+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik Omnitik UPA-5hnd como bridge + SXTs?

    Eu Quero colocar uma omnidirecional no topo de um morro (onde nao ha sinal de internet) para distribuir / compartilhar sinal de um ponto que fica a 1km (com visada) do topo deste morro.

    Para conectar 1 unico ponto, devo fazer um enlace ponto a ponto com 2 sxts ate o topo do morro, conectar a sxt no topo do morro via ethernet na omnitik e fazer bridge com a omnitik para 1 ou varios CPEs?

    Posso usar este modelo da omnitik e 3 SXT Lite5 para fazer o serviço (nenhum ponto a mais de 3km da omnitik)?

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik UPA-5hnd como bridge + SXTs?

    Pelo baixo ganho, 1km funciona mas o data rate não pode ser alto.

    3km com SXT Lite5 rumo a uma SXT é bem complicado, teria que ser no menor data rate possível, a velocidade é muito limitada.

    O nível de sinal chegando na SXT será baixo tipo -67dBm, serve pra data rate meio baixo tipo MCS11 pra baixo. Mas em 2,5km será coisa quase inútil tipo -74dBm! Só usando MCS8 pra ficar ok um sinal desse, e MCS8 permite vender planos de 1 ou 2Mbps.

    O fato do PTP ser SXT tanto faz, entre 2 SXT Lite5 você tem 2 antenas de 16dBi, já entre SXT Lite5 e Omnitik tem 16 e 7,5dBi, são praticamente 8,5dBi a menos em antena, logo, 8dbm a menos de sinal, e 8dBm é a diferença entre digamos MCS8 e MCS12 (Um passa 6Mbps, outro passa 40Mbps).

    Enfim, pra planos pequenos dá, mas tem que pensar em futuro, qualquer dia vai precisar pacotes maiores, aí a Omnitik vai ter que ser trocada por algo com maior ganho.

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik UPA-5hnd como bridge + SXTs?

    tks, vc recomendaria usar substituir tanto a omnitik quanto as sxt? o que vc recomendaria?

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik UPA-5hnd como bridge + SXTs?

    Recomendaria pra que? Como disse, depende da conexão que vai vender, e por quanto tempo.

    Pra 1Mbps essa combinação Omnitik <> SXT Lite5 serve pra 2km, talvez 3km se tiver o milagre da zona de Fresnel 100% limpa, mas pra 10Mbps mal dá pra 1km!

    Aqui na roça que moro todo mundo fica feliz até com 512kbps desde que seja barato (R$ 50), num cenário desse isso é mais que suficiente. Em beira de metrópole povo acha 10Mbps pouco, pra um caso desse caso tenha poucos clientes uma omni single-chain 15dBi com digamos Rocket M5 e os uns Litebeam M5 23dBi seria melhor, custa um pouco a mais mas não perde o Rocket M5 no futuro (Pode passar pra uma setorial dual-chain, caso mude pra local com mais clientes, e com CPE's dupla-polarização (Litebeam M5 é polarização simples. Litebeam AC é dupla-polarização).