+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Meu mikrotik esta oscilando a internet, cai e volta muito, mais os clientes estão ativos no pppoe

    Pessoal sou novo com o mikrotik, mas vamos la. Minha rede é cabeada e uso pppoe para os cliente, ia tudo certinho, mas faz 20 dias que os clientes estão falando que a net cai muito, oscila D+. e tipo passei net para casa de minha vo e ela também esta falando, tenho que ficar desligando e ligando para net voltar. E isso não é viavel. Tenho link ADSL de 50 mega e tenho 70 clientes. Mas oque me deixa louco é que vou nos clientes ativos e estão todos ativos, tipo 1 dia outros 2 dias com conexão com o mikrotik. Já olhei cabo, switch e esta tudo certo. Alguém já viu isso ou já passou pelo mesmo problema.

  2. #2

    Padrão Re: Meu mikrotik esta oscilando a internet, cai e volta muito, mais os clientes estão ativos no pppo

    Citação Postado originalmente por adsrodrigo Ver Post
    Tenho link ADSL de 50 mega e tenho 70 clientes.
    Tá aí seu problema...

    ADSL tem 4 problemas: 1 - Não é link! É acesso pra usuário final compartilhado. Então você está recompartilhando o compartilhado.
    2 - Tem taxa de upload baixo. Com 70 clientes é provável que as requisições estejam ficando na fila, causando latência ou tempo limite do pedido.
    3 - Tem limite de conexões TCP/UDP. Então se o tráfego estiver alto/horário de pico, além de ser recompartilhado, os usuários tem de esperar a liberação de slots para navegação.
    4 - 50 MB é só o que passa no PTT (Google, Youtube, etc). O que passa no tráfego IP não atinge 50MB, além de ser uma conexão de garantia instantânea de 40% e média de 80%.

  3. #3

    Padrão Re: Meu mikrotik esta oscilando a internet, cai e volta muito, mais os clientes estão ativos no pppo

    tudo que o amigo falo e o mais provável mais tem como resolver seu problema fazendo um levantamento e testes para resolve

  4. #4

    Padrão Re: Meu mikrotik esta oscilando a internet, cai e volta muito, mais os clientes estão ativos no pppo

    Citação Postado originalmente por bfwcache Ver Post
    tudo que o amigo falo e o mais provável mais tem como resolver seu problema fazendo um levantamento e testes para resolve
    O que o @sphreak falou é pura verdade e não é contornável... 70 pessoas em 50 mega em adsl compartilhado. Se fosse dedicado mudava de figura.
    Além do que ele não citou quanto de banda libera para cada um...

    @bfwcache , você deve estar pensando numa solução de cache né? Já na época que não havia https já era meio complicado o uso de cache imagina agora... nem é tanto pela eficiência mas a meu ver cache numa rede é algo a mais para se preocupar com paradas, etc etc... Cache para quem tem profundo conhecimento de redes e está acostumado a ficar em cima da rede até pode ser.... mas para iniciantes é uma dependência total.

    Há comentários positivos sobre alguns caches que fazem corretamente o cacheamento de htpps.

    Mas nada, nada mesmo substitui um ¨bom¨ link dedicado.... Já coloquei entre aspas pois tem link que é uma droga.... volta e meia parando... Aí neste caso já nem sei o que é pior se adsl ou este tipo de link.

  5. #5

    Padrão Re: Meu mikrotik esta oscilando a internet, cai e volta muito, mais os clientes estão ativos no pppo

    Nossa!!! Já desconfiava, mas não sabia que era tão ruim assim.
    Muito obrigado pela ajuda de vocês, com 70 cliente não tenho como pegar um link dedicado, vou fazer um balance com outras linha ADSL então.
    Mais as respostas de vocês tirou todas as minhas duvidas.

  6. #6

    Padrão Re: Meu mikrotik esta oscilando a internet, cai e volta muito, mais os clientes estão ativos no pppo

    pessoal vcs estao usando wom 5000 mimo se sim como esta o funcionamento, vcs indicam para alguns clientes coisa de 250 metros