+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sou novo em mikrotik, poderiam me dar uma luz sobre um mikrotik 850gx2

    Boa noite galera, sou novo em mikrotik, inventei de pegar um de um cliente pra tentar configurar o balance de dois links mais foi frustrante hehehehe, não consegui.

    a infra do cara é a seguinte,

    vivo fibra 200mb no modem da operadora distribuindo ip 192.168.15.0/24
    net virtua 240mb no modem da operadora distribuindo ip 192.168.0.0/24

    tentei alguns tutorias da net mais sem sucesso, consigo fazer o mikrotik enxergar os dois links configurando eles pelo dhcp cliente, mais acho que é alto nas rotas que não estou conseguindo fazer, os tutos pediam pra mexer no mangle, no qual segui configurando e mesmo assim não funcionou,


    qual a forma mais simples e rapida de configurar esses dois links no mikrotik para serem usados ao mesmo tempo , não há necessidade de juntar e formar 1 só de 440mb, o cliente quer que eles trabalhem juntos mais não somando os dois, e ao mesmo tempo tendo uma configuração que caso caia um deles o outro assume..

    muito obrigado pela atenção galera!!!

  2. #2
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Sou novo em mikrotik, poderiam me dar uma luz sobre um mikrotik 850gx2

    Vá em IP-> dhcp client,+, Interfaçe (coloque a interfaçe do primeiro link,
    mantenha marcado Use ntp e DNS, Add default route= yes, default distance = 0

    no segundo link repita todo o processo porem em Default Route Distance coloque=1
    P.S interface coloque a porta do segundo Link

    assim caso caia o primeiro link o segundo sobe...existem formas mais eficientes, porem simples e rápida que não demanda conhecimento técnico é esta.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vagnerricardo Ver Post
    Vá em IP-> dhcp client,+, Interfaçe (coloque a interfaçe do primeiro link,
    mantenha marcado Use ntp e DNS, Add default route= yes, default distance = 0

    no segundo link repita todo o processo porem em Default Route Distance coloque=1
    P.S interface coloque a porta do segundo Link

    assim caso caia o primeiro link o segundo sobe...existem formas mais eficientes, porem simples e rápida que não demanda conhecimento técnico é esta.
    eu cheguei a fazer isso, mais quando ligo o mikrotik no switch os notebooks não navegam na net, recebem ip correto do mikrotik porem da conectividade nula ou limita sem acesso a internet....
    dessa forma que vc descreveu não preciso mexer em mais nada nele? em mangle, routes, nat etc etc?

  4. #4

    Padrão Re: Sou novo em mikrotik, poderiam me dar uma luz sobre um mikrotik 850gx2

    Vc NUNCA vai somar esses links, SEMPRE vai trabalhar um a um!!!!
    De forma simultânea, é claro, pois isso sim é um LOAD de verdade.

  5. #5

    Padrão Re: Sou novo em mikrotik, poderiam me dar uma luz sobre um mikrotik 850gx2

    A melhor forma de vc resolver esse problema aí é balancear por peso igual essas cargas com um LOAD em HTTPS para não haver problema com páginas que requerem mesma rota de entrada e saída.
    Se não conseguir resolver seu problema me fala que te ajudo...

  6. #6

    Padrão Re: Sou novo em mikrotik, poderiam me dar uma luz sobre um mikrotik 850gx2

    pode manda contato te ajudarei ate onde sei o restante sera com vc

  7. #7
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Sou novo em mikrotik, poderiam me dar uma luz sobre um mikrotik 850gx2

    Não estão navegando porquê falta você ir em Firewall Nat e criar uma regra de masquerade

    IP-> Firewall-> Nat-> + -> chain: SRCNAT , chain : MASQUERADE -> apply,

    isso deve fazer sua internet funcionar.

  8. #8
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Sou novo em mikrotik, poderiam me dar uma luz sobre um mikrotik 850gx2

    Amigo, faça por rota...coloca determinados clientes pra sair por link 1 e restante no link2

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandopiassu Ver Post
    A melhor forma de vc resolver esse problema aí é balancear por peso igual essas cargas com um LOAD em HTTPS para não haver problema com páginas que requerem mesma rota de entrada e saída.
    Se não conseguir resolver seu problema me fala que te ajudo...
    na verdade não quero somar eles não, quero simplesmente deixar os dois configurados no mikrotik e balancear os dois, pra nao utilizar somente um link, e quando um desses links cairem o outro continue funcionando.... heheheh

  10. #10

    Padrão Re: Sou novo em mikrotik, poderiam me dar uma luz sobre um mikrotik 850gx2

    Citação Postado originalmente por bilrelikia Ver Post
    pode manda contato te ajudarei ate onde sei o restante sera com vc
    me add no zap ai entao.. 11 98803 0769

  11. #11

    Padrão Re: Sou novo em mikrotik, poderiam me dar uma luz sobre um mikrotik 850gx2

    Citação Postado originalmente por fernandopiassu Ver Post
    A melhor forma de vc resolver esse problema aí é balancear por peso igual essas cargas com um LOAD em HTTPS para não haver problema com páginas que requerem mesma rota de entrada e saída.
    Se não conseguir resolver seu problema me fala que te ajudo...
    eu trouxe o mikrotik pra casa, e estou tentando fazer ele funcionar somente com meu virtua 120mb e mesmo assim nao consigo hahahhaa, treco dificil da bixiga, pelo que entendi eu até consigo fazer o mikrotik reconhecer o link mais o problema é quando uso a saida dele pro meu pc, nao navego, pego ip do mikrotik que configurei o dhcp mais nao navega, problema semelhante ao que ocorre no cliente com os dois links. se quiser me add no zap 11 98803-0769

  12. #12

    Padrão Re: Sou novo em mikrotik, poderiam me dar uma luz sobre um mikrotik 850gx2

    Citação Postado originalmente por dmfstanley Ver Post
    eu trouxe o mikrotik pra casa, e estou tentando fazer ele funcionar somente com meu virtua 120mb e mesmo assim nao consigo hahahhaa, treco dificil da bixiga, pelo que entendi eu até consigo fazer o mikrotik reconhecer o link mais o problema é quando uso a saida dele pro meu pc, nao navego, pego ip do mikrotik que configurei o dhcp mais nao navega, problema semelhante ao que ocorre no cliente com os dois links. se quiser me add no zap 11 98803-0769
    Pelo que entendi você configurou ele pra receber dhcp do virtua certo? E como configurou a porta de saída? Fez um dhcp server nessa porta? Fez o nat mascareade que resolve a internet.

  13. #13

    Padrão Re: Sou novo em mikrotik, poderiam me dar uma luz sobre um mikrotik 850gx2

    chama la amigo 21975655319

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rcardomenezes Ver Post
    Pelo que entendi você configurou ele pra receber dhcp do virtua certo? E como configurou a porta de saída? Fez um dhcp server nessa porta? Fez o nat mascareade que resolve a internet.
    isso, configurei um dhcp na eth5 que será a saida, cheguei a fazer nat tbm... mais devo estar faltando algo hehehe

  15. #15

    Padrão Re: Sou novo em mikrotik, poderiam me dar uma luz sobre um mikrotik 850gx2

    Citação Postado originalmente por dmfstanley Ver Post
    isso, configurei um dhcp na eth5 que será a saida, cheguei a fazer nat tbm... mais devo estar faltando algo hehehe
    Botou DNS?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rcardomenezes Ver Post
    Botou DNS?
    botei sim... hehehehe