+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CPE Aterramento

    Oi, tudo certo? É o seguinte estou começando agora com CPEs etc, é o seguinte estou querendo usar CPEs, CPE210, em um PtP simples, casa-escritorio, a CPE210 tem POE aterrado e um aterramento independente do cabo de rede, as duas CPEs vao ficar mais ou menos 11 metros do chão de altura, ligadas a um router cada, a duvida é a seguinte nessa altura do chão é realmente necessário o aterramento? Se eu nao aterrar o CPE pode queimar facil? Basta usar o aterramento independente e deixar o cabo rede sem? Ou basta usar cabo de rede blindado, nessa altura do chão é necessario blindado? Falo pq na minha cidade é dificil achar tudo, então eu teria um bom trabalho para comprar, etc, meu objetivo é exclusivamente evitar a queima do CPE não do router, gostaria se possivel varias opnioes de quem tem experiencia nisso.

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: CPE Aterramento

    Se nele existe o sistema de aterramento precisa sim. Ao contrário do que muitos acham, não é o raio a principal causa e sim a carga estática que faz com que queime.
    Um raio pode cair a centenas de metros, um curto em uma das tomadas da sua casa ou até dos vizinhos, ventos secos seguidos de ventos úmidos é o suficiente; lembra das experiências nas aulas com pente e papel picado? No caso pode gerar um potencial enorme ou não, mas basta uns 30 volts para causar danos se tiver algum componente alterado ou mau soldado. Na média eles vem protegidos para suportar até 1000 volts, nosso corpo por si pode chegar a 200 volts mas as correntes raramente ultrapassa 0,001 A por isso passa despercebido e acho que com 0,005 A sentimos um leve choque mas com 0,010 A pode afetar alguém que esteja usando o marca-passo e 0,030 A pode ser fatal.