+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de LmcNet
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Anápolis Goias
    Posts
    63

    Question Ajuda para projeto para Servir internet para Um grande conjunto de Apartamentos 32 (blocos)

    Pessoal, Surgiu a possibilidade de servir Internet para um grande condomínio onde o mesmo conta com mais de 30 blocos de apartamentos, já sou do ramo de Provedor de internet sem fio, ainda não trabalho com fibra óptica, sei das burocracias (papeis) isso já esta encaminhado, o problema e que cada bloco desse conjunto tem uma distancia grande um do outro para passar fio, creio que seja a ultima opção, estou pensando em fazer um grande elance com antenas entre os prédios, porem preciso de qualidade nas instalações.

    Meu ponto de vista seria assim= 2 Links de Banda da TORRE (provedor) 1/5Km para o Condomínio Via PTP > a instalação de recepção ficaria em um prédio com uma base de torre) e a partir dessa base instalaria AP's nas outras dezenas de blocos para que os mesmos tornassem clientes, sendo assim cada bloco receberia seu sinal independente, que por sua vez desceria cabos de rede e Suites para os andares de baixo, que por sua vez distribuiria por cabo para os assinantes.

    Gostaria de uma ideia de projeto, quais são os equipamentos que terão melhor custo e beneficio para esse caso.
    que tipo de contrato posso fazer, qual o melhor meio prestação de serviço em relação a preço e internet para inquilinos?...
    Vocês Acham que compensa arriscar um investimento alto em uma coisa assim?
    Segue Abaixo uma Imagem de cima do Condomínio..
    Desde Já Agradeço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.PNG
Visualizações:	142
Tamanho: 	712,3 KB
ID:      	67635  

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda para projeto para Servir internet para Um grande conjunto de Apartamentos 32 (blocos)

    Equipamento com custo beneficio pra esse cenário acho difícil encontrar, mais isso vai depender de quais planos serão comercializados aos clientes e quantos apartamento(possíveis clientes) tem por bloco, com base nessas informações fica melhor de te indicar um equipamento, contrato você pode fazer comodato cobrando uma taxa simbólica de adesão ou vende o kit oque seria pouco atrativo aos olhos do cliente, nas condições e estrutura que disse pretender implantar vai ter problemas e muita dor de cabeça, fornece atendimento ágil e atencioso, serão pontos favoráveis a você.
    Eu disse dor de cabeça porque estou começando atender em uma capital em caráter de testes ainda em um condomínio onde já tinha um provedor via rádio no local, cheguei logo com fibra ftth(fibra até a casa do cliente), os resultados que estou tendo esta superando minhas estimativas.
    E compensa sim, sem dúvida o investimento

  3. #3

    Padrão

    Neste cenário atender por radio é meio tiro no pé.
    Com a tendencia de IPTV no radio vai ter problemas logo.
    Aqui temos loteamentos com essa densidade de casas, tiramos antenas e mesclamos fibra com cabo, um sistema que nao queima switch em cascata.
    No seu caso nem precisa ser PON, pode ser um PTP em cada bloco.
    Quanto a questao de link... Por antena tem vida curta, vai ter que levar por fibra, é o que fizemos em nossas torres.
    Quando as casas sao mais distantes o ideal é por fibra.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda para projeto para Servir internet para Um grande conjunto de Apartamentos 32 (blocos)

    Citação Postado originalmente por cleuzo Ver Post
    Neste cenário atender por radio é meio tiro no pé.
    Com a tendencia de IPTV no radio vai ter problemas logo.
    Aqui temos loteamentos com essa densidade de casas, tiramos antenas e mesclamos fibra com cabo, um sistema que nao queima switch em cascata.
    No seu caso nem precisa ser PON, pode ser um PTP em cada bloco.
    Quanto a questao de link... Por antena tem vida curta, vai ter que levar por fibra, é o que fizemos em nossas torres.
    Quando as casas sao mais distantes o ideal é por fibra.
    Metro Ethernet usando switch sfp baixo custo alto desempenho ate 1gb por cliente

  5. #5

    Padrão

    O sistema Metro Ethernet tambem funciona bem, mas o custo...

    Tem que montar o kit com switch/gbic fibra mais alimentação de energia.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda para projeto para Servir internet para Um grande conjunto de Apartamentos 32 (blocos)

    Puxa um ptp bem parrudo da sua torre pra base torre que vai ficar no prédio, usa radio digital ou minosa, seria uma boa ptp com radio 7ghz, pode ser Ericsson mini link, é caro mais vale cada centavo, mais tipo vai depender da velocidade dos planos que vc pretende utilizar, ai a partir da base torre onde vai ficar o ptp vc distribui com cabeamento, metro Ethernet, mais utilize cabo brindado dos bons, pra não ter dor de cabeça depois.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda para projeto para Servir internet para Um grande conjunto de Apartamentos 32 (blocos)

    Olá trabalho em uma empresa especializada em condomínios, caso queira detalhes me chame no email [email protected]

  8. #8
    Avatar de LmcNet
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Anápolis Goias
    Posts
    63

    Padrão Re: Ajuda para projeto para Servir internet para Um grande conjunto de Apartamentos 32 (blocos)

    Só tem fera aqui, todas as informações estão sendo muito útil. vou estudar cada uma com carinho.. agradeço a colaboração de todos ate o momento..

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda para projeto para Servir internet para Um grande conjunto de Apartamentos 32 (blocos)

    vai de xdsl, vc pode usar a própria estrutura de cabos telefônicos do cliente.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda para projeto para Servir internet para Um grande conjunto de Apartamentos 32 (blocos)

    Essa é a única vantagem?