Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Olha o que vem por aí...

  2. #42

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Aqui no 4G no teste em meu celular chega fácil em 40M em horário de pico.

    Eu fico me perguntando se tiro um empréstimo para passar uma rede de fibra que vai se pagar em 6 anos (no meu projeto aqui) ou se vendo tudo e parto pra outro ramo.

    Vejo a NET por aqui, com a NET COMBO MULTI, que nada mais é que 4 linhas para ligações ilimitadas, 4G para as 4 linhas (tem franquia mas quando acaba a internet não para), internet de 30M e TV no pacote basico por R$250,00. Se dividir por 4 pessoas sai 62 pra cada, mas pode ser menos se tiver menos linhas. IMPOSSÍVEL competir com isso.

    Um exemplo que aconteceu comigo foi um residencial grande que eu atendo 400 casas, eu tinha uns 90 clientes, chegou um provedor via fibra investindo pesado, perdi mais da metade dos clientes. 3 meses depois do provedor a fibra ja esta estabelecido, veio a net e PAH,,, entrou Fud&nd0 com tudo. O dono do provedor a fibra falou comigo que não sabia mais o que fazer, tinha tirado um financiamento e ja tinha perdido metade dos clientes que tinha colocado na rede... Não sei como ele ficou, mas dos 90 clientes que eu tinha la, hoje só tenho 17. Eu estou achando que so estamos abrindo caminho para as grandes... Se a NET, VIVO fibra ou Live Tim ainda não chegaram na sua cidade é pq ainda não é interessante financeiramente, mas quando for.......



    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Agora imagina no futuro 5g 6g, aqui mesmo onde moro se tivesse 4g sem franquia acredito que nao ficariamos com metade dos clientes que temos...
    2g 3g realmente sao limitados na questao de banda mais 4g o negocio ja mudou... imagina no 5G ja nao pode mais se falar em velocidade o unico impecilho sera a franquia... estamos sendo usados para viciar o povo... no futuro tera monopolio da internet igual tem telefonia fixa e movel hoje. Existira meia duzia de operadoras monopolizando o maior mercado que sera de internet banda larga movel.

    No passado esperei muito o lancamento de adaptadores wireless usb na frequencia de 900mhz para espetar no notebook e conecta na torre em xr9... hoje deveriamos pensar em algum ja presente no celular, ja que o wimax esta morto, so nos resta o lte

  3. #43

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Citação Postado originalmente por TheGodfather Ver Post
    Olha o que vem por aí...
    E quem tem rede de fibra, como vai competir com a mobilidade? A fibra vai ficar morta la no poste igual são hoje os cabos de telefonia. Creio que ainda haverá franquia até pra não extrapolar o limite da tecnologia, mas as franquias serão bem maiores a ponto do cara não conseguir consumir tudo.

  4. #44

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Sim, em se falando de internet acredito que esta proximo das operadoras abocamharem tudo como fizeram na epoca da internet discada.
    O nosso governo e omisso sempre apoiando os grandes, hoje sabemos porque, propina e mais propina, a internet acredito que so esta no comeco e no futuro lembraremos de que no inicio existiam provedores locais.
    As operadoras sabem que em cidades menores o provedor tem mais espaco mais isso e uma questao de tempo, estao explorando os grandes centros e agora partindo para as maiores cidades do interior, logo estaram por toda parte. E cidade pequena com poucas torres cobre tudo

  5. #45

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    E quem tem rede de fibra, como vai competir com a mobilidade? A fibra vai ficar morta la no poste igual são hoje os cabos de telefonia. Creio que ainda haverá franquia até pra não extrapolar o limite da tecnologia, mas as franquias serão bem maiores a ponto do cara não conseguir consumir tudo.
    Verdade amigo, e tem mais, se observares bem quando começamos com provedor (Eu comecei em 2008-2009). Todo mundo tinha pc de mesa e era aquela velha aquário de 25Dbi + 10m de cabo rgc-58 + placa pci ou usb, depois vieram os Zinwell g220, AP Router, etc, como station e outro dentro da casa do cliente para irradiar o sinal sem fio, depois CPES gambiarras da AP Router, Krazer, Kozumi, Engenius. Depois Nanostations m5, depois, cabo utp 5e, agora uma mistura dos dois.

    Mas todos "presos" ainda nas dependências das suas residências, a mudança foi mais na questão da estabilidade e aumento de throughput mesmo. Hoje é raro cliente com pc de mesa e notebook, geral é smartphone. E pelo visto, o próximo passo, (que não está longe) será a "liberdade" dos clientes dos pequenos, porque os pequenos NUNCA poderão montar torres de 4 ou 5g aqui no País. Estou me organizando aqui para dar um "salto noutra direção".

  6. #46

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Hoje existe uma contradicao: usuario predominantemente usando a internet com dispositivo movel, porem com internet fixa, e isso vai mudar, nao faz sentido, esta mudando, o pior cego e aquele que nao quer enxergar...
    Podem almentar a franquia ou simplimente abolila por um tempo para abocanhar o mercado, eles mesmo nao acabaram com o bloqueio do celular?
    Por mais que algum provedor consiga ter internet movel sera restrito a um lugar, hoje o usuario viaja, vai a praia, etc, preferira contratar a operadora que estar por toda parte, e poderam ser assinantes de planos moveis pos pago como hoje e a banda larga fixa, definitivamente acredito que num futuro nao distante talves ja estea ocorrendo em medias cidades, sim dados moveis vai atrapalhar e muito se nao acabar com muitos pequenos provedor. Ainda mais que depois vem uma lei que diz que toda cidade deve ter pelo menos 4g e ainda sem franquia.
    Quem se dedica exclusivamente ao ramo de provedor, muitos reinvestido quase tudo que faturam, melhor reverem seus conceitos para nao se decepcionarem no futuro.
    Eu mesmo me decepcionei hoje de ter entrado em uma localidade que atualmente entrou um provedor bem maior e esta rapando tudo, esse provedor so entrou nesse lugarejo porque na cidades dele chegaram NET, vivo fibra e 4g pra todo lado, e bem isso!
    Perdi meu tempo focando em outros lugares quando deveria ter focado na minha cidade e ter uma sobre vida, a concorrencia vem de todas as partes...
    Definitivamente banda larga fixa so combina com dispositivo fixo, e o mercado naturalmente vai provar isso quando novas tecnologias chegarem em lugares menores.
    O wi-fi esta apenas dando uma sobre vida a banda larga fixa para o cliente nao precisar fio dentro de casa, mais o futuro e movel em casa e na rua e os dados moveis que vai realmenter atrapalhar e fechar muitos provedores.
    Aqui todo dia penso na hipotese de vender o provedor, estou esperando o momento certo, para que essa bomba possa estourar na mao de outro...Os provedores medios ou grandes na nossa regiao que se acham fazendo grande negocio comprado os pequenos, nem esses sobreviveram, quero vender meu provedor na hora certa para um desses sabichoes...
    Converso todos os dias com pessoas de cidade grande e todas tem planos movel e quase nenhuma assina banda larga fixa e a resposta e a mesma: uso em casa e na rua, no trabalho no onibus etc.
    Redes moveis vao quebrar muitos provedores sim, vejam o quanto evoluiu do 3g para o 4g, respeito quem discorda, muitas operadoras investiram milhoes ou bilhoes em km de fibra interligando torres para ofertar 4g, banda larga fixa e o segundo plano.

  7. #47

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Ah irmãozinho, 4G não anda lá aquelas coisas em cidade grande não. São José do Rio Preto no interior de SP tem 4G de todas as operadoras, mas a da Vivo está um lixo total, menos de 1Mbps no Speedtest num iPhone 5S (na rede da Claro passa mais de 70Mbps). Amanhã vou postar um print para vocês terem noção da coisa.

  8. #48

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Caraca, lá atrás, o "homem morcego" disse que eu estava com baboseiras.

    Vejo que não sou só eu.... kkk Muitos outros já perceberam que estamos sendo usados pelas grandes para viciar o povo...

    Vai continuar a fixa? Vai, mas o apelo do wireless é muito grande. E não adianta mais falar em qualidade de serviço... Só se for muito ruim....
    Cliente não é fiel a nada. Vem outra empresa e te toma o cliente num piscar de olhos. Se depois não for tão bom assim, ou ele volta na maior cara de pau ou aguenta.

  9. #49

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Dark times are coming... Vamos começar juntar dinheiro p/ comprar:

    Uma Harley Davidson Fat Boy
    Um Óculos Ray Ban
    Uma Jaqueta de Couro fodona
    Uma Doze de cano curto, uma granadeira, uma metralhadora gatling
    E muita munição pra acabar com a Skynet.

    Organizarei um bolão p/ prazo de criação da skynet, (15 anos), BraZil (uns 40 anos talvez. E se os donos da Amazon, Google e outras molharem as mãos dos políticos).

  10. #50

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    4G chega hj em quantos Megabits/s por setor? 300Megabits no melhor dos casos? Hj ainda funciona bem, porque a quantidade de celulares 4G ainda é pequena em relação aos 3G e tem franquia em cima. Se tirarem franquia e passarem a usar pra assistir netflix, youtube e baixar torrent, quero ver conseguir essas velocidades toda com 1000, 2000, 3000 clientes ligados numa unica setorial lá na ERB. Tem lugar aqui que 4G se chegar em 5Mega é muito!

  11. #51

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    4G chega hj em quantos Megabits/s por setor? 300Megabits no melhor dos casos? Hj ainda funciona bem, porque a quantidade de celulares 4G ainda é pequena em relação aos 3G e tem franquia em cima. Se tirarem franquia e passarem a usar pra assistir netflix, youtube e baixar torrent, quero ver conseguir essas velocidades toda com 1000, 2000, 3000 clientes ligados numa unica setorial lá na ERB. Tem lugar aqui que 4G se chegar em 5Mega é muito!
    Cada cidade e um caso mais aqui nao consigo entregar nem 5megas ainda, e se assim eu fizer nao pago as contas 5mb me custa fora outras despesas 150,00, por esse preco vendem as operadoras 100mb, outra coisa aquela velha regrinha de que nem todo mundo usa ao mesmo tempo ja ta bem relativa, tem residencia com mais de 10 dispositivos... ou seja sempre tem gente usando, consumindo toda banda contratada. Provedor pequeno sozinho sem ptt, sem link barato, sem cdn, sem internet movel vai fechar as portas facinho.
    Clientes querem 5mb aqui porem quem pagar 60,00 ou 70,00 no maximo, como pagar as contas vendendo por 70,00 o que me custa fora outras dispesas 150,00?
    Sem falar que de nada adianta ter uma boa rede de ftth, se o link chega na cidade via radio, mesmo que radio digital, vender planos altos satura rapido qualquer link microondas.

  12. #52

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Sim, concordo contigo me praticamente tudo. Antigamente se vendia 1:10 ou mais e ainda se tinha folga de link, hj em dia 1:3, 1:4 é o máximo e trabalhando no talo praticamente. Eu tenho um cliente que a lista do wi-fi dele ta hoje com 13 dispositivos conectados, eu já o questionei uma vez se a senha dele não tinha sido passada pra outras pessoas, mas ele me mostrou cada dispositivo na casa dele, só de celular tinha uns 6, tablet 3, dois notebook, um PC de mesa, uma TV Smart, o consumo dele passa dos 80Giga mensal.
    Eu vejo essa galerinha aí investindo em FTTH em áreas de baixa densidade populacional, renda média baixa e vendendo 15 Mega por 80 reais e oferecem até 50 Mega e o link saí daqui em PTPs com RB Mikrotik... Dá até dó. Não é desejando o fracasso do concorrente não, até pq uma hora pode ser eu, mas se quer fazer a coisa, faz direito! Os clientes podem ser bobos no inicio, mas depois caem na real! Aí queimam a tecnologia. Eu tenho cliente desses cara que sairam deles e vieram pra mim, mermão, nem um roteador os caras configuram direito! Senha padrão de acesso, canal em 40MHz desnecessariamente, pra compartilhar 5 Mega, 10 Mega, 15 Mega, 25... 20Mhz dá e sobra, Roteador mal posicionado na casa, baixo demais por exemplo, escondido atrás de objetos, etc.
    EU não vou afirmar que a mobilidade não é uma ameaça, é sim, mas eu nao creio que um acesso liberado de franquia em poucas ERBs por preços baixos, vai segurar o tranco não. A maioria das torres atuais 4G não passam mais de 100 Mega por setor... Futuramente vai passar mais, mas mesmo assim, não creio em planos ilimitados pra todos não, se tiver, vai custar bem caro.

  13. #53

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Sim, concordo contigo me praticamente tudo. Antigamente se vendia 1:10 ou mais e ainda se tinha folga de link, hj em dia 1:3, 1:4 é o máximo e trabalhando no talo praticamente. Eu tenho um cliente que a lista do wi-fi dele ta hoje com 13 dispositivos conectados, eu já o questionei uma vez se a senha dele não tinha sido passada pra outras pessoas, mas ele me mostrou cada dispositivo na casa dele, só de celular tinha uns 6, tablet 3, dois notebook, um PC de mesa, uma TV Smart, o consumo dele passa dos 80Giga mensal.
    Eu vejo essa galerinha aí investindo em FTTH em áreas de baixa densidade populacional, renda média baixa e vendendo 15 Mega por 80 reais e oferecem até 50 Mega e o link saí daqui em PTPs com RB Mikrotik... Dá até dó. Não é desejando o fracasso do concorrente não, até pq uma hora pode ser eu, mas se quer fazer a coisa, faz direito! Os clientes podem ser bobos no inicio, mas depois caem na real! Aí queimam a tecnologia. Eu tenho cliente desses cara que sairam deles e vieram pra mim, mermão, nem um roteador os caras configuram direito! Senha padrão de acesso, canal em 40MHz desnecessariamente, pra compartilhar 5 Mega, 10 Mega, 15 Mega, 25... 20Mhz dá e sobra, Roteador mal posicionado na casa, baixo demais por exemplo, escondido atrás de objetos, etc.
    EU não vou afirmar que a mobilidade não é uma ameaça, é sim, mas eu nao creio que um acesso liberado de franquia em poucas ERBs por preços baixos, vai segurar o tranco não. A maioria das torres atuais 4G não passam mais de 100 Mega por setor... Futuramente vai passar mais, mas mesmo assim, não creio em planos ilimitados pra todos não, se tiver, vai custar bem caro.
    Usuários hard aqui tem consumo na faixa de 650GB a 900GB. São muitos dispositivos ligados e um jogo hoje tem na média de 70 a 80GB, eles baixão de 2 a 3 por semana. Isso quando não precisa baixar novamente.
    Uma 3G/4G para superar esses casos ainda é inviável para as teles.
    Tem muitos tipos de usuários realmente, mas vejo o consumo de vídeo e jogos aumentar muito, e geralmente esse consumo é feito em residências.
    Não sei se a precária infraestrutura das teles suporta planos ilimitados para 3G/4G, lembrem que tentar até estabelecer franquias.

  14. #54

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Pois é nem fale, pra assistir descente 4k e 35mb, jogos de Xbox one X agora em 4k tbm muito difícil sair com menos de 90gb, forza 7 msm tem 97gb.
    Meu trafego em casa por semana beira 500gb com 3 celular, TV e Xbox one.
    Estou trabalhando duro pra tentar chegar ao patamar de entregar 10mb mínimo pois é o consumo médio meu é da uma experiência satisfatória.

  15. #55

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    em 05/2018 Resumindo no cenario de hoje, da pra trabalhar com radio em 10Mhz e nv2 ativo na mantbox , perde pra velocidade da fibra, mas ganha na economia de não ter que pagar os postes . pra quem tem poucos clientes, tem que pensar bem antes de colocar fibra na rua, fibra não é garantia de ganhar clientes. Ainda mais agora que quase todos estão colocando fibra.

  16. #56

    Padrão

    O mês ainda não terminou, e vejam o consumo dos clientes que mais utilizam a rede!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         consumo mes de maio.png
Visualizações:	92
Tamanho: 	202,5 KB
ID:      	68561

    ai eu pergunto, se no radio com planos de 5Mbps e 10Mbps o consumo já é assim, como será que deve ser com planos de 100Mbps ou mais? será que os pequenos vão dar conta de tanto trafego de rede? será que os pequenos conseguirão links com preços acessíveis pra saciar a fome de conexão?


    ... ainda tem alguns ai da lista que ligam reclamar da velocidade da internet!!! rs

  17. #57
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Inicialmente no início a tendência é ter um consumo alto, o mesmo quando trocamos o número de celular. No meu pacote de dados da Claro, ao ligar serviços de 3 G na cidade o consumo meu caiu usando apenas 6% a 7 %, ao comprar um com 4G atingiu 20%, devendo cair para em torno de 10% neste mês. Isso é como energia elétrica, se não estiver adequado o consumo é maior e ninguém se dá conta.
    Alguns desses clientes com certeza está baixando filmes com muitos dispositivos conectados à rede, um dos provedores prefere vender internet mais barata do que por uma boa com 10M ou 20M e este partilhar custo com vizinho.
    Netflix e Claro Vídeo preferem que o assinante assista on-line(acho), mas precisa ter uma certa estabilidade e no mínimo 2M ou 3M para conseguir assistir; alguns pequenos provedores estão instalando servidor de filmes o que é bem interessante. Skype exige muito da largura de banda, vai de acordo com o contrato do cliente( se tem 1M exige isso, se tem 5 ou 10 força a isso) mata o roteador affffff.

  18. #58

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Concordo que vai evoluir o consumo bastante, mas é uma questão de economia, no cenário atual, seria mais interessante colocar mais clientes no radio pra juntar capital e investir de uma vez na fibra ou esquecer o radio e começar com o capital pouco a investir em fibra, comprar olt e começar a pagar os postes, projetos, cabos de fibra etc..

    Qual seria a melhor opção pros pequenos provedores tipo que tem menos que 300 assinantes?

  19. #59

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Tudo na vida é ciclos, vejam: num passado existia a telefonia fixa, onde se paga muitos mil reais por uma linha de telefone fixo e levava anos para instalarem.

    Com o passar dos anos, a chegada da telefonia móvel, foi derrubando o preço do fixo, depois a telefonia móvel já estava quebrando o telefone fixo, ae veio a banda larga fixa com wi-fi com aplicativos no celular, videos chamadas, mensseger, etc e está quebrando a telefonia móvel.
    As operadoras perdendo cada vez mais receita do fixo e do móvel, partiram para TV por assinatura, ae vem os serviços via internet de youtube e netflix e acaba também atrapalhando o mercado deles, assim desta forma a única área que eles tem pra lucrar e muito é a banda larga móvel e fixa, ou seja tomar o mercado do pequeno provedor, muitos que falam que operadoras não se interessam por cidades pequenas estão equivocados, a internet veio pra substituir tudo, a 10 anos atrás muitas pequenas cidades nem sinal de celular tinham eles investiram milhões para chegarem nesses lugares e agora não será diferente.

  20. #60
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?

    Há três anos apenas a Oi celular tinha 3G e Velox com 600K e prevalece até hoje affffff. 3 G da Oi era pior do que 2 G da Claro em certos horários.
    Chegou a Tim com 3 G, meses depois a Claro com 3 G e 4 G, logo depois a Tim ligou o 4 G; em meados do carnaval a Vivo ligou o 3 G.
    Acho que são 5 pequenos provedores, uma delas em estagnação mas duas não param de ter novos clientes, por que a internet móvel tem um limite de dados e Vivo, Oi cobram pelo whatsapp e facebook messenger enquanto a Tim não e a Claro desde o pré-pago é gratuito desde que não mande vídeos ou baixe.

    Atualmente todo quiosque e logo todos os butecos terão wi-fi e logo chegarão às escolas públicas; em alguns anos pode-se dizer que cada residência terá seu wi-fi e digo que televisão paga por satélite perderá terreno.
    Na minha casa chagava a ficar com 4 TVs ligadas, meus filhos estudam fora mas se tiver TV estando ligado, o PC está e o celular também. Eu e a minha ex chegamos a criticar, hoje fazemos exatamente o mesmo( oooohhhhh língua) kkkkkk

    Internet fixa tem muito a crescer, até por que não seria novidade sermos assinantes de 2 provedores diferentes, além do celular que este nos obriga querendo ou não.