+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Criar uma rede com RB 750 ou uma antena Ubiquiti?

    Bom dia a todos!
    Pessoal vou instalar uma rede de internet numa escola, fiz uma vez esse serviço a muito tempo com uma Rb750, switchs, hubs... e até hoje está funcionando muito bem. Por isso me pediram para instalar nessa outra escola. Ainda não tenho certeza do tamanho da escola, mas já me disseram que uma boa antena Ubiquiti já com servidor de rede está sendo uma boa opção.
    Portanto eu pergunto aos colegas que já tiveram experiencia com os 2 sistemas ou apenas 1, qual é melhor para a escola que irei instalar em relação a manutenção e uso no dia a dia. RB 750 ou Ubiquiti?
    Desde já, obrigado.
    Gilson

  2. #2

    Padrão Re: Criar uma rede com RB 750 ou uma antena Ubiquiti?

    Radio Ubiquiti é pra receber link. Não vejo onde ele se encaixa gerenciando uma rede (domestica até vá lá, porque pra rotear alguns poucos smartphones, note, PC, etc)
    Agora pra gerenciar uma rede de uma escola uma RB é o minimo.

    Rádio Ubiquiti tem roteamento básico, afinal eles não iriam lançar um radio que faz tudo pra matar a própria linha Edgerouter deles.
    Agora se for um radio Mikrotik, com licença Lvl4 e um processador razoável pode receber o link e gerenciar também. Rádio Ubiquiti, faz o básico que qualquer roteador domestico faz

  3. #3

    Padrão Re: Criar uma rede com RB 750 ou uma antena Ubiquiti?

    Obrigado Sphreak, acho q realmente vou de RB. Obrigado

  4. #4

    Padrão Re: Criar uma rede com RB 750 ou uma antena Ubiquiti?

    Se não tiver coisa tipo controle de velocidade individual, pense seriamente em alguns Ubiquiti Unifi.

    HOJE eles estão com preço ok, comparado a RB+switch+AP's MK. No passado eram bem mais caros.

    A estabilidade nesses ambientes cheios de gente é bem grande com Unifi. Pelo software Unifi controller (Que cria uma rede única, realmente móvel, pros 3 ou 4 aparelhos Unifi) não tem muitas opções avançadas, só o básico, mas é friendly-user, e... pela minha experiência professores e diretores de escola são as pessoas que MENOS aprendem a usar os softwares que deveriam, se não tiver um setup bem friendly-user pra trocar senha as vezes eles não conseguirão e vão ficar te chamando por bobeiras assim.

    Se tiver coisa tipo ticket ou horário, aí é é com MK mesmo, mas se for rede comum com senha, 2 a 4 Unifi na mesma rede (Unidos via cabo, por um switch comum) vão atender bem pra caramba, instala o Unifi controller em 2 ou 3 terminais da diretoria e deixa eles livres pra alterar o que quiserem, fica uma rede bem robusta, e o preço nem é tão alto (Precisa só 3 Unifi onde iriam 4 AP's comuns, porque Unifi lida melhor com os lixos de sinal vindo de tablets e notebooks lixo tipo Positivo que os professores costumam ter).