+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Limitar a internet toda e liberar a velocidade para mac específicos.

    Olá galera, tenho um Mikrotik na minha casa um RB750, eu tenho 2 links com loadbalance e failover tudo funcionando, e quanto eu quero limitar a internet de alguem vou lá no DHCP identifico o IP da pessoa, amarro o IP por MAC, e depois crio uma simples quee, o problema é que as vezes chega visita e usa o wifi de casa, ae tenho que ta toda hora criando esse limite, entao pensei, existe como fazer uma regra onde limita toda a banda a 2megas, ae os dispositivos que eu quero banda livre eu cadastro o mac ? ou seja fazer ao contrario, limitar tudo, e só liberar o que eu cadastrar? andei pesquisando e nao achei nada a respeito, só vejo ao contrario, ou seja, cadastra o MAC que a gente quer limitar a banda

  2. #2
    Avatar de dpetry
    Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    Cabo frio - Rio de Janeiro
    Posts
    184

    Padrão Re: Limitar a internet toda e liberar a velocidade para mac específicos.

    Amigo, se quiser adicionar automaticamente pode usar:
    if ($leaseBound=1) do={
    /queue simple add max-limit=100k/512k target=$leaseActIP comment=$leaseActMAC
    } else={
    /queue simple remove [find comment=$leaseActMAC]
    }

    Ou se quiser deixar todas as queues criadas para a faixa que utiliza no DHCP:

    /queue simple
    :for i from=1 to=250 do={ add name=("192.168.1." . $i . "/32") target=("192.168.1." . $i . "/32") dst=0.0.0.0/0 parent=none priority="8" queue=default-small/default-small limit-at=0/0 max-limit=100K/100K total-queue=default-small }

  3. #3

    Padrão Re: Limitar a internet toda e liberar a velocidade para mac específicos.

    Citação Postado originalmente por dpetry Ver Post
    Amigo, se quiser adicionar automaticamente pode usar:



    Ou se quiser deixar todas as queues criadas para a faixa que utiliza no DHCP:
    agora entendi.. esse script faz qualquer dispositivo DHCP que nao esta setado fixo limitar a banda, mas nao achei opcao de colocar script no meu dhcp server.. uso RB750

  4. #4

    Padrão Re: Limitar a internet toda e liberar a velocidade para mac específicos.

    deu certo ! muito obrigado! atualizei meu RouterOS e agora tinha opcao de lease script, exatamente isso que eu queria =)

  5. #5

    Padrão Re: Limitar a internet toda e liberar a velocidade para mac específicos.

    agora que notei, ele ta ativando o queua para todos que entrarem, ate os que ja estao com IP amarrado ao MAC oO notei isso agora

  6. #6

    Padrão Re: Limitar a internet toda e liberar a velocidade para mac específicos.

    Pra mim essas linhas aqui funcionaram de boa, libera pros ips 192.168.2.9 e 10, e limita todo o resto em 10MB

    /queue simple
    add name=queue1 queue=pcq-upload-default/pcq-download-default target=192.168.2.9/32
    add name=queue2 queue=pcq-upload-default/pcq-download-default target=192.168.2.10/32
    add max-limit=10M/10M name=queue3 queue=pcq-upload-default/pcq-download-default target=192.168.2.0/24