Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Desabafo Flytec Fiberhome / Aviso

    Citação Postado originalmente por evandromac Ver Post
    Eu já pesquisei isso também, tem a HG260 (acho que o nome é esse) mas tem uma gambiarra pra fazer funcionar.

    Porém estou optando por usar separado mesmo.
    Não sei até que ponto compensa usar essas ONUs "completas". Hoje estou usando somente ONU em bridge e roteadores WiFi da Mikrotik.

  2. #22

    Padrão Re: Desabafo Flytec Fiberhome / Aviso

    Citação Postado originalmente por viatel Ver Post
    Não existe isso, a china produz em grande escala, eles não vão perder tempo com isso, nem reparar aparelhos eles tem tempo, o tempo que vao perder abrindo uma ONU eles fabricam 10 novas.

    O problema não é o lote e nem o fornecedor, é problema de hardware mesmo.
    Você usa FiberHome? Comprou do py já ? Comprou de fornecedor oficial já ?
    Precisamos de informações de quem trabalha com isso, achismo não serve.
    Aqui já peguei varias ONUs com as gravações em inglês ridículas de tão mal feitas.

  3. #23

    Padrão Re: Desabafo Flytec Fiberhome / Aviso

    Você usa FiberHome? Comprou do py já ? Comprou de fornecedor oficial já ?
    Precisamos de informações de quem trabalha com isso, achismo não serve.
    Aqui já peguei varias ONUs com as gravações em inglês ridículas de tão mal feitas.
    Não uso e nem comprei, só digo que não existe isso de perder tempo recondicionando ONU´s ou qualquer outro equipamento de assinantes, devido ao preço pra eles produzirem é muito baixo, a produção lá é coisa de outro mundo.

    Se for uma OLT até que compensa eles reformarem e venderem como nova, mas onu´s não isso com certeza!

    Pesquisei as reclamações de quem está reclamando e o que está bem claro é que existe uma falha de hardware, não de software, pois falam que quando trocam por outro modelo funcionou normal.

    É como se fossem as CPE´s da elsys 5.8 que se desconectavam do pppoe sem explicação e não teve nenhum firmware que resolveu, a solução pra elas foi o lixo mesmo!

  4. #24

    Padrão Desabafo Flytec Fiberhome / Aviso

    Citação Postado originalmente por viatel Ver Post
    Não uso e nem comprei, só digo que não existe isso de perder tempo recondicionando ONU´s

    Pesquisei as reclamações de quem está reclamando e o que está bem claro é que existe uma falha de hardware, não de software, pois falam que quando trocam por outro modelo funcionou normal.
    Sério mesmo que você vai ficar afirmando isso de algo que não conhece, nunca usou e apenas tem informações de uma pesquisa na internet ?

    Bom continuando o assunto, tenho aqui em mãos dois modelos da AN5506-01-A hardware A8G.
    A do PY com inscrições e marcações em chinês está com software em inglês, mas como o amigo informou no início do tópico, não aceita atualização nem com reza.

    O mesmo modelo e hardware adquirido aqui, que vem com manual e inscrições em inglês, aceita atualização e tem um ganho em dbm de 1~3 em relação as do PY.
    Verifiquei também que ela emite em média 2.4~2.9 dbm na saída de forma mais uniforme.
    As do PY oscila muito entre 1.8~2.6 dbm na saída.

    Estou com um lote de 100 ONUs da PY e um lote de 150 aqui do fornecedor. As oficiais com nota ainda não apresentou problemas.

    Todo restante é o modelo somente bridge AN5506-01-A hardware A9G. Essa possuo 700 em uso e apresentou pouco rma, o único inconveniente é ter que reconfigurar roteador do cliente para pppoe quando ele reseta.

  5. #25

    Padrão Re: Desabafo Flytec Fiberhome / Aviso

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Não sei até que ponto compensa usar essas ONUs "completas". Hoje estou usando somente ONU em bridge e roteadores WiFi da Mikrotik.
    Qual modelo da Mikrotik está usando de roteador para da um custo benefício legal ?
    Estou usando o roteador tp-link WR840N PRO, ele aceita personalização do firmware e tá custando 12,50 dores apenas.

  6. #26

    Padrão Re: Desabafo Flytec Fiberhome / Aviso

    Atualmente estou usando o modelo hAP Lite e estou testando as hAP Mini.

  7. #27

    Padrão Re: Desabafo Flytec Fiberhome / Aviso

    Citação Postado originalmente por viatel Ver Post
    Não uso e nem comprei, só digo que não existe isso de perder tempo recondicionando ONU´s ou qualquer outro equipamento de assinantes, devido ao preço pra eles produzirem é muito baixo, a produção lá é coisa de outro mundo.

    Se for uma OLT até que compensa eles reformarem e venderem como nova, mas onu´s não isso com certeza!

    Pesquisei as reclamações de quem está reclamando e o que está bem claro é que existe uma falha de hardware, não de software, pois falam que quando trocam por outro modelo funcionou normal.

    É como se fossem as CPE´s da elsys 5.8 que se desconectavam do pppoe sem explicação e não teve nenhum firmware que resolveu, a solução pra elas foi o lixo mesmo!
    Se você prestar atenção, em nenhum momento eu acusei a fiberhome de atuar junto à flytec de maneira deliberada para ela, fiberhome, ganhar em cima disso. O que eu estou dizendo é que, embora eu me recusasse a acreditar de início, vem fazendo cada vez mais sentido uma suspeita que circula no meio de que chinesada desonesta + pessoal do PY tem uma máfia para vender ONU rejeitada/descartada como nova. O fato de eu ter um lote de várias dezenas de ONU que não aceitam comandos, não apresentam as mesmas telas do manual oficial, não salvam configuração, estão com os prompts incompletos, só corrobora ainda mais essa suspeita que não é só minha. Por qual motivo a fiberhome iria vender um hardware com a FW toda bugada se não for maracutaia de terceiros ?

    Eu tenho aqui inclusive um lote de ONU (comprado do mesmo revendedor da flytec) que o corpo tá duma cor e a parte da frente, de outra!

  8. #28

    Padrão Re: Desabafo Flytec Fiberhome / Aviso

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Sério mesmo que você vai ficar afirmando isso de algo que não conhece, nunca usou e apenas tem informações de uma pesquisa na internet ?

    Bom continuando o assunto, tenho aqui em mãos dois modelos da AN5506-01-A hardware A8G.
    A do PY com inscrições e marcações em chinês está com software em inglês, mas como o amigo informou no início do tópico, não aceita atualização nem com reza.

    O mesmo modelo e hardware adquirido aqui, que vem com manual e inscrições em inglês, aceita atualização e tem um ganho em dbm de 1~3 em relação as do PY.
    Verifiquei também que ela emite em média 2.4~2.9 dbm na saída de forma mais uniforme.
    As do PY oscila muito entre 1.8~2.6 dbm na saída.

    Estou com um lote de 100 ONUs da PY e um lote de 150 aqui do fornecedor. As oficiais com nota ainda não apresentou problemas.

    Todo restante é o modelo somente bridge AN5506-01-A hardware A9G. Essa possuo 700 em uso e apresentou pouco rma, o único inconveniente é ter que reconfigurar roteador do cliente para pppoe quando ele reseta.
    Então. Com certeza essa máfia existe, agora estou mais convencido que nunca. Basta pegar a tela do manual original da ONU e comparar com essas que vieram do PY.

    E outra, em 2015 um engenheiro postou na lista do registro.br que quem precisasse de qualquer manual da fiberhome ele fornecia. Eu vi isso em 2017 e pedi. A resposta foi que, por ordem da Fiberhome, que era pra eles não passarem mais nada, pois ela estava combatendo a importação ilegal de produtos deles que estavam chegando no PY originados de telecoms chinesas. Tiro print dessa resposta pra quem duvidar.

  9. #29

    Padrão Re: Desabafo Flytec Fiberhome / Aviso

    Esse modelo apresenta exatamente o que o amigo reportou. E não acho um firmware que atualize ela, simplesmente aborta a atualização.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_9572.JPG
Visualizações:	224
Tamanho: 	1,75 MB
ID:      	67653

    Firmware RP0509 que vem nelas.

  10. #30

    Padrão Re: Desabafo Flytec Fiberhome / Aviso

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Esse modelo apresenta exatamente o que o amigo reportou. E não acho um firmware que atualize ela, simplesmente aborta a atualização.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_9572.JPG
Visualizações:	224
Tamanho: 	1,75 MB
ID:      	67653

    Firmware RP0509 que vem nelas.
    Boa noite vamos lá...

    Existem sim bastantes problema s com as ônus princialmente as plus que fazem pppoe A8G hardware, se pegarem a nova e. Conectar direto no PC e acessar a webif irão ver de.PRI.eira que a memoria dela já esta em 95% pois só tem 8Mb de flash, enquanto as vendidas no Brasil vem com 128mb flash, as de 8mb do py não atualiza porque a memoria não cabe o tamanho do firmware novo, não são equipamentos desenvolvidos e adequados para o nosso pais pois quando esquenta devido ao calor elas travam e os serviços não funcionam direito enquanto que na China a temperatura media e de 22graus aqui passa dos 30, já tive casos de ônus estarem a 48graus fervendo e travando.

    Em relação a customização do firmware e possível sim customizar o firmware linux das ONU basta descompactar o bin original e efetuar o disassembly do código, e recompilar com o patch necessário no firmware, o problema esta no hardware eu decompilei código e patches updates que corrigia o mesmo bug no mesmo fiware de 1 ONU modelo com 3 tipos de hardware diferente. Para quem estiver acima do nível Nutella no linux , basta pegar o firmware original e descompactar no binwalk, e recompilar de novo com firmware modkit.

    Enfim eu confirmo e afirmo que existem bugs e hacks possíveis a serem explorados nos equipamentos da Fiberhome só não deixem o acesso remoto habilitado nas ONU com IP publico nos clientes porque o pau come com o usuário gpon no telnet pois vem pré embutido no firmware e dai para a frente com o rootkit exploit certo excalar os privilégios root no dispositivo e customizar o código de acordo com as necessidades do atacante

  11. #31

    Padrão Re: Desabafo Flytec Fiberhome / Aviso

    Citação Postado originalmente por PortaNET Ver Post
    Boa noite vamos lá...

    Existem sim bastantes problema s com as ônus princialmente as plus que fazem pppoe A8G hardware, se pegarem a nova e. Conectar direto no PC e acessar a webif irão ver de.PRI.eira que a memoria dela já esta em 95% pois só tem 8Mb de flash, enquanto as vendidas no Brasil vem com 128mb flash, as de 8mb do py não atualiza porque a memoria não cabe o tamanho do firmware novo, não são equipamentos desenvolvidos e adequados para o nosso pais pois quando esquenta devido ao calor elas travam e os serviços não funcionam direito enquanto que na China a temperatura media e de 22graus aqui passa dos 30, já tive casos de ônus estarem a 48graus fervendo e travando.

    Em relação a customização do firmware e possível sim customizar o firmware linux das ONU basta descompactar o bin original e efetuar o disassembly do código, e recompilar com o patch necessário no firmware, o problema esta no hardware eu decompilei código e patches updates que corrigia o mesmo bug no mesmo fiware de 1 ONU modelo com 3 tipos de hardware diferente. Para quem estiver acima do nível Nutella no linux , basta pegar o firmware original e descompactar no binwalk, e recompilar de novo com firmware modkit.

    Enfim eu confirmo e afirmo que existem bugs e hacks possíveis a serem explorados nos equipamentos da Fiberhome só não deixem o acesso remoto habilitado nas ONU com IP publico nos clientes porque o pau come com o usuário gpon no telnet pois vem pré embutido no firmware e dai para a frente com o rootkit exploit certo excalar os privilégios root no dispositivo e customizar o código de acordo com as necessidades do atacante
    Mas o manual dela em chinês vem com temperatura de funcionamento entre -5 ~ 45 graus celsius.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_9593.JPG
Visualizações:	156
Tamanho: 	1,33 MB
ID:      	67657

    Qual a temperatura de funcionamento das voltadas para o cenário brasileiro?

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Mas o manual dela em chinês vem com temperatura de funcionamento entre -5 ~ 45 graus celsius.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_9593.JPG
Visualizações:	156
Tamanho: 	1,33 MB
ID:      	67657

    Qual a temperatura de funcionamento das voltadas para o cenário brasileiro?

    Assim como existem fabricantes de tecnologias rádio que informam nos datasheets que o seus produtos de transmissão conseguem longas distancias de mais 200km e na verdade nem com antena de 2.4m de 41dbi em visada limpa chega a 100Km...

    nem tudo o que os fabricantes escrevem no manual acontece no cenário real... a verdade é que em certas regiões igua o centro oeste onde a temperatura média no dia a dia supera os 3x graus.. as ONU em locais fechados ultrapassam muito facilmente os 48graus de temperatura.. e por algum motivo "hardware design" acima dessas temperaturas os dispostivos não trabalham muito bem.. resumindo o barato sai caro......


    Obs.. experimenta retirar a flash de 8Mb e coloca uma flash de 128Mb igual a versão desenvolvida para o Brasil. e tenta atualizar a versão de firmware mais recente.. cheguei a encontrar na china firmwares para as versões A9G RP0521

    irei postar o link mais tarde para baixar todos os firmwares das onu chinesas,

  13. #33

    Padrão Re: Desabafo Flytec Fiberhome / Aviso

    Citação Postado originalmente por PortaNET Ver Post
    Assim como existem fabricantes de tecnologias rádio que informam nos datasheets que o seus produtos de transmissão conseguem longas distancias de mais 200km e na verdade nem com antena de 2.4m de 41dbi em visada limpa chega a 100Km...

    nem tudo o que os fabricantes escrevem no manual acontece no cenário real... a verdade é que em certas regiões igua o centro oeste onde a temperatura média no dia a dia supera os 3x graus.. as ONU em locais fechados ultrapassam muito facilmente os 48graus de temperatura.. e por algum motivo "hardware design" acima dessas temperaturas os dispostivos não trabalham muito bem.. resumindo o barato sai caro......


    Obs.. experimenta retirar a flash de 8Mb e coloca uma flash de 128Mb igual a versão desenvolvida para o Brasil. e tenta atualizar a versão de firmware mais recente.. cheguei a encontrar na china firmwares para as versões A9G RP0521

    irei postar o link mais tarde para baixar todos os firmwares das onu chinesas,
    Se puder enviar o link agradeçamos.

  14. #34

    Padrão Re: Desabafo Flytec Fiberhome / Aviso

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Esse modelo apresenta exatamente o que o amigo reportou. E não acho um firmware que atualize ela, simplesmente aborta a atualização.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_9572.JPG
Visualizações:	224
Tamanho: 	1,75 MB
ID:      	67653

    Firmware RP0509 que vem nelas.
    É justamente o mesmo modelo do meu lote.

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por PortaNET Ver Post
    Boa noite vamos lá...

    Existem sim bastantes problema s com as ônus princialmente as plus que fazem pppoe A8G hardware, se pegarem a nova e. Conectar direto no PC e acessar a webif irão ver de.PRI.eira que a memoria dela já esta em 95% pois só tem 8Mb de flash, enquanto as vendidas no Brasil vem com 128mb flash, as de 8mb do py não atualiza porque a memoria não cabe o tamanho do firmware novo, não são equipamentos desenvolvidos e adequados para o nosso pais pois quando esquenta devido ao calor elas travam e os serviços não funcionam direito enquanto que na China a temperatura media e de 22graus aqui passa dos 30, já tive casos de ônus estarem a 48graus fervendo e travando.
    Obrigado pelas informações. Isso corrobora que comprar ONU da fiberhome do PY é um péssimo negócio, conforme estamos discutindo aqui neste post.

    Citação Postado originalmente por PortaNET Ver Post
    Em relação a customização do firmware e possível sim customizar o firmware linux das ONU basta descompactar o bin original e efetuar o disassembly do código, e recompilar com o patch necessário no firmware, o problema esta no hardware eu decompilei código e patches updates que corrigia o mesmo bug no mesmo fiware de 1 ONU modelo com 3 tipos de hardware diferente. Para quem estiver acima do nível Nutella no linux , basta pegar o firmware original e descompactar no binwalk, e recompilar de novo com firmware modkit.
    Tenho ciência disso. Tanto é que o pessoal da flytec faz isso. Eu nunca duvidei que pudesse ser feito, apenas questionei o fato de ter que PRECISAR ser feito, ainda mais pelo pessoal da flytec. De todo modo, rodar ferramenta de engenharia reversa, estudar o código de máquina, procurar o patch, aplicar, recompilar, testar, eventualmente no processo perder algumas ONU... isso tudo é uma tarefa que foge ao escopo de atuação de 99% dos provedores que estão presentes no brasil. Essa demanda só se justifica se vc acaba de receber um lote de 10.000 ONU com fw bugado e precisa fazer funcionar pq não pode devolver as peças... caso contrário, é mais fácil devolver e comprar legalizado. De qualquer forma, só quem precisaria fazer isso seria a própria fiberhome. Se nós, em algum momento, precisarmos fazer tudo isso, alguma coisa está errada.

    Citação Postado originalmente por PortaNET Ver Post
    Enfim eu confirmo e afirmo que existem bugs e hacks possíveis a serem explorados nos equipamentos da Fiberhome só não deixem o acesso remoto habilitado nas ONU com IP publico nos clientes porque o pau come com o usuário gpon no telnet pois vem pré embutido no firmware e dai para a frente com o rootkit exploit certo excalar os privilégios root no dispositivo e customizar o código de acordo com as necessidades do atacante
    Foi bom você ter tocado nesse assunto. Nessas ONU bugada com fw 0509 A8G, você não consegue derrubar o serviço telnet, tem mais essa. Então a dica é: usem todas como bridge mesmo e faça o PPPoE no roteador até comprar uma ONU que não tenha sido fruto de maracutaia. Ou se você precisar mesmo usar com PPPoE, crie uma regra no firewall que bloqueie acesso a todas as portas baixas em todas as interfaces do seu provedor...

    A bem da verdade, eu tenho uma suspeita com relação a esses FW vindos da China nessas ONU, e a suspeita é com relação à comprometimento de segurança mesmo. Porém só devo falar quando tiver mais provas, estou estudando, se minha suspeita se confirmar, crio um tópico novo aqui.

  16. #36

    Padrão Re: Desabafo Flytec Fiberhome / Aviso

    Citação Postado originalmente por PortaNET Ver Post
    Assim como existem fabricantes de tecnologias rádio que informam nos datasheets que o seus produtos de transmissão conseguem longas distancias de mais 200km e na verdade nem com antena de 2.4m de 41dbi em visada limpa chega a 100Km...

    nem tudo o que os fabricantes escrevem no manual acontece no cenário real... a verdade é que em certas regiões igua o centro oeste onde a temperatura média no dia a dia supera os 3x graus.. as ONU em locais fechados ultrapassam muito facilmente os 48graus de temperatura.. e por algum motivo "hardware design" acima dessas temperaturas os dispostivos não trabalham muito bem.. resumindo o barato sai caro......


    Obs.. experimenta retirar a flash de 8Mb e coloca uma flash de 128Mb igual a versão desenvolvida para o Brasil. e tenta atualizar a versão de firmware mais recente.. cheguei a encontrar na china firmwares para as versões A9G RP0521

    irei postar o link mais tarde para baixar todos os firmwares das onu chinesas,
    Olá, amigo,

    Eu ainda não abri nenhuma ONU dessas pra ver. A troca do CI da memória flash aqui é fácil ?
    Pq se não envolver mexer com solda ou microsolda, e se o CI de 128MB for fácil de encontrar, pode valer a pena. Em caso contrário, repito o que disse acima, melhor devolver, ou colocar como brigde amargando o prejuízo (já que o modelo anterior que só funciona bridge é mais barato um pouco).

    O resumo da ópera é, sem dúvida : não comprem ONU da flytec. Comprem ONU's legalizadas de representantes da fiberhome no Brasil.

  17. #37

    Padrão Re: Desabafo Flytec Fiberhome / Aviso

    A questão é simples, consegue atualizar elas apenas com procedimentos via softwares? Se sim blz. Caso precise mexer com hardware fica totalmente inviável, tendo em vista a demanda de um provedor hoje para atender clientes etc.
    Agora se tiver um firmware que consiga atualizar nesse modelo apenas via software é outra história.

  18. #38

    Padrão Re: Desabafo Flytec Fiberhome / Aviso

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    A questão é simples, consegue atualizar elas apenas com procedimentos via softwares? Se sim blz. Caso precise mexer com hardware fica totalmente inviável, tendo em vista a demanda de um provedor hoje para atender clientes etc.
    Agora se tiver um firmware que consiga atualizar nesse modelo apenas via software é outra história.
    Não atualiza. Nem por FTP nem pelo webfig. E parece que sem a troca do CI da memória flash não vai atualizar, pois o firmware mais novo não cabe.

    É o que eu disse, se tiver de mexer em hardware é melhor usar como bridge o restante do lote e nunca mais comprar da flytec.

    Tem funcionado bem com PPPoE, mas configurar tudo pelo ANM2000 atrasa demais o processo de ativação , coisa que poderia ser otimizada em 900% se estivesse tudo ok.

  19. #39

    Padrão Re: Desabafo Flytec Fiberhome / Aviso

    Aqui faço tudo pelo ANM, é possível fazer tudo via Web sem entrar em conflito com o ANM? Poxa, assim é ótimo!

    As atualizações de ONU (quando realmente preciso) faço via ANM também.

  20. #40

    Padrão Re: Desabafo Flytec Fiberhome / Aviso

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Aqui faço tudo pelo ANM, é possível fazer tudo via Web sem entrar em conflito com o ANM? Poxa, assim é ótimo!

    As atualizações de ONU (quando realmente preciso) faço via ANM também.
    Oi, Avatar52, dá sim, cara.

    Tem algumas discussões aqui no underlinux a respeito. A OLT aceita comandos via protocolo TL1, já tem gente fazendo integração e provisionamento desta forma.

    A minha idéia é usar isso pra acelerar o processo. Caso eu estivesse com uma ONU com FW funcional nas mãos, também daria para fazer uma aplicação para entrar nela localmente via telnet, configurar quase que inteira pra chegar no cliente, conectar, autorizar via WEB e pronto.

    Já a atualização de FW é uma boa fazer em lote pelo ANM mesmo, se não for essas bombas de flytec cuja memória flash é menor que o arquivo de atualização rs
    Última edição por evandromac; 02-10-2017 às 14:18. Razão: retificação de uma parte do texto