+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas Rocket AC Lite + Painel

    Pessoal, Boa Noite

    Estou a montar os painéis pra minha estação e tenho disponível 2 Rocket AC Lite

    quais painéis são compatíveis com ele ?

    se eu montar ele, vou ter que usar antenas AC nos clientes tbm ?

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas Rocket AC Lite + Painel

    Qualquer setorial funciona com AC, porque a única diferença no protocolo são umas portadoras a mais.

    Se usasse canal de 160MHz de largura teria que se preocupar, mas provedor usa geralmente só 20 ou 40MHz então não tem nenhuma necessidade de antena específica, o que serve pra A serve pra N e pra AC, só a largura do canal (Estupidamente largo) seria um motivo pra mudar setorial.

    Usa qualquer setorial que quiser, nota ou antiga, desde que fique com canal de 20-40MHz não faz diferença nenhuma.

    (Mas use dupla-polarização, porque usar AC e polarização simples é ridículo)

    Se o firmware do Rocket AC permite configurar em modo somente N, poderia usar rádios N, mas como ele tem firmware capado pra donas-de-casa (Pra quem não quer ou não sabe configurar detalhadamente, tipo a Apple trata seus noobs usuários sem opções de customização) na prática sim vai ter que usar CPE's com suporte a AC nos clientes, e estas CPE's nem sempre são baratas (Litebeam 5AC 23dBi custa R$ 100 a mais que a Litebeam M5 23dBi (Somente N)).

    Se fosse uma RB911-ac teria a opção de colocar em modo somente N, pra usar CPE's baratas. UBNT é travado nessa parte, não permite mistura de N com AC nesses Rocket AC Lite, vai ter que usar CPE's AC (Mas a setorial tanto faz, desde que seja dupla-polarização e tenha qualidade (Nada de lixos obscuros do ML então)).

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas Rocket AC Lite + Painel

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Qualquer setorial funciona com AC, porque a única diferença no protocolo são umas portadoras a mais.

    Se usasse canal de 160MHz de largura teria que se preocupar, mas provedor usa geralmente só 20 ou 40MHz então não tem nenhuma necessidade de antena específica, o que serve pra A serve pra N e pra AC, só a largura do canal (Estupidamente largo) seria um motivo pra mudar setorial.

    Usa qualquer setorial que quiser, nota ou antiga, desde que fique com canal de 20-40MHz não faz diferença nenhuma.

    (Mas use dupla-polarização, porque usar AC e polarização simples é ridículo)

    Se o firmware do Rocket AC permite configurar em modo somente N, poderia usar rádios N, mas como ele tem firmware capado pra donas-de-casa (Pra quem não quer ou não sabe configurar detalhadamente, tipo a Apple trata seus noobs usuários sem opções de customização) na prática sim vai ter que usar CPE's com suporte a AC nos clientes, e estas CPE's nem sempre são baratas (Litebeam 5AC 23dBi custa R$ 100 a mais que a Litebeam M5 23dBi (Somente N)).

    Se fosse uma RB911-ac teria a opção de colocar em modo somente N, pra usar CPE's baratas. UBNT é travado nessa parte, não permite mistura de N com AC nesses Rocket AC Lite, vai ter que usar CPE's AC (Mas a setorial tanto faz, desde que seja dupla-polarização e tenha qualidade (Nada de lixos obscuros do ML então)).
    Obrigado amigo, tirou minhas duvidas, muito obrigado amigo

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas Rocket AC Lite + Painel

    Com o novo (atualizado)firmware na cpe e no ap é possível sim usar só N, apesar de não fazer muito sentido vc usar assim!

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas Rocket AC Lite + Painel

    Citação Postado originalmente por ozielinfo Ver Post
    Com o novo (atualizado)firmware na cpe e no ap é possível sim usar só N, apesar de não fazer muito sentido vc usar assim!
    Não seria bem usar só N, e sim modo misto! Tenho rodando aqui funcionando muito bem.
    60 cpe N 1x1 e 2x2 picos de até 60mb no ap

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas Rocket AC Lite + Painel

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Não seria bem usar só N, e sim modo misto! Tenho rodando aqui funcionando muito bem.
    60 cpe N 1x1 e 2x2 picos de até 60mb no ap
    É ao modo misto que me referia, N por que as lite normal não tem AC.
    Agora ao meu ponto de vista o que mais vale a pena na linha AC é ela ficar escaneando os canais em tempo real tanto no AP como no CPE o que facilita quando se trabalha em lugares bastante poluídos, se você usar as antenas convencionais ( lite bean ou nano ) vai perder essa funcionabilidade na CPE.

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas Rocket AC Lite + Painel

    https://forum-pt.ubnt.com/discussion...oint-airmax-ac

    Como conectar clientes airMAX M5 a um access point airMAX AC

    - Equipamento airMAX AC deve estar com airOS 8+
    - Equipamento airMAX M5 deve estar com airOS 6+
    Nota: o modo airMAX Mixed Mode só está disponível com rádios airMAX AC em modo access point. Por exemplo: você não conseguirá conectar um cliente airMAX AC em um access point airMAX M5 (802.11n).