+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com Dude + Telegram

    Bom dia colegas

    Configurei o Dude para enviar mensagens a um grupo do Telegram que criei com a finalidade de ter informações o status dos ativos da rede com a qual trabalho, e funcionou, porém o Dude fica enviando mensagens o tempo todo avisando que o status dos dispositivos está "Up", de forma que se eu ficar sem olhar o celular por um prazo de quinze minutos, quando for conferir o telegram terei umas cinquenta notificaçoes, dizendo que o status dos dispositivos estão Up, quando na verdade o que preciso é que ele envie mensagens caso mude o status somente uma vez, e não que fique me avisando o tempo todo que está Up.

    Alguém já passou por um problema parecido?

  2. #2

    Padrão Re: Problema com Dude + Telegram

    Qual o comando você usou no Dude ?

  3. #3

    Padrão Re: Problema com Dude + Telegram

    /tool fetch url="https://api.telegram.org/botxxx:xxx/sendMessage?chat_id=-219273706&text=O servico [Probe.Name] no dispositivo [Device.Name] passou para o status [Service.Status] ([Service.ProblemDescription]) IP=[Device.FirstAddress]"

  4. #4

    Padrão Re: Problema com Dude + Telegram

    Boa tarde, conseguiu achar esse erro, eu estou com o mesmo problema, e gasta tudo os dados do celular em pouco tempo, e bem legal porem tem alguns ajustes.

  5. #5

    Padrão Re: Problema com Dude + Telegram

    Boa tarde Hermes, consegui sim. A parte de notificações estava ok, faltava um pequeno ajuste no menu Notifications. Vá até a função que você configurou para o Dude emitir avisos pelo Telegram, na aba Advanced basta que você marque as funções: down -> up, unstable -> down, up -> down. Feito isso ele vai parar de enviar notificações de status up o tempo todo e enviar somente quando cair e subir.

  6. #6

    Padrão Re: Problema com Dude + Telegram

    o meu o link ta ok mas não envia a msg, se colar no navegador da

  7. #7

    Padrão Re: Problema com Dude + Telegram

    Citação Postado originalmente por ronandopo Ver Post
    o meu o link ta ok mas não envia a msg, se colar no navegador da
    Você está usando o Dude através do Windows ou do RouterOS? Se for pelo RouterOS, cheque o log, se nele estiver indicando que as mensagens estão sendo enviadas, cheque a configuração de DNS da sua RB, ela não está resolvendo o nome. Por isso que quando vc testa no navegador funciona pois o dispositivo está com o DNS configurado corretamente.

  8. #8

    Padrão Re: Problema com Dude + Telegram

    Citação Postado originalmente por pedrohafe Ver Post
    Você está usando o Dude através do Windows ou do RouterOS? Se for pelo RouterOS, cheque o log, se nele estiver indicando que as mensagens estão sendo enviadas, cheque a configuração de DNS da sua RB, ela não está resolvendo o nome. Por isso que quando vc testa no navegador funciona pois o dispositivo está com o DNS configurado corretamente.
    Desculpa coveirar um pouco... mas estou com a mesma dúvida que o do ronandopo.
    Então, o servidor Dude é pelo RouterOS. Só não entendi o porquê da parte de DNS da routerboard? Se eu botar DNS no RB... vai parar a rede inteira e os 3 mil clientes... não vai? O DNS que vc fala pelo RB é através deste caminho: IP > DNS > janelinha do DNS Settings, é isso? Se sim, os campos de DNS estão em branco... precisa preencher o DNS mesmo assim pra funcionar a mensagem via Telegram?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por InfraComNet Ver Post
    Desculpa coveirar um pouco... mas estou com a mesma dúvida que o do ronandopo.
    Então, o servidor Dude é pelo RouterOS. Só não entendi o porquê da parte de DNS da routerboard? Se eu botar DNS no RB... vai parar a rede inteira e os 3 mil clientes... não vai? O DNS que vc fala pelo RB é através deste caminho: IP > DNS > janelinha do DNS Settings, é isso? Se sim, os campos de DNS estão em branco... precisa preencher o DNS mesmo assim pra funcionar a mensagem via Telegram?

    É necessário ter o DNS configurado na RB para que ela resolva os nomes, no caso, o fetch busca o nome e não um endereço IP.

    1 - Não vai parar sua rede inteira. Ao configurar os DNS na sua RB você só está indicando quem vai fazer a resolução de nomes para este equipamento especial, como se você estivesse configurando um DNS num host.

    2 - E sim, é exatamente onde você citou: IP > DNS, configure com os DNS de sua preferência.

  10. #10

    Padrão Re: Problema com Dude + Telegram

    Citação Postado originalmente por pedrohafe Ver Post
    É necessário ter o DNS configurado na RB para que ela resolva os nomes, no caso, o fetch busca o nome e não um endereço IP.

    1 - Não vai parar sua rede inteira. Ao configurar os DNS na sua RB você só está indicando quem vai fazer a resolução de nomes para este equipamento especial, como se você estivesse configurando um DNS num host.

    2 - E sim, é exatamente onde você citou: IP > DNS, configure com os DNS de sua preferência.
    Ok... vou fazer o teste já já. Daí darei a resposta para ver como ficou, ok!! Estou grato pela sua ajuda. Qualquer coisa, retornarei se não funcionar, hehehe.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por InfraComNet Ver Post
    Ok... vou fazer o teste já já. Daí darei a resposta para ver como ficou, ok!! Estou grato pela sua ajuda. Qualquer coisa, retornarei se não funcionar, hehehe.
    Bom dia, estou com este mesmo problema, instalei o the dude em uma RB3011 e reporta as mensagens para o telegram,
    a mensagem jogando no navegador esta ok mas no the dude não envia.
    O que eu posso fazer?