+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre antenas para P2P

    Boa noite!
    Sou inexperiente no ramo. Quero fazer um P2P em um bairro residencial com algumas LiteBeam M5 e NanoBeam M5 no caminho, no total umas 6 entre os dois pontos. A distância é de 300 metros. Não há edifícios mais altos que dificultem a visada, são todos de tamanhos iguais.
    Gostaria de saber se conseguiria um bom sinal mesmo com essas várias antenas no caminho, usando duas antenas NanoBeam M5 16dbi?
    Ou seria melhor uma NanoBeam M5 16dbi (como emissora, para ficar mais fácil o apontamento, visto que ela cobre uma área mais larga) e uma LiteBeam M5 23dbi (como receptora)?
    Ou é recomendado usar outro tipo de antena (com preço similar e não muito difícil para apontamento).
    Por ter sinal mais largo, é possível que a NanoBeam sofra mais interferência das outras antenas que a LiteBeam?
    Há menos antenas próximas de onde o sinal será emitido do que onde será recebido.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida sobre antenas para P2P

    Citação Postado originalmente por alexfelicio5 Ver Post
    Boa noite!
    Sou inexperiente no ramo. Quero fazer um P2P em um bairro residencial com algumas LiteBeam M5 e NanoBeam M5 no caminho, no total umas 6 entre os dois pontos. A distância é de 300 metros. Não há edifícios mais altos que dificultem a visada, são todos de tamanhos iguais.
    Gostaria de saber se conseguiria um bom sinal mesmo com essas várias antenas no caminho, usando duas antenas NanoBeam M5 16dbi?
    Ou seria melhor uma NanoBeam M5 16dbi (como emissora, para ficar mais fácil o apontamento, visto que ela cobre uma área mais larga) e uma LiteBeam M5 23dbi (como receptora)?
    Ou é recomendado usar outro tipo de antena (com preço similar e não muito difícil para apontamento).
    Por ter sinal mais largo, é possível que a NanoBeam sofra mais interferência das outras antenas que a LiteBeam?
    Há menos antenas próximas de onde o sinal será emitido do que onde será recebido.
    Seu problema vai ser interferência. Em 300mts um par de Nanos dá conta com o pé nas costas.
    Essas antenas no caminho, se elas forem em sua maioria receptoras e estiverem ligadas a um único AP por exemplo, não vejo problemas maiores.
    Etretanto existem 2 ferramentas a serem usadas em ambos os lados do enlace para determinar configurações: Airview e survey. Essa prática ajuda a determinar a melhor frequência.

    Boa sorte

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida sobre antenas para P2P

    Muito obrigado pelas informações. As ferramentas serão muito úteis, já dei uma olhada aqui sobre elas.
    Não tenho as antenas em minha posse ainda, então gostaria de saber se é mais recomendado eu usar duas LiteBeam M5 (cada uma sai por 240 reais).Nesse caso ficaria muito difícil conseguir o apontamento ideal por causa do sinal concentrado? Ela teria menos interferência também por causa desse sinal concentrado?

    Se eu utilizar uma NanoBeam M5 (como emissora, para ficar mais fácil o apontamento, visto que ela cobre uma área mais larga) e uma LiteBeam M5 (como receptora) fica melhor do que se fossem duas NanoBeam?

    A NanoBeam eu consigo por 280 reais e tenho medo de ela acabar sofrendo maior interferência pelo sinal mais largo, por isso a pergunta sobre qual seriam as melhores opções de antenas. Tem algum site que tenha um valor mais em conta também?

    Quero receber uma conexão de 50Mbps por essas antenas.
    Sobre as antenas no caminho, são todas receptoras o apontamento delas forma um ângulo de uns 15º em relação ao apontamento que vou fazer.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida sobre antenas para P2P

    Citação Postado originalmente por alexfelicio5 Ver Post
    Nesse caso ficaria muito difícil conseguir o apontamento ideal por causa do sinal concentrado? Ela teria menos interferência também por causa desse sinal concentrado?
    Apontamento em 300mts é mamão com açúcar. Quanto a interferência, pelo sinal ser concentrado ela "espalha" menos o sinal. Quanto a receber interferência, se for frontal ele é um pouco mais suscetível que os Nanos. Em termos de gerar interferência, ela gera menos interferência lateral, devido a sua pouca abertura e mais interferência frontal, caso seja usado potência acima do limite. Detalhes e ajustes somente!

    Em relação a velocidade as duas dão conta.

    E relação ao preço, eu iria de Litebeam. Só regular a potência certinho, alinhar com calma e escolher uma frequência livre e ser feliz!

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida sobre antenas para P2P

    Citação Postado originalmente por alexfelicio5 Ver Post
    Boa noite!
    Sou inexperiente no ramo. Quero fazer um P2P em um bairro residencial com algumas LiteBeam M5 e NanoBeam M5 no caminho, no total umas 6 entre os dois pontos. A distância é de 300 metros. Não há edifícios mais altos que dificultem a visada, são todos de tamanhos iguais.
    Gostaria de saber se conseguiria um bom sinal mesmo com essas várias antenas no caminho, usando duas antenas NanoBeam M5 16dbi?
    Ou seria melhor uma NanoBeam M5 16dbi (como emissora, para ficar mais fácil o apontamento, visto que ela cobre uma área mais larga) e uma LiteBeam M5 23dbi (como receptora)?
    Ou é recomendado usar outro tipo de antena (com preço similar e não muito difícil para apontamento).
    Por ter sinal mais largo, é possível que a NanoBeam sofra mais interferência das outras antenas que a LiteBeam?
    Há menos antenas próximas de onde o sinal será emitido do que onde será recebido.
    P2P ou PTP?

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida sobre antenas para P2P

    Instalei hj as duas antenas. A qualidade ficou assim. Configurei certo a qtd de dBm ou dá pra ficar melhor? Usei o airview pra ver a melhor frequência e diminui a largura para 20Mhz. O apontamento foi tranquilo. Instalei o AP e depois quando subi a Station no mastro já deu 59 dBm, só dei mais um tapa e acho q melhorou mais.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         station.PNG
Visualizações:	128
Tamanho: 	152,4 KB
ID:      	67947