro. Tenho dúvidas, pois não caia antes.

    Primeiro ele disse que trocaria o cabeamento para um melhor (existe melhor? pq não usaram antes?
    O cabo atual é o da imagem abaixo, ligado a tomada da outra imagem abaixo.
    Nome:      fio-telefonico-externo.jpg
Visitas:     950
Tamanho:  2,8 KBNome:      tomada.jpg
Visitas:     1001
Tamanho:  5,2 KB

    Depois disse que era por causa da distância do quadro (mais ou menos 300m, não sei ao certo). Assim, me sugerindo baixar para 25mb.

    Por último, achou uma oxidação na ponta do cabo que conecta a tomada da foto acima e disse que essa poderia ser a causa. E por isso, não trocou o cabeamento externo. E mesmo assim, sugere baixar para 25mb. Contradição, sei lá.

    Lembrando que antes não caia (pouquíssimas vezes). Hoje, se o Facebook avisar que vai chover, a internet cai.
    Além das quedas, percebi um aumento do ping em jogos (nos mesmos servidores de antes). Não sei se seria alguma consequência do cabeamento.

    Me ajudem, qual seria o real motivo dessas quedas: Distância? Modem? Cabeamento?

    Segue imagem com as estatísticas no modem para ajudar:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         status.png
Visualizações:	192
Tamanho: 	22,0 KB
ID:      	67607

    Pesquisei sobre os cabos, mas existem vários modelos, FEB65, FE 80, 100, 160, APL, existe realmente cabeamento melhor e eles não trocaram para economizar?

    Desde já, agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Quedas de internet quando chove. Sempre!

    Citação Postado originalmente por humildapaz Ver Post
    Prezados, sou leigo e preciso achar o motivo das quedas da minha internet todas as vezes que chove.

    Uso 50Mb da Vivo. Não é fibra. Cabeamento normal. Modem modelo V5471-002.
    Se não chover não cai. Bate os 50mb de download e 5mb de upload normalmente em todos os testes.
    O técnico da Vivo informou que era por causa da distância do quadro. Tenho dúvidas, pois não caia antes.

    Primeiro ele disse que trocaria o cabeamento para um melhor (existe melhor? pq não usaram antes?
    O cabo atual é o da imagem abaixo, ligado a tomada da outra imagem abaixo.
    Nome:      fio-telefonico-externo.jpg
Visitas:     950
Tamanho:  2,8 KBNome:      tomada.jpg
Visitas:     1001
Tamanho:  5,2 KB

    Depois disse que era por causa da distância do quadro (mais ou menos 300m, não sei ao certo). Assim, me sugerindo baixar para 25mb.

    Por último, achou uma oxidação na ponta do cabo que conecta a tomada da foto acima e disse que essa poderia ser a causa. E por isso, não trocou o cabeamento externo. E mesmo assim, sugere baixar para 25mb. Contradição, sei lá.

    Lembrando que antes não caia (pouquíssimas vezes). Hoje, se o Facebook avisar que vai chover, a internet cai.
    Além das quedas, percebi um aumento do ping em jogos (nos mesmos servidores de antes). Não sei se seria alguma consequência do cabeamento.

    Me ajudem, qual seria o real motivo dessas quedas: Distância? Modem? Cabeamento?

    Segue imagem com as estatísticas no modem para ajudar:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         status.png
Visualizações:	192
Tamanho: 	22,0 KB
ID:      	67607

    Pesquisei sobre os cabos, mas existem vários modelos, FEB65, FE 80, 100, 160, APL, existe realmente cabeamento melhor e eles não trocaram para economizar?

    Desde já, agradeço.
    As quedas podem estar relacionadas a umidade no cabeamento.

    Se for no seu cabeamento, sugiro trocar inteiro, da entrada no poste até a tomada do modem (tem que ser a primeira tomada e nunca um ramal). Utilize cabo blindado se a passagem dos fios for por dentro de dutos. Se o cabo entra aéreo, utilize o FE80 até a primeira tomada.
    Troque a fiação interna (ramais) e substitua as tomadas oxidadas (geralmente formam uma massa de coloração esverdeada).
    Verifique se os telefones possuem filtro ligados a eles e ligue o modem direto na linha (sem filtro sem nada)

    Se a infiltração for nos cabos da rua, reza... Cia telefônica não tem o hábito de trocar cabos de rua assim à toa.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Quedas de internet quando chove. Sempre!

    Cabo FE 80 são uma porcaria por que são fios de aço cru com revestimento de cobre ou aluminizado, sugiro o cabo APL mas desde que seja tocado a partir da caixa externa( poste), até a sua casa na primeira tomada, e dele usar a internet, caso o modem seja instalado em outro ponto, leve-o até este ponto e dele faça-se as extensões. Caso seja um condomínio, e nela tenha um DG, troque o cabo a partir deste ponto e neste caso precisa de aval do condomínio.
    As fiações disponibilizadas pelas companhias telefônicas são antigas, reparos muito mal feitos e a crescente queda de assinantes na telefonia fixa, agrava ainda mais o problema; então não vão querer investir em algo que a cada ano os pares ficam deligados.
    Qualidade da sua rede elétrica também influencia, o estado dos conduítes, fios inclusive do vizinho se for muito próximo(paredes geminadas), em suma muita coisa a ser revisado, gasto, e pode ser que tenha pouca ou nenhuma melhora.
    Lado ruim desta questão é que são pouquíssimos os profissionais, que entendam do assunto e raramente os clientes estão dispostos a gastar, e fica-se naquela: funciona e pronto, mas como está esse funciona é a questão. Os aparelhos de TELEX, e os primeiros FAX-simile não funcionavam de forma alguma se a rede elétrica ou linha estivessem 1000% dos 100%, um mínimo de falha, o assinante pagava uma multa ou mesmo tendo o bloqueio da linha da empresa.

  4. #4

    Padrão Re: Quedas de internet quando chove. Sempre!

    Sobre baixar a velocidade, é o correto a fazer quando tem nível de sinal baixo.

    Se o sinal baixa, tem que baixar velocidade, só assim pra ter estabilidade.

    Agora... sobre o que fez ou faz o nível de sinal (Ou a relação sinal-ruído, SNR) diminuir, aí pode ser fiação externa ou interna mesmo, sua parte é ajeitar a fiação na sua casa, se tiver emenda procure soldar, se não puder, corte as emendas e as refaça (cortar porque as vezes o fio exposto oxida, cortando vai ter fio ainda não oxidado), limpe ou troque tomadas e o cabinho com conectores RJ-11, isso custa mixaria, não faz mal trocar isso a toa. Depois que afastar todas as possibilidades de ser problema na sua casa, aí sim pode bater o pé com o técnico da empresa.

    Agora sobre "antes tinha sinal suficiente, agora não tem", tem que ver quando era esse antes. Já passou por outra temporada de chuvas com 50Mbps de link? Porque se nas outras temporadas tinha só 25Mbps e não caia, quer dizer que não tem mesmo SNR suficiente quando chove pra 50Mbps, mas tem pra 25Mbps.

    E na rede externa da operadora pode ter havido troca de cabeamento quando por exemplo um caminhão arrancou um pedaço. Quando isso ocorre você emenda um novo cabo, coloca 2 emendas onde antes não tinha nenhuma, isso atenua sinal. Não tem como o técnico trocar cabeamento de poste só por causa de você.

    Também pode ter havido a colocação de um transformador maior ou mais perto da fiação nalgum poste, isso gera mais ruído.

    Também pode ter aumentado o número de usuário no mesmo cabo medusa, aí o ruído de fundo aumenta (Diminui o SNR), algo tipo antes tinha 20 sinais ADSL num cabo de 48 pares, e aos poucos foram colocando mais clientes e agora tem 40 sinais ADSL nesse cabo de 48 pares, aí o ruído de fundo aumentou, e a pouca atenuação causada por chuva no passado não fazia o SNR ficar abaixo do mínimo mas hoje faz.

    Eu chutaria em problema externo, entre a central e sua tomada, a sua parte é mexer na sua casa, mas dependendo do problema na rede da operadora não vale a pena trocar um cabo de 48 vias (Digamos 500m dele) só por causa de você, é MUITO mais simples reduzir o data rate pra 20 ou 25Mbps e pronto.

  5. #5

    Padrão Re: Quedas de internet quando chove. Sempre!

    Obrigado a todos. Pelo que entendi, acredito muito que é o cabeamento externo (do poste ate a minha casa). Não tenho ramais, emendas, nada disso internamente. O fio entra direto no quarto onde fica tudo. E já passei sim por outra temporada de chuvas com 50Mbps de link sem quedas.

    Entendi também que o cabo atual já é um FE 80, correto? Creio que as quedas devem estar relacionadas a umidade/rachaduras no cabeamento, ou seja, degradação devido a exposição ao sol e chuva (segundo vários casos relatados em fóruns).

    A última dúvida, posso cobrar a substituição do cabeamento do poste até a minha casa por APL (entendi ser o melhor), conforme indicação do colega Nilton Nakao e também pesquisa em outros fóruns.

    "Já o cabo CCE-APL-ASF é totalmente blindado e é o mais indicado em redes aéreas. Mas é bom tomar cuidado pois existem diversas bitolas dos condutores internos. Aconselho o cabo CCE-APL-ASF 65 pois ele possui condutores de maior bitola e consequentemente menor resistência elétrica, provocando uma menor perda e redução da atenuação."

    Ou substituição pelo cabo tipo FEB já é suficiente? Tenho medo que coloquem errado e fique caindo, pois vi vários relatos de quedas por "Provavelmente o cabo tá encostando na foto célula da rua ou tá perigosamente próximo à um transformador que está gerando um campo eletromagnético altíssimo.".

    E aí, FEB ou APL?

    Desde já, agradeço.

  6. #6

    Padrão Re: Quedas de internet quando chove. Sempre!

    Quanto maior a bitola do fio, melhor, então um fio de 1mm será melhor que um de 0,65mm.

    Só que... você só pode trocar o fio da sua casa.

    Se entre a central e sua casa são 600m de fio, não adianta muito trocar os últimos 30m desse trajeto, só teria efeito se trocasse tudo, da central até sua casa. E a cia telefônica não vai fazer nada grande só por causa de 1 cliente, eles vão continuar usando o cabo multi-pares e se não tiver sinal suficiente, simplesmente diminui o data rate.

    Ter cabo ótimo em 10% do trajeto não adianta muito, e no seu caso duvido que a parte na sua casa corresponda a 4% do trajeto. O que pesa são os 96% restantes do trajeto, que ficam nos postes.

    Os cabos multi-vias da cia elétrica geralmente são de 0,5mm², então trocando por FEB ou APL de 0,5mm² não adianta, teria que ser qualquer um dos 2 mas de 0,65mm² ou mais. Existe além do FE80 (0,8mm²) o FE100 (1mm²), mas DUVIDO que consiga convencer técnica da cia telefônica a colocar ele sequer de um poste pro outro, que dirá por 600m! E na verdade ainda não entendi como você pretende convencer a cia telefônica a fazer essa anormalidade que é colocar um cabo de 600m só pra você, é mais fácil ligarem outro par de 0,5mm² em paralelo, mas mesmo isso já será complicado conseguir, já que nem sempre tem pares sobrando nos postes.

    Se preocupe menos com o tipo de fio, e mais com a bitola. Mas... aumentar a bitola só de 5% do trajeto não vai ajudar muito, teria que trocar pelo menos 1/3 da fiação, ou seja, uns 200m ou mais, e a cia telefônica via de regra não faz isso de jeito nenhum, nem pagando, o pouco que o técnico talvez faça ILEGALMENTE é aproveitar 1 ou 2 pares sobrando e ligar eles em paralelo ao seu par por uns 300 ou 400m, pra diminuir a resistência nesse trecho e diminuir então a resistência total (Diminui a atenuação, aumenta o nível de sinal, mas se tiver fiação passando do lado de campo indutivo preocupante vai aumentar o ruído e o SNR não vai mudar apesar do nível de sinal aumentar, ou seja, nem dá pra ter certeza que isso resolve).

  7. #7

    Padrão Re: Quedas de internet quando chove. Sempre!

    São 270m (no máximo) do quadro principal (não sei como se chama) até a esquina da minha rua, onde o técnico disse que fica uma caixa (também não sei como se chama). Dessa caixa até a minha casa são mais 270m (no máximo). Não sei se iria trocar tudo ou só dessa caixa até minha casa. Mas ele mesmo disse que iria trocar “por um fio melhor” – no final das contas não trocou, creio que por má vontade. Como eu disse no post principal, ele só cortou a ponta do cabo e trocou a tomada. Não fez teste nenhum, nem viu as estatísticas no modem. Quando ele falou que iria trocar, mencionou que era diferente ("porque o atual era metálico") e de melhor qualidade.

    Já tinha sido a minha terceira reclamação com a Vivo. E a última foi porque agendei uma visita técnica para o dia 05/09, faltei o trabalho, mas não apareceu ninguém. Liguei e me informaram que a visita foi concluída no dia 04/09 e que tinham feito uma "vistoria externa" e estava tudo "ok". Acredito que já mandaram o técnico resolver (trocando o que for preciso, sei lá), porém a má vontade não o deixou.

    Se eu conseguir que troquem para qualquer um desses FE 100, FEB ou APL, ao invés do FE-80 você acha que já "resolveria", mesmo que seja nesses último 270m.

    Hoje choveu e as quedas ocorreram, mesmo após o procedimento realizado (corte da ponta do cabo e troca da tomada).

    Mais uma vez, obrigado.

  8. #8

    Padrão Re: Quedas de internet quando chove. Sempre!

    Ah, se falaram em trocar fio, é só pedaço pequeno entre dslam e armário de saída ou coisa assim. Eu mesmo tenho problema todo ano com o mísero pedaço de 2m entre a dslam e a caixa de saída, sempre tem que trocar ou cortar as pontas e encaixar de novo.

    Trocar os 270m não vão, porque não tem um par avulso pra cada cliente, é um cabo único de digamos 50 pares (Exemplo: https://produto.mercadolivre.com.br/...100-metros-_JM ) que atende 50 linhas telefônicas. É 0,5 ou 0,6mm² geralmente, mas é cobre e não aço e cia, por isso não precisa ser tão grosso quanto um FE-80.

    (Alias, umas cias recomendam em casa cabo tipo os FEB de 0,6mm², também porque são de cobre e não de aço e cia, ao invés dos FE-80 (0,8mm²) de aço cobreado. O cobre tem resistência menor então pode reduzir o diâmetro, a vantagem de FEB pra uso doméstico é não ressecar com o sol, um problema de FE-80 é emenda porca que enferrujou porque oxidou quando a capa plástica rachou)

    Essa caixa a 270m da sua casa é só um jumper enorme, lá entra um cabão gigantesco com centenas de linhas, e saem cabos de 50 pares rumo a duzias de ruas, é um divisor de linhas. Naquele armário não tem nada ativo, lá é só emendas e protetores passivos (Centelhadores e tal). Se tem uma caixa dessa, então tem a possibilidade de problema em cabo tanto na central como nesse armário de rua, o técnico teria que refazer a conexão nos 2.

    Quanto a olhar no modem as estatísticas, modem é um equipamentinho barato, confiabilidade baixa, não importa se o modem de R$ 100 diz que o SNR é digamos 15dB, o que importa é se a DSLAM lá na central, um equipamento altamente preciso, de R$ 25 mil, diz se esse SNR é mesmo 15dB. Não dá pra confiar em modem, tem que olhar qualidade de sinal lá na central. Olhar no modem ajuda no seguinte: Você avisa ao técnico que SEMPRE que chove o SNR cai de digamos 15dB pra digamos 6dB e o data rate (Actual rate) cai pra digamos 23000kbps. Ele vai entender que o problema não é agora e portanto não adianta olhar nível de sinal agora na central.

    E alias... se o problema é quando chove, não adianta olhar nível de sinal depois de trocar uns fios quando está seco, na hora de fechar o chamado nem é possível fechar se não tiver actual rate acima do plano do cliente então ele na verdade não precisa olhar nunca, vai ficar sabendo do sinal ruim quando for impedido de fechar a OS. E na real se o problema ocorre só com chuva, lascou, vai ter que ficar insistindo com técnico até que ele refaça as conexões lá na central, no armário intermediário, e na caixinha no poste aí perto da sua casa (Essas: https://under-linux.org/attachment.p...0&d=1359043958 . Não confundir com o armário de rua: http://3.bp.blogspot.com/-JPw9kkAD8g...41120230_n.jpg Que pode ser um pouco menor e pendurado em poste, mas é muito maior que uma caixinha pra emendar o seu cabo de casa no cabo de 50 pares da operadora (Só pra isso que a caixinha em poste ou fio serve, pra descascar o cabão de 50 pares e emendar só o seu par, ou dos vizinhos bem perto de você, sem interromper os pares que seguem adiante, enquanto o armário de rua interrompe tudo que passa por ele))

  9. #9

    Padrão Re: Quedas de internet quando chove. Sempre!

    Entendi.
    Vou tentar aqui e posto o resultado antes de fechar o tópico.
    Obrigado.

  10. #10
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Quedas de internet quando chove. Sempre!

    humilde da paz; cabo FEB não posso te afirmar nada, por não o ter utilizado em meus clientes, mas APL ( CCE-APL 50 x2) em algumas lojas é relativamente barata ( R$ 1,00 a R$ 2,00 o metro), perto dos FE- 80 ( R$ 0,70) sem contar que pode se usar o segundo par. Acho que menos de 50 metros, não é viavel e uso mais em redes com 100 a 1000 metros na zona rural dentro da mesma propriedade.

    Um teste que pode ajudar na linha telefônica: tire o fone de gancho, disque " 0 ou 2 a 9 não pode haver ruído nenhum, nem mesmo ao fundo; Caso tenha, desligue todos os aparelhos conectados a essa linha, persistindo troque o filtro ADSL e atento para não conectar errado, mas teste com mais de um tipo de aparelho e de preferencia com fio . Atendia a duas casas, que por serem antigas só precisei de limpar em seu interior; Bom fazer isso todo o ano, basta retirar os espelhos da tomada, interruptor , telefone, cabo coaxial caso haja conector F fêmea. um pequeno pincel, secador, chave de fenda média e extensão resolve o problema. Na minha casa deu uma redução de 5 KW num mês; cada medidor consome pelo menos 1 Kw e com mais 1 pelo menos desperdiçados, somados a milhôes de consumidores a conta pode não fechar.

  11. #11

    Padrão Re: Quedas de internet quando chove. Sempre!

    Prezados. Trocaram o cabeamento da caixa no poste até a minha casa, uns 100m (5 postes) pelo FEB-D-65-ASF e não caiu mais quando chouve. Obrigado a todos pelas contribuições.