+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CPE Aterramento

    Oi, tudo certo? É o seguinte estou começando agora com CPEs etc, é o seguinte estou querendo usar CPEs, CPE210, em um PtP simples, casa-escritorio, a CPE210 tem POE aterrado e um aterramento independente do cabo de rede, as duas CPEs vao ficar mais ou menos 11 metros do chão de altura, ligadas a um router cada, a duvida é a seguinte nessa altura do chão é realmente necessário o aterramento? Se eu nao aterrar o CPE pode queimar facil? Basta usar o aterramento independente e deixar o cabo rede sem? Ou basta usar cabo de rede blindado, nessa altura do chão é necessario blindado? Falo pq na minha cidade é dificil achar tudo, então eu teria um bom trabalho para comprar, etc, meu objetivo é exclusivamente evitar a queima do CPE não do router, gostaria se possivel varias opnioes de quem tem experiencia nisso.

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: CPE Aterramento

    Se nele existe o sistema de aterramento precisa sim. Ao contrário do que muitos acham, não é o raio a principal causa e sim a carga estática que faz com que queime.
    Um raio pode cair a centenas de metros, um curto em uma das tomadas da sua casa ou até dos vizinhos, ventos secos seguidos de ventos úmidos é o suficiente; lembra das experiências nas aulas com pente e papel picado? No caso pode gerar um potencial enorme ou não, mas basta uns 30 volts para causar danos se tiver algum componente alterado ou mau soldado. Na média eles vem protegidos para suportar até 1000 volts, nosso corpo por si pode chegar a 200 volts mas as correntes raramente ultrapassa 0,001 A por isso passa despercebido e acho que com 0,005 A sentimos um leve choque mas com 0,010 A pode afetar alguém que esteja usando o marca-passo e 0,030 A pode ser fatal.

    Material para aterramento se acha em qualquer loja de materiais elétricos ou de construção; mas pode ser trabalhoso se for construção antiga e pode mudar a estética externa do imóvel.
    São poucos os pedreiros e eletricistas que topam em fazer só esse serviço, e a maioria vão te dizer que isso é lolota e caso faça, faça para o imóvel todo por que com certeza toparão e atento com a cor do fio( verde) ou ( verde/amarelo) isso sim é algo difícil de achar em cidades pequenas.

  3. #3

    Padrão Re: CPE Aterramento

    E se a internet chega na sua casa por modem ADSL, aterre também o protetor de linha telefônica. Muito nobreak e estabilizador tem 2 portas RJ-11 atrás, é pra isso, é só aterrar o equipamento que a linha estará protegida, ligada no aterramento do equipamento.

    Linha telefônica tem uma fiação exposta de muitos quilômetros, por isso induz fácil alta tensão e queima telefones e modens, sempre tem potencial pra ir queimando tudo que está ligado no mesmo cabo de rede.

    Toda fiação exposta num certo tamanho está exposta a um campo eletromagnético tal que induza alta tensão, então todos esses cabos precisam aterramento, até o da antena parabólica (Digital, analógica, paga ou grátis), especialmente onde algum dia já queimou porta HDMI de TV, ou receptor, ou algum LNB/LNBF. Se vai colocar 2 ou 3 hastes de aterramento, liga logo de uma vez tudo isso nesse aterramento.

    E lembra que aterramento em terra úmida é MUITO mais eficiente que em terra seca, então prefira fincar as hastes debaixo de um gramado ou quintal com pedras, do que debaixo de cimento. Terra seca tem condutividade ruim então deve ser evitada, não precisa regar o aterramento, mas ele será mais eficiente onde molha as vezes (Gramado é perfeito. Só lembra que tem que fazer um buraco de alguns 20 a 40cm, colocar a haste lá no fundo, e não deixar a haste 10cm exposta acima da grama. Ela tem que ficar ABAIXO e não acima do terreno, faz valeta pra enterrar o fio e de preferência fio desencapado (De cobre) em valeta funda que também vira parte do aterramento já que tem contato com a terra).

  4. #4

    Padrão Re: CPE Aterramento

    pq voce diz fio verde ou verde e amarelo? A CPE210 vcs ja devem conhecer né, o problema é seguinte no geral é uma CPE de uns $ 200, nos imoveis não tem gramado e etc é tudo piso forrado, então dependendo de quanto gasta no aterramento, vale varias CPEs, e outra duro é achar quem faz o aterramento certo. Vai ficar + ou - uns 7 metros de cabo net exposto, se eu usar cabo normal sem blindagem e sem aterramento, e aterrar apenas no parafuso do CPE, voce acham que poderia evitar a queima? Passar o cabo dentro do tubo faz diferença, nada, muita ou pouca? E voce poderiam sugerir algum aterramento alternativo, li aqui sobre ligar em metais da construção, poderiam me sugerir alternativas que ja testaram com bom resultado. Outro probleminha que estou tendo com a CPE210 é o seguinte a tampa é extremamente dura para abrir, alguem tem uma dica para abrir isso sem quebrar? Obrigado as respostas até agora

  5. #5

    Padrão Re: CPE Aterramento

    "Aterrar" em janela de metal, em ferro de construção, tá longe de ser aterramento mas é mesmo melhor que nada. Esses metais terão resistência tipo 900 ohms rumo ao solo, mas grandes descargas vão preferir isso do que os 500k de resistência pra pular sobre uma trilha ou abrir diodo pra chegar no neutro da rede elétrica através da fonte do aparelho.

    Mas "melhor que nada" as vezes é "bem perto de nada", vai proteger pouco, então só vale a pena fazer se for barato e simples (Se tiver que passar um fio de 10m por uma canaleta exclusiva, subindo no forro e suando feito animal por horas, não vale a pena tanto trabalho).

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: CPE Aterramento

    Fio verde ou verde/amarelo é usado como norma; mas caso queira usar rosa, branco, preto, incolor estejas à vontade; Ao fazer um reparo e o eletricista fizer errado não chore pelo leite derramado.
    Fiz essas gambiarras usando o fio terra nas janelas, pregos, vergalhões de concreto( o mais indicado para imóvel que não tem nada) mas não gostei; isso afeta quem gosta de ouvir rádios em AM ou ondas curtas e sendo radio-amador em ondas curtas pode afetar por que o ruído gerado pelas fontes chaveadas e o clock, PLL dos aparelhos interferem no som audível.
    Tomadas elétricas em rede F+N são polarizadas, mesmo em padrões antigos, seja elas com fio terra ou não; mas nós "babacas" preferimos ignorar mesmo tendo conhecimento por que não vai afetar o funcionamento, mas um caso ou outro na vida útil.
    Essas CPEs, Nanostation etc, na maioria dos casos trabalham isolados, e quando queimam é devido ao surto na rede elétrica por não possuir sistema de proteção interna. Se vierem com fontes de 12, 15 volts e tiver mais de 10 metros de cabo vais queimar com ou sem aterramento; fontes com 18 ou 24 volts queimam bem menos. Equipamentos específicos em out dor, funcionam com -36, -48 até -96 conforme a especificação do fabricante e normalmente possui inversor isolado para 5 ou 3,3 volts. As grandes Teles, conforme a necessidade preferem usar por guias de onda, isso sim exigem profissionais muito bem treinados.

  7. #7

    Padrão

    Nilton e Rubem obrigado pelas respostas até agora. Nilton voce fala 10 metros de cabo Cat total ou exposto? É seguinte na minha cidade 99% dos imoveis são 110 monofasico e não tem aterramento e quando tem não deve funcionar, a não ser que seu profissional for formado em aterramento em Harvard , e graças a Deus é raro queimar alguma coisa com chuva ou sem chuva, tipo Tvs, Sons, PCs etc, exemplo minha Parabolica banda C (7-8 metros altura) nunca queimou feed ou decoder, ja tem uns 20 anos ou mais. Duas perguntas, vcs acham o CPE210 (PoE 24v Passivo) sensivel a ESDs e etc ou acham ele mais resistente? Voces tem alguma experiencia com ele sem aterramento? Em relação oque eu acabei de falar sobre minha cidade vcs acham que ele poderia durar muito sem nenhuma especie de aterramento, e cabo Cat5e comum? Eu posso parecer repetitivo, mas é seguinte no geral a lojas "especializadas" locais trabalham só com oque ha de mais barato no universo, se eu achar cabo blindado e aterrado aqui vai ser igual achar ouro, o furukaua deve ser só na impressão (falso), e pagar um pedreiro ou eletricista para fazer um aterramento que a chance de funcionar é 1% é dureza, ainda mais para mim que sou pobre, estou perguntando tudo isso para saber se realmente na caso da minha cidade e especificamente com esse CPE esse aterramento é necessario, pq se for, sinceramente prefiro fazer o aterramento como minhas proprias maos, e ai é um trabalhao, e como disse não tenho gramado e etc, talvez meu aterramento fica 5% de chance , pq isso as perguntas. Obrigado.

  8. #8
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: CPE Aterramento

    mrocha2, não sou expert em eletrônica e telecom embora trabalhe com isso desde 1976 inicialmente como brincadeira. Aqui não é diferente, esses cabos de redes ou UTPs são vendidos com materiais de 3ª ou última categoria e preços relativamente caros; o mesmo acontece com fios de rede elétrica, se não resseca o isolante ele quebra onde tiver uma ranhura no condutor. Quando faço instalação, deixo até mais de 2 metros de fio sobrando em cada ponta( energia ou internet).
    Particularmente nunca tive sorte com CPE( R$ 200,00) e ainda por cima uma delas em indoor com fio na tubulação etc( minha casa), com 15 metros de fio e o imóvel é aterrado. Uso no lugar um multilaser adaptado para POE( sobe 24 volts, regulado para 9 volts dentro da caixa hermética fixado no corredor interno), e antena 15 dBi mas fiz testes com unit cobrindo uma área inicial de 1000 m², hoje com arborização da praça 150 m², cobre todo o perímetro do imóvel no celular com folga.
    Aqui eletricista nenhum faz o aterramento, a menos que a planta exija e que esteja sendo fiscalizado.
    Não importa o tipo de cabo que seja, se o aparelho não tiver proteção contra surtos ou não for suficiente vai queimar; todos os eletroeletronicos comercializados no país, ou em todos os continentes contendo o selo, o equivalente a PROCEL, ANEEL, ANATEL, INMETRO são protegidos contra surtos e eventuais choques elétricos, alguns exigem mais um cabo de aterramento além do fio terra. Problema são os aparelhos refugados, e governos não tem controle sobre eles e são taxados como produtos piratas.
    Aqui, ( CEMIG) aterra os postes intercaladamente e com reforço maior onde está o transformador revisando periodicamente, mas o problema está nos bairros distantes( roubo de fio do aterramento) ou em áreas rurais onde nem a própria concessionária revisa a instalação. Em cada unidade consumidora existe o aterramento onde está o medidor, mas é vedado o uso por parte do consumidor a usar este aterramento( monofásico), mas para bifásico ou trifásico e liberado e em alguns casos( maioria) precisa da assinatura de um engenheiro eletricista, e apresentação das NF-e dos aparelhos num determinado prazo após a ligação da rede( LUZ).
    Comprei um cabo furukawa, quando fui preparar o conector, os condutores foram quebrando, ora ou ora outro, foi-se 1 metro de fio perdido e acabei jogando fora; ainda bem que comprei só 5 metros.

  9. #9

    Padrão Re: CPE Aterramento

    Nilton resumindo voce acha que um router adaptado encaixotado, é mais resistente que um CPE em relação a ESD etc? Esse router Multilaser não aceitava PoE originalmente? É PoE forçado adaptado é isso? Poderia explicar isso melhor? Nilton eu estou começando agora e estou estudando muito isso, eu acabei chegando no CPE pensando assim, é proprio, vai funcionar melhor, mas sinceramente antes pensei muito em um Router 20 dbm + Aquario 25 dbi grid, inclusive adaptando no router o N macho, pq hoje para baratiar é cada vez menos os router que vem o conector, mas tem gente que fala que a grid o cabo reseca etc, e falar a verdade desde que vi a grid aquario primeira vez eu falei, puts, essa gradinha que usaram é a mais barata que acharam, mas no geral achei que parece boa pelo preço. Nilton voce acha o funcionamento do CPE é tão melhor assim que o Hack para um link de 2 Km com visão? Uma vantagem que achei no CPE é a config de ACK etc, oque voce pensa disso CPE x Hack no geral, pq na verdade eu ainda tenho tempo para mudar de ideia. Voce ja fez alguma esperiencia usando uma antena omni e outra direcional no mesmo router, uma em cada saida, tipo omni repetindo, grid fazendo o link? Pensei em experimentar isso, pq assim usa um router só elevado, desce só 1 fio eletrico grossão, se queima, queima um router só barato, oque voce acha? Foi bom vc falar essa experiencia sua com o Cat. O mundo esta uma bosta, até comprar coisas simples como um DVD virgem (parei) ou um Pen Drive virou bicho de 7 cabeças, voce paga o preço do original muitas vezes paga até bem mais que o original e leva o lixo. Nilton essa do produto Refugado foi bem falado, estava de passagem em SP, lojinhas com CPE210, preço excelente, CPE com caixa lacrada e selo da Anatel, mas ja olhei essas lojas (varias) nenhuma esta como autorizada no site do TP link brasil, mas se tem o selo da Anatel não devia ser contrabando certo? Ou a TP Link vende para o paraguai para um autorizado de lá e depois ele volta para cá? Eu não sei, só sei que tem coisa errada... Voce sabe? Só penso em carga roubada, e outra a TP Link vai dar a garantia de 2 anos, de revendedor não autorizado? Essa é uma desvantagem que vejo nas CPEs, as autorizadas não tem no estoque, nenhuma delas, nem 5 ghz, vc é obrigado comprar de não autorizados, merc. livre etc. Ja router tem autorizado de monte, mas se abrir para adaptar, se for router lacrado, perde a garantia. Dei uma desviada, mas espero suas respostas sobre Hack x CPE. Obrigado

  10. #10

    Padrão Re: CPE Aterramento

    CPE tem uns componentes de proteção, componentes tipos os TVS paralelo aos pares de dados, que jogam pro aterramento qualquer eventual descarga. Roteador de mesa pra ligar em antena externa não tem esse tipo de proteção.

    Sobre blindagem de cabos, vale lembrar que o negativo da alimentação é ligado á carcaça das antenas e CPE's, se a fonte chaveada de um rádio tem o negativo aterrada, e a alimentação segue via cabo POE, não precisa cabo blindado pro aterramento chegar na CPE, o negativo da alimentação faz isso. A blindagem serve pra blindar de campos eletromagnéticos na vizinhança, seja ruídos de outros equipamentos, ou campos criados por raios por perto (Em área urbana é raro cair raio no meio do nada e o campo eletromagnético dele se propagar pra todo lado, tem muito aterramento e muita construção no caminho), a blindagem em si não serve pra levar o aterramento, só diminui a indução de alta tensão quando há raios perto, e se o negativo está aterrado (Mesmo que numa barra de aço da parede) os efeitos disso serão bastante reduzidos até sem blindagem.

    De maneira geral, quanto menos cabo exposto, menor o risco, então ter o cabo mais curto possível, e com a menor área exposta do lado de fora da casa, melhor. Telha de barro ou de amianto atenuam pouco os campos eletromagnéticos de descargas, mas... atenuam mais que nada, se pude descer o cabo reto da antena por DENTRO do tubo de aço, melhor, e se puder colocar ele o quanto antes num duto na parede (Concreto atenua mais), melhor ainda, perfeito seria ter o fio só 1m exposto no forro, entre duto da parede, e o tubo de aço em cima do telhado (Cabo ethernet passando dentro, pro tubo fazer a blindagem eletromagnética, mas bom mesmo seria aterrar também esse tubo, ligando em qualquer coisa metálica da casa).

    Cabos de RF (RGC58 ou RGC213) também sofrem com isso (Indução de alta tensão por campo eletromagnético criada por descarga elétrica próxima), mas a etapa de RF dos equipamentos aguentam ESD tipo 12 ou 14kV, enquanto na parte de ethernet os TVS e cia só aguentam isso se tiver um aterramento simples pra onde mandar a descarga. É mais difícil uma etapa de RF de rádio de mesa queimar, mas... a qualidade dessa solução é bem tosca, antena de grade tem angulo estreito em tese, na prática recebe ruído de tudo quanto é lado, as perdas nos cabos são grandes (RGC58 perde 1dBm por metro a 2,4GHz! Em 10m serão 10dbm perdidos! Sinal que seria -60dBm numa CPE de 15dBi, precisa uma antena de 25dBi pra ser igual, se tiver uma antena de 15dBi com 10m de cabo o sinal será de porcos -70dBm), tem o problema da velocidade de propagação do cabo, mas principalmente, o chipset de RF dos roteadores baratos é sempre um lixinho, muito pior que de CPE.

    (E na verdade acho 2,4GHz com CPE uma perda de tempo, porque a faixa dos 5GHz exige zona de Fresnel MUITO menor, basicamente 90% das instalações em 2,4GHz já começam com 50 ou 60% da zona de Fresnel comprometida, logo no próprio telhado (Precisa algo tipo antena 3m acima do telhado, dependendo da distância), isso gera uma perda de processamento e reenvio de pacotes bem grande pro AP na torre, pra PTMP isso faz muito efeito, precisa MUITO trabalho pra rede 2,4GHz ficar boa, enquanto pra rede 5GHz ficar ruim precisa é muita porquice, é bem fácil ter rede 5GHz boa (Pra 1km a CPE 5GHz precisa estar só a 1,5m acima do telhado, bem mais fácil fixar uma CPE SXT Lite5 num mastro de 1,5m, do que fixar uma antena 2,4GHz de grade de 17dBi num mastro de 3m de altura! 2,4GHz pra mim só vale a pena pra quem já tem meia centena de antenas sobrando, porque se for comprar CPE, compra as 5GHz, que no geral são até mais baratas (Já que quanto maior a frequência menor a antena, e antena menor custa menos pra ser fabricada))
    Última edição por rubem; 07-10-2017 às 19:17.

  11. #11

    Padrão Re: CPE Aterramento

    obrigado rubem, intessante,

  12. #12
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: CPE Aterramento

    mrocha2, essas adptações é conveniente para consumidor final caso este seja num imóvel de 2 pavimentos ou três como é o meu caso. Eu usei duas fonte POEs queimadas para aproveitar o circuito e conector RJ, e segui a ligação: POE com POE, LAN num lado ligado a um switch gerenciável, e no outro um regulador chaveado de 24 para 9 volts, e deste um cabo/fio com plug apropriado normalmente P4; Isso me deu a impressão de maior estabilidade para o roteador.
    Para servidores, seja micro ou pequeno não adianta invista em qualidade em seu AP e no switch, por que não existe recurso nenhum além daqueles básicos em qualquer marca que seja. Os aparelhos da Ubiquiti podem até ficar desligando diariamente mas demora mais a autenticar, mas os da mikrotik não é bom, por que eu tenho a impressão que mesmo conectado fica por horas tentando se reconectar, tipo é esse o IP ? ésse o MAC ? esse o DNS ? finalmente ele quieta, e o switch da 3Com faz isso por umas 4 horas caso seja desligado.
    Meus cliente perguntam quanto seria para por um celular rural em sua propriedade, já digo se quer procure X, Y, A, B... por que serviço fora das recomendações eu nem inicio( levar energia num fio FE, e trazer o audio num outro fio FE), muito obrigado se nem em extensão eu uso mas esse fio é muito bom para varal de roupa.

  13. #13