+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dimensionamento servidor

    Pessoal

    Estou querendo dimensionar um servidor pro ISP que estou montando. Penso em atender 500 clientes inicialmente com esta configuração. Minha conexão chegará em fibra e ddvo conectar diretamente em uma RB 3011. Porém quero um servidor pra atender o cache (thundercache) e um mk-auth virtualizados.

    Qual seria a melhor configuração em custo/benefício?

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Dimensionamento servidor

    Cache é furada, tem que ter uma máquina muito top, não compensa

  3. #3

    Padrão Re: Dimensionamento servidor

    1.º RB 3011 é limitada sua licença ela é de nível "Level" 5 o que não te permitira logicamente conectar mais do que 500 conexões PPP conforme informa os niveis de licença da Mikrotik, te recomendo uma RB 1100AH ou superior em termos de processamento e que seja de nível 6.
    2.º Servidor de Cache podes configurar o que melhor lhe atende, mais actualmente o recomendado é ter banda larga sobrando do servidor de Cache sendo que hoje em dia a maioria dos principais sites do tipo Https não suportado "ignorados" pelo cache. O que te recomendo é ter servidor de DNS dedicado fica mais em conta actualmente do que servidor de Cache.
    3.º p´ra começar mk-auth vai bem pode ser virtualizado não há problemas nenhum amigo.

  4. #4

    Padrão Re: Dimensionamento servidor

    - Só porquê a licença é Level 5 não quer dizer que o equipamento suporte 500 conexões simultâneas (existe uma série de fatores que determinam a capacidade de um roteador para trabalhar como concentrador). Mas se você recomenda que ele compre um roteador com licença Level 6, recomende pelo menos uma CCR 1009.

    - Hoje em dia servidor de cache é perda de tempo e dinheiro, hoje grande parte dos conteúdos além de serem dinâmicos, são em HTTPS. Quer pensar melhor? Se torne AS e busque CDNs. Servidor DNS é obrigatoriedade de qualquer provedor, não dá pra depender de DNS público.

  5. #5

    Padrão Re: Dimensionamento servidor

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    - Só porquê a licença é Level 5 não quer dizer que o equipamento suporte 500 conexões simultâneas (existe uma série de fatores que determinam a capacidade de um roteador para trabalhar como concentrador). Mas se você recomenda que ele compre um roteador com licença Level 6, recomende pelo menos uma CCR 1009.

    - Hoje em dia servidor de cache é perda de tempo e dinheiro, hoje grande parte dos conteúdos além de serem dinâmicos, são em HTTPS. Quer pensar melhor? Se torne AS e busque CDNs. Servidor DNS é obrigatoriedade de qualquer provedor, não dá pra depender de DNS público.
    +1