+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pegando o sinal Wireless e autenticando o clientes via PPPoE.

    Eae Galera tudo na paz?. Então tenho um vizinho aqui do lado da minha casa e ele queria paga paga a mensalidade pra mim, pra evitar de colocar os equipamentos na casa dele (Antena e roteador), Tem como ele usa do meu Wi-fi e autenticar ele via PPPoE?.

  2. #2

    Padrão Re: Pegando o sinal Wireless e autenticando o clientes via PPPoE.

    Seria mais interessante para os dois tu colocar uma RB941 Hap Lite na casa dele para ele receber teu sinal WiFi e autenticar pelo PPPoE (cria uma vlan para transportar o PPPoE), ou melhor ainda e mais recomendado puxar um cabo pra casa dele (levando em conta que é vizinho) e autenticar o PPPoE em um roteador qualquer.

    OBS: tanto a Hap Lite como um roteador residencial custam em media 100 Reais.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Pegando o sinal Wireless e autenticando o clientes via PPPoE.

    Eu fiz isso para nunca mais, não que eu indiretamente não tenha o benefício.
    Cada oscilação de internet, fora de serviço, lentidão enfim tudo que pode acontecer, procura e vem com uma indireta achando que você é o culpado.
    Qualquer roteador tem suporte de 4 a 16 usuários simultâneos no melhor das hipóteses, então se na sua casa tem 4 pessoas pressupõe que tenha 8 dispositivos e está feito a desgraça; nisso programei um TPLiink com 2 antenas, 300 Mbps, prometia mundos e fundos de acordo com o vendedor, e no modo estático 11 usuários aff; Greatek 15 usuários e 32 cadastrados.
    Se for algo melhor, precisa gastar aí se pergunta até aonde isso vai sem contar que pode se caracterizar como provedor de internet.
    No caso o provedor é quem lucrou, ganhou 3 novos clientes, dormi mais sossegado.

  4. #4

    Padrão Re: Pegando o sinal Wireless e autenticando o clientes via PPPoE.

    É por aí mesmo Nilton.

    Hoje não tenho mais provedor mas como já tive eu olho sempre pelo lado do provedor.
    O sujeito investe em equipamentos, queima as pestanas para entender como a coisa funciona, erra muitas vezes e reinveste para corrigir e por aí vai.
    O que o provedor está esperando? que ele tenha uma boa carteira de clientes para que a prestação do serviço lhe dê retorno.. ou será que é pecado ter lucro?

    Por outro lado o cliente sempre pensa em como baixar seus custos. Isto também é aceitável...mas,,, e sempre tem um mas.... baixar custos as custas ( desculpem a rima...)do provedor é muito triste....
    Porque é triste? Se o provedor não tem lucro ele não tem como reinvestir em melhorias. Daí o usuário fica falando mal do provedor, isto e aquilo...
    Além disso quando o provedor entrega uma assinatura ele deve ter um planejamento de investimento em link para que atenda o serviço com certa qualidade.
    Daí o morador resolve dividir com o vizinho...sem se preocupar se vai atrapalhar o planejamento do provedor ou não. Já imaginou se na casa do morador tem meia duzia de pessoas conectadas , o que hoje é normal e ainda divide com o vizinho que poderá tem outra meia duzia? Já seriam 12 pessoas penduradas na mesma conexão...
    E então começam as lentidões que você comentou. E a culpa vai recair no provedor.

    Alguém pode pensar que a questão se resume só a faturamento do provedor o que já seria perfeitamente aceitável proteger o faturamento. A questão envolve ainda os aspectos técnicos que comentei.

    Vou comentar aqui o que aconteceu faz alguns dias. Fico sabendo porque acompanho os novos donos do provedor.
    Um outro provedor abriu na cidade e conquistou um assinante do provedor que já havia. O vizinho não quis mudar para o novo.
    Uma semana depois o vizinho que permaneceu abriu um chamado porque a internet estava lenta... O suporte verificou no roteador doméstico dele e lá havia uns 8 dispositivos conectados. Conferiu e mais da metade não era do morador.
    Ele havia passado a senha para o vizinho porque o vizinho que tinha cancelado a assinatura para passar para o outro provedor, estava sem internet.
    Daí mudou senha e orientou o morador.

    Ao sair da residência o morador ao lado veio correndo falar com o suporte para saber a nova senha... Quando foi perguntado porque ele disse que a internet não estava boa. Cara de pau.

  5. #5

    Padrão Re: Pegando o sinal Wireless e autenticando o clientes via PPPoE.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É por aí mesmo Nilton.

    Hoje não tenho mais provedor mas como já tive eu olho sempre pelo lado do provedor.
    O sujeito investe em equipamentos, queima as pestanas para entender como a coisa funciona, erra muitas vezes e reinveste para corrigir e por aí vai.
    O que o provedor está esperando? que ele tenha uma boa carteira de clientes para que a prestação do serviço lhe dê retorno.. ou será que é pecado ter lucro?

    Por outro lado o cliente sempre pensa em como baixar seus custos. Isto também é aceitável...mas,,, e sempre tem um mas.... baixar custos as custas ( desculpem a rima...)do provedor é muito triste....
    Porque é triste? Se o provedor não tem lucro ele não tem como reinvestir em melhorias. Daí o usuário fica falando mal do provedor, isto e aquilo...
    Além disso quando o provedor entrega uma assinatura ele deve ter um planejamento de investimento em link para que atenda o serviço com certa qualidade.
    Daí o morador resolve dividir com o vizinho...sem se preocupar se vai atrapalhar o planejamento do provedor ou não. Já imaginou se na casa do morador tem meia duzia de pessoas conectadas , o que hoje é normal e ainda divide com o vizinho que poderá tem outra meia duzia? Já seriam 12 pessoas penduradas na mesma conexão...
    E então começam as lentidões que você comentou. E a culpa vai recair no provedor.

    Alguém pode pensar que a questão se resume só a faturamento do provedor o que já seria perfeitamente aceitável proteger o faturamento. A questão envolve ainda os aspectos técnicos que comentei.

    Vou comentar aqui o que aconteceu faz alguns dias. Fico sabendo porque acompanho os novos donos do provedor.
    Um outro provedor abriu na cidade e conquistou um assinante do provedor que já havia. O vizinho não quis mudar para o novo.
    Uma semana depois o vizinho que permaneceu abriu um chamado porque a internet estava lenta... O suporte verificou no roteador doméstico dele e lá havia uns 8 dispositivos conectados. Conferiu e mais da metade não era do morador.
    Ele havia passado a senha para o vizinho porque o vizinho que tinha cancelado a assinatura para passar para o outro provedor, estava sem internet.
    Daí mudou senha e orientou o morador.

    Ao sair da residência o morador ao lado veio correndo falar com o suporte para saber a nova senha... Quando foi perguntado porque ele disse que a internet não estava boa. Cara de pau.
    Muito boa as suas palavras. Eu ja vi muito desses casos ocorrendo com provedores vizinhos, tem muitas coisas que eu faço que os outros não faz, quando eu vou instala eu cento em algum luga com o assinante e dou um resumo de como funciona a internet, quando que ele pode apresentar lentidões etc, fiz ate um manual para o melhor entendimento dele.

    Eu estou começando agora, ja fui cliente e sei como e.

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Pegando o sinal Wireless e autenticando o clientes via PPPoE.

    universonet, não tenho e nem nunca tive provedor mas sei perfeitamente como é.
    Eu ajudo no que posso os provedores, mas explico a seus clientes dando como exemplo a água, assim eles entendem rapidinho. " você tem um minador para abastecer o curral, mais tarde quer irrigar o quintal, encher a piscina etc, mas não dá mais conta nem para um, nem para outro; ou a sua luz está fraca, quer ligar mais aparelhos não dá. ASSIM Á A INTERNET"; Muitos ficam satisfeitos com a explicação.
    Alguns dizem, " pôxa, comprei um roteador de 300, 450, 1000 mas só recebo 1, 3, 5, ou 10; gastei a toa". Completo dizendo, mas é o que se acha no mercado e não fique espalhando sua senha de wi-fi pelos vizinhos. Você se mata de trabalhar para pagar, por que seu vizinho não pode fazer o mesmo?