+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Internet em KitNets sem compartilharmento por wifi

    Olá, pessoal, sou aqui de SC, técnico a 16 anos e estou com um problema numa cliente.


    Ela aluga kitnet e a parte vende acesso à internet para os moradores.
    Cada kitnet tem um cabo de rede onde o morador liga seu roteador.
    O problema é que tem morador que paga a internet e passa a senha do "seu wifi" para o outro


    No momento estou com uma RB750 só com PCQ para dividir o link de 60mb igualmente


    Pensei em fazer hotspot porém se ele colocar o cabo na WAN do roteador acaba dando no mesmo, ele coloca um unico ticket e libera o wifi pra todos


    Se eu configurar para AP os roteadores eles podem resetar e reconfigurar colocando na WAN novamente


    O que posso fazer?

  2. #2

    Padrão Re: Internet em KitNets sem compartilharmento por wifi

    Vc fez a rede pra ela? A dona dos kitnets? Se sim, ela que se vire! E pelo menos faça o controle por pppoe nessa rb750, cada roteador com plano de pelo menos 5 megas cada! E se algum cliente (roteador) passar a senha, é problema dele!

  3. #3

    Padrão Re: Internet em KitNets sem compartilharmento por wifi

    Não fui eu que fiz a rede, já estava feita por outra empresa porém depois de muitos problemas com queda de sinal ela me chamou e reconfigurei a RB, não fiz ppoe porque como esta minha cliente é em outra cidade fica complicado ir lá configurar toda vez que entra um inquilino.

    Vou fazer via voucher com hotspot e os roteadores em AP, aí cada apartamento vai ter direito a 2 tickets

    Hoje cada morador tem o seu roteador, quero passar pra ela instalar 1 ou 2 unifi em cada andar e distribuir via wifi+hotspot

  4. #4

    Padrão

    Este negócio de passar a senha para outros vizinhos é uma prática recorrente entre os consumidores...

    Eles entendem que uma vez comprem o sinal, o que fazer é com eles... Até parece ser justo, mas só parece...
    Pois quem tem a responsabilidade de entregar o sinal faz planejamento em cima disso. Se cada um repassar senhas chega num momento que a conexão não rende o esperado e dai o ¨bendito¨ consumidor sabe bem ligeiro reclamar quando o culpado é ele mesmo.
    Pouco se pode fazer nestes casos a não ser conscientizar o consumidor que é no benefício dele não repassar senhas... mas convencer é normalmente difícil no atual estado da sociedade brasileira.

    Quando nós como sociedade reclamamos dos políticos que são mestres em maracutaias mas não nos damos por conta que nós também gostamos de maracutaias, o que se pode esperar? Este é o cenário atual infelizmente.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Este negócio de passar a senha para outros vizinhos é uma prática recorrente entre os consumidores...

    Eles entendem que uma vez comprem o sinal, o que fazer é com eles... Até parece ser justo, mas só parece...
    Pois quem tem a responsabilidade de entregar o sinal faz planejamento em cima disso. Se cada um repassar senhas chega num momento que a conexão não rende o esperado e dai o ¨bendito¨ consumidor sabe bem ligeiro reclamar quando o culpado é ele mesmo.
    Pouco se pode fazer nestes casos a não ser conscientizar o consumidor que é no benefício dele não repassar senhas... mas convencer é normalmente difícil no atual estado da sociedade brasileira.

    Quando nós como sociedade reclamamos dos políticos que são mestres em maracutaias mas não nos damos por conta que nós também gostamos de maracutaias, o que se pode esperar? Este é o cenário atual infelizmente.

    Pois é, a senhorinha lá cobra R$ 20,00 pra terem acesso a internet, 5 pessoas pagam esses 20 reais e ela paga um link de 60mb da NET.
    Já falei pra ela tirar porque também não é certo o que ela faz, revender sem ter licença.
    Que cada um se vire contratando sua internet

  6. #6

    Padrão Re: Internet em KitNets sem compartilharmento por wifi

    Citação Postado originalmente por romero Ver Post
    Pois é, a senhorinha lá cobra R$ 20,00 pra terem acesso a internet, 5 pessoas pagam esses 20 reais e ela paga um link de 60mb da NET.
    Já falei pra ela tirar porque também não é certo o que ela faz, revender sem ter licença.
    Que cada um se vire contratando sua internet
    Este seria o caminho certo... Eu pensava que ela tinha montado um provedor para o condomínio e ela fosse a sindica ou dona de tudo... Pois foi comentado que passa cabo em todos os apartamentos...
    Mas se ela também está compartilhando fica ruim,,,,né?

  7. #7

    Padrão Re: Internet em KitNets sem compartilharmento por wifi

    É só falta de vontade! De ir lá falar com ela, e planejar a rede! E deixa esse blá, blá blá de lado, de licença, scm..... se quase tudo nesse país se da um jeitinho!
    Coloca um cabo em cada apartamento e um roteador, autenticando pppoe e pronto. E os roteadores sendo todos dela! Simples e fácil...! Acabou a complicação!
    Tem roteadores muito baratos, e com boa eficiência! Eu aqui uso multilaser, aquele de duas portas, uma antena! Que custa 40 a 50 reais, novo!

  8. #8

    Padrão Re: Internet em KitNets sem compartilharmento por wifi

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    É só falta de vontade! De ir lá falar com ela, e planejar a rede! E deixa esse blá, blá blá de lado, de licença, scm..... se quase tudo nesse país se da um jeitinho!
    Coloca um cabo em cada apartamento e um roteador, autenticando pppoe e pronto. E os roteadores sendo todos dela! Simples e fácil...! Acabou a complicação!
    Tem roteadores muito baratos, e com boa eficiência! Eu aqui uso multilaser, aquele de duas portas, uma antena! Que custa 40 a 50 reais, novo!
    O problema do amigo não é o roteador ser da proprietária ou não. O problema é um não pagar e utilizar a senha o outro.
    Já passei por situação igual em um cliente.
    Não tem o que fazer... Vc vai se matar de mexer em configuração, ouvir reclamação, e os inquilinos vão dar um jeitinho de burlar.
    O caso aqui foi resolvido, já incluindo no valor do aluguel a internet.
    Se o inquilino não usa a internet, paga igual. Incluso no aluguel.

  9. #9

    Padrão Re: Internet em KitNets sem compartilharmento por wifi

    Aqui sempre faço o trabalho de divulgar as desvantagens de se compartilhar senha do wi-fi e a primeira coisa que falamos é: sua conexão tem um IP que te identificar na Internet e esse IP está no seu CPF, legalmente você que responde por crimes na Internet e se alguma pessoa fora do seu ambiente estiver usando sua conexão, você que responderá por tudo que passa por ela. Depois falo na questão de problema de lentidão, que vc passando a senha pra outras pessoas, não tem como controlar o que essa pessoa está fazendo no seu IP, pode estar fazendo muitos downloads ao mesmo tempo... E terceiro, falo que dependendo da distancia e sinal que chega pros dispositivos conectados, o roteador abaixa a velocidade pra manter o dispositivo com sinal fraco conectado sem cair e por consequência abaixa a velocidade pra todo mundo. Aqui funciona bem e não to mentindo em nada aí.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Aqui sempre faço o trabalho de divulgar as desvantagens de se compartilhar senha do wi-fi e a primeira coisa que falamos é: sua conexão tem um IP que te identificar na Internet e esse IP está no seu CPF, legalmente você que responde por crimes na Internet e se alguma pessoa fora do seu ambiente estiver usando sua conexão, você que responderá por tudo que passa por ela. Depois falo na questão de problema de lentidão, que vc passando a senha pra outras pessoas, não tem como controlar o que essa pessoa está fazendo no seu IP, pode estar fazendo muitos downloads ao mesmo tempo... E terceiro, falo que dependendo da distancia e sinal que chega pros dispositivos conectados, o roteador abaixa a velocidade pra manter o dispositivo com sinal fraco conectado sem cair e por consequência abaixa a velocidade pra todo mundo. Aqui funciona bem e não to mentindo em nada aí.

    O problema é que são todos jovens e estudantes, não estão muito preocupados com isso. Acredito que o melhor mesmo é Unifi e Hotspot com senha única para cada dispositivo

  11. #11

    Padrão Re: Internet em KitNets sem compartilharmento por wifi

    Bom dia!

    uma sugestão e limitar a quantidade de ip que cada roteador vai liberar.
    assim você limita a quantidade de usuário por ip.

  12. #12

    Padrão Re: Internet em KitNets sem compartilharmento por wifi

    Você quer dizer diminuir a quantidade de IPs que o DHCP irá distribuir? Isso não resolve, o que resolve é diminuir a máscara de rede.