+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dividir rede em bridge

    Boa tarde a todos!!
    estou com uma duvida e como sou leigo (redes e mikrotik) gostaria de uma ajuda...
    na empresa onde trabalho tenho minha rede compartilhada entra 4 filiais em modo bridge, cada uma tem um mikrotik, ( pela empresa "A" recebo um link dedicado na porta 1 e na porta 2 esta minha LAN e nessa uma bridge, que segue para as filiais "B","C",'D", que recebem via bridge e passa para um roteador na porta LAN e wifi ) porem o pessoal reclama de lentidão, ao consultar uma terceira pessoa ela aconselhou a separar as redes pois assim evita broadcast, ai vem a pergunta, como criar outras redes no mikrotik e fazer com que a filial pegue somente o os ip's da rede que eu designar para ela????
    Obs.: só tenho duas placas de rede (WAN e LAN(bridge))
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CENARIO.jpg
Visualizações:	130
Tamanho: 	31,8 KB
ID:      	67889   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CENARIO PROPOSTO.jpg
Visualizações:	124
Tamanho: 	34,4 KB
ID:      	67890  


  2. #2

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dividir rede em bridge

    Bom dia,
    quantos usuarios tem na rede?
    ja verificou se o seu link dedicado não está no gargalo?

  3. #3

    Padrão Re: Dividir rede em bridge

    Bom dia berghetti sao uns 6 dispositivos por loja, so na loja A que deve ter uns 20 dispositivos...
    eu gostaria de aumentar a minha banda para uns 10 mb, o problema é que o dono não aceita.....

  4. #4

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dividir rede em bridge

    o ideal é você ter alguma forma de acompanhar o trafego de sua rede para ser se não é esse o problema.

    caso o problema seja esse, você poderá realizar bloqueios na rede para diminuir o trafego desnecessário, e se mesmo assim o trafego continuar alto para o link atual, só mesmo um upgrade ou outro link.

  5. #5

    Padrão Re: Dividir rede em bridge

    você poderia me dar um sugestão de como acompanhar o trafego? de toda rede?
    e com relação a minha rede ser em bridge, altera alguma coisa?
    as filiais ficam na mesma cidade, porem em bairros afastados

    desde ja obrigado pela ajuda

  6. #6

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dividir rede em bridge

    quais são os equipamentos que você tem? o trafego acompanha no firewall na chegada do link.

  7. #7

    Padrão Re: Dividir rede em bridge

    minha internet chega via fibra por um modem (ASGA MMO16E1) e passa por um mikrotik (RouterOS) num pc e que manda via bridge para as lojas e em cada loja tem uma rb750 que recebe o link em bridge na porta 5 e sai na porta 4 internet para um roteador e nesse reteador esta conectados pc's via cabo e celulares, no central eu adicionei umas regras no firewall (bloqueio de alguns sites facebook, youtube etc....) essas regras afetam as filiais tambem...

  8. #8

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dividir rede em bridge

    ok, só olhar no seu routerOS de borda (que entra o link) o trafego da rede.

    sobre a rede estar em bridge ou não, como a rede não é grande (nem 50 hosts), não tem necessidade de rotear, mas caso queira, por qualquer motivo que seja como ja tem um roteador em cada filial, é só executar.

  9. #9

    Padrão Re: Dividir rede em bridge

    blz!! berghetti muito obrigado, vlw