+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto de Torre Estaiada

    Srs,

    Estou iniciando um provedor aqui no RN e gostaria de algumas dicas de vocês (vou fazer em tópicos diferentes).

    Fiz um projeto de torre estaiada de 31.5m, em módulos de 3m, me baseando no projeto da Icasol, para atender a chegada do meu link (enlace de 10km), plotei no TsTower e gostaria de ter mais segurança antes de começar a subir.

    Pretendo compartilhar o projeto assim que estiver pronto para auxiliar o pessoal!

    Segue material:

    Dimensão do perfil: Triangular 30cm lado - Cantoneira 1.1/4 por 1/8"

    Laterais: Cantoneiras 1.1/4" por 1/8"
    Contraventamento: Cantoneiras 1/2" por 1/8"
    Suportes horizontais: Cantoneiras 1/2" por 1/8"

    Parafusos: 3/16" por 2"

    Base:
    1 módulo parcialmente enterrado (1.5m) e concretado (1:2:3)

    Estais:
    Cordoalha 3/16" raio 15m

    Pintura:
    - Zarcão
    - Époxi
    - Verniz PU


    Dúvidas:

    1) O projeto está bacana? Meu medo é isso cair!
    2) Não estou prevendo uma barra anti-torção, será necessário?


    []'s
    Última edição por johnnyseabra; 19-09-2017 às 15:51.

  2. #2

    Padrão Re: Projeto de Torre Estaiada

    No meu ponto de vista eu usaria um anti-torção sim.

  3. #3

    Padrão Re: Projeto de Torre Estaiada

    Ter torre praticamente assim eu tive (30m na verdade, e contravento de ferro liso de 3/8" ou 7/16", não lembro), com estaios presos lá pelos 10m apenas, em área urbana sem ventos fortes sazonais. Não sei se alguma região do RN tem rajadas de vento tão fortes, mas com anteninha 27dBi (E umas setoriais) isso pra mim serviu por uns 6 anos (Tirei porque fechei, não porque caiu).

    Pessoal que vende torre de 30cm na verdade faz mais larguinho, o negócio não é fazer um projeto maluco que resulta em vários pedaços perdidos, o negócio é usar divisões das barras de 6m, por exemplo se cortar com 30cm de largura, serão 20 peças, mas com o encaixe "por fora" a torre terá na prática 34cm de largura na real, e isso não é problema, melhor isso do que cortar com digamos 27cm, e ficar com tocos de alguns cm que sobraram, é uma economia que não faz sentido.

    Anti-torção custa pouco, então é bobeira não fazer. Só não pode apertar até a cordoalha virar corda de violão, com essa distância (15m) vai ter uma barriguinha mesmo, e isso não é problema.

    Tem detalhes bobos tipo lembrar de colocar arruela senão os parafusos afundam, e no dia de tirar dá um trabalho enorme, mas não precisa coisa tipo arruela lisa e uma de pressão por cima, os parafusos não sofrem movimentos, só uma arruela lisa com a pintura por cima já vai evitar sua abertura, e se pintar mal a porca enferruja e trava igual, não precisa nem se preocupar com porta auto-travante (Apesar que custam tão pouco, se no comércio local só tiver isso, é bobeira pagar mais caro ou esperar outra opção por preciosismo, pega o que tem e pronto).

    E o verniz na torre é novidade pra mim. Talvez módulos comerciais típicos venham com isso, mas os de serralheiros sob encomenda tem só tinta comum (Esmalte sintético, tem que retocar a cada 6 ou 8 anos, mas geralmente estão todos cheios de bosta de passarinho seja lá qual tinta usar, o retoque é mais preciosismo mesmo, talvez se for região com maresia a conversa seja outra, mas longe do mar a corrosão é baixa nas áreas onde a tinta descasca, oxida só o 0,3mm externo das cantoneiras, não compromete nada, mais fácil as presilhas da cordoalha estragarem (Dobra a cordoalha e ir torcendo ela ao redor da outra curva da cordoalha ajuda, na hora de tirar vai ver que mesmo depois de tirar a presilha a cordoalha está firme, não solta na hora, dá mais trabalho pra montar (Na verdade exige prática em dobrar isso, precisa luva grossa de vaqueta e alicate turquês pra ficar bonitinho) mas tem a segurança extra, até atrapalha eventual vandalismo, se alguém só tirar as presilhas nada acontece na hora (Só depois de um vendaval vai soltar, se enrolar direitinho).

  4. #4

    Padrão Re: Projeto de Torre Estaiada

    Rubem,

    Desde já te agradeço pela ajuda.

    Somente para esmiuçar um pouco mais a questão do anti-torção:

    Penso em fazer ele com as barras de contraventamento (1/2"), paralelos ao solo, na altura do estaiamento medial (20m) - serão 03 estaiamentos 10, 20 e 30m. Nele posso usar 01 cabo de aço em cada lado da barra, descendo em direção à mesma base de estaiamento.

    É isso mesmo?

  5. #5

    Padrão Re: Projeto de Torre Estaiada

    O pouco de anti-torção que usei foi com cantoneira 3/4. As de 1/2 pra mim que iriam dobrar já na hora de esticar os estaios!

    Se tiver antena grande, tipo parabólica de 1,8m, seria bom colocar um anti-torção logo acima, e outro logo abaixo dessa antena grande, mas se não tiver nada grande no alto, pode colocar distantes assim mesmo, 6 a 10m de distância tá ok (Mas abaixo de uns 8 ou 9m a torre nunca dança, abaixo disso anti-torção não faz efeito).

    HOJE eu faria anti-torção na forma de pequenos triângulos pra parafusas pra fora de cada canto, aí sim poderia ser cantoneira 1/2" tranquilo. Seria assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antitorcao.png
Visualizações:	671
Tamanho: 	69,8 KB
ID:      	67625
    Onde já tem torre construída, assim é mais fácil adicionar algum anti-torção. Esse modelo atrapalha um pouco a subida só se ficar na mesma emenda de módulo onde estão os estaios normais, se ficarem em alturas diferentes, digamos anti-torção 1,5m abaixo dos estaios normais, tem espaço pra um técnico com mochila nas costas passar sem muito trabalho (E na verdade a maioria dos anti-torção atrapalha se ficar na altura do estaio normal, precisaria ser bem distante da torre, tipo 60cm, pra não atrapalhar nada.

    Ah, e tem a gambiarra de colocar estaios extras assim, atua como um anti-torção meia boca, pra 30m eu usaria sem problema:
    https://under-linux.org/attachment.p...8&d=1436140314