+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montar um provedor

    Boa Tarde!

    Senhores, sou novo no fórum, e espero ter postado no fórum correto.
    Estou fazendo pesquisas sobre o assunto a uns 2 meses aproximadamente, inclusive com muita coisa extraída do próprio fórum.
    E depois de montar plano de negócios, pesquisa de mercado, conseguir link com preço acessível resolvi por em prática um antigo projeto que seria montar mini provedores via rádio em uma região interiorana onde as operadoras de grande porte não se interessam em investi.
    O esboço do meu projeto seria montar um provedor com no máximo 100 clientes, utilizando link de ip dedicado de 10M dow x 10M up colocando planos de 1M para os clientes.
    Entendo que a conexão não seria das melhores, mas é justamente para pontos em que muitas vezes nem internet via celular funciona.
    Diante do exposto, gostaria que os mestres no assunto me indicassem os equipamentos que melhor atenderiam a estas especificações, lembrando que poderei ter que atingir até uns 6 km da torre para o clientes mais distante, portanto, seria interessante ter uma transmissão da torre potente e pelo menos uma omni e equipamentos que façam a funcão de controle desses clientes.
    Peço perdão se estiver falando alguma besteira, mas seria isso ok.
    No aguardo o auxilio.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Montar um provedor

    Caso seja de interesse.
    https://produto.mercadolivre.com.br/...oaps-e-etc-_JM
    Tem vários aps que podem lhe ajudar.

  3. #3

    Padrão Re: Montar um provedor

    Moro na fronteira com o Paraguay, comprar equipamentos não seria problema, minha duvida é quais equipamentos usar, agradeço a atenção Bruno.

  4. #4

    Padrão Re: Montar um provedor

    A questão é que para o desejado eu tenho o que vc precisa a preço acessível.
    Estou desmontando uma rede wireless e pondo ftth.
    Tenho rbs, cartões e aps.
    Se vc for comprar em quanidade lhe garanto que economizará bastente.E na medida do possível posso o auxiliar nas configurações como um todo.

  5. #5

    Padrão Re: Montar um provedor

    Se não for muito obstruído , mato e árvores . Pode usar nanostation m5 de AP na torre .... roda na faixa de 20 a 25 clientes bem , sinal óbvio que o melhor possível , já faz uma meta mínima de sinal , tudo vai depender da cidade e de quantos provedores /interferência tem .

    Já atendi clientes a 12km de distância com nano. Hoje uso basestation ubnt 20dbi ... e Rocket . Aguenta coisa de 30 a 40 clientes .

    Nas casas até 2 km , nanoloco m5 , depois disso air grid .

    Na base , pode usar um hub simples , uma RB750 pra rotear os clientes via pppoe ,

    Acho que seria isso , se pretende 100 clientes .

    Quando digo o número de clientes por painel , entenda que varia de caso pra caso, sinal ruim em cliente enquanto tem poucos no painel vai embora . Porém quando chegar perto do limite do painel ,vai ver que aquele sinal Ruim vai te dar uma dor de cabeça enorme

  6. #6

    Padrão Re: Montar um provedor

    Omni não acho uma boa ideia . Com o dinheiro de uma omni da pra comprar 2 nanostation m5 que seja , consegue colocar mais clientes , com mais qualidade, e menos interferência

  7. #7

    Padrão Re: Montar um provedor

    Eu uso vários Nanostation M5 Airmax como AP e o resultado é muito bom, uso onde a densidade de clientes não é muito grande. Use, mas não abuse.