+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Substituição de equipamentos

    Boa noite galera do under.

    Atualmente desenvolvi um sistema de rádio em minha região onde a disponibilidade de acesso a internet é muito fraca.
    Estou usando em minha pequena torre uma Omnitik para atender os clientes e um WOM 5000 para receber o sinal.

    Estou entregando planos de 5 mega e a freguesia aos poucos está aumentando.

    Por isto quero substituir a omni por setoriais ubiquiti, pois todos os clientes estão usando nanoloco m5.
    O investimento não pode ser muito alto.

    Pensei no seguinte:

    Montar um mikrotik em meu pc que não uso mais.

    Requisitos da máquina:

    HD 40 GB
    2 GB de RAM
    3 placas de rede giga sendo uma PCI e duas PCI-Express
    Processador dual core 2.6 GHz.

    E na torre pensei em usar nano m5 ou powerbeam

    Desde já, agradeço a atenção de todos !

  2. #2

    Padrão Re: Substituição de equipamentos

    Citação Postado originalmente por Explonet Ver Post
    Boa noite galera do under.

    Atualmente desenvolvi um sistema de rádio em minha região onde a disponibilidade de acesso a internet é muito fraca.
    Estou usando em minha pequena torre uma Omnitik para atender os clientes e um WOM 5000 para receber o sinal.

    Estou entregando planos de 5 mega e a freguesia aos poucos está aumentando.

    Por isto quero substituir a omni por setoriais ubiquiti, pois todos os clientes estão usando nanoloco m5.
    O investimento não pode ser muito alto.

    Pensei no seguinte:

    Montar um mikrotik em meu pc que não uso mais.

    Requisitos da máquina:

    HD 40 GB
    2 GB de RAM
    3 placas de rede giga sendo uma PCI e duas PCI-Express
    Processador dual core 2.6 GHz.

    E na torre pensei em usar nano m5 ou powerbeam

    Desde já, agradeço a atenção de todos !
    Se está pensando em crescer tá tudo errado aí amigo... Fuja do MK no PC... não que não funcione... funciona! Mas vai pegar um PC velho capado e montar um server MK? E depois.. Vai pagar uma licença do Mikrotik do mesmo jeito? Então invista e vá de CCR!

    Quanto a rádio na torre... Nano M5 não é pra um monte de clientes pendurados, quanto mais com planos de 5MB. PowerBeam não é pra AP setor. É para PTP ou Cliente, devido ao seu ângulo estreito de abertura.

    Se quer uma solução UBNT invista em Rocket e painéis de 90º. 4 painéis fecham 4 setores em 360º.

    Quanto ao investimento não ser alto eu tenho uma teoria que levo como verdade: Se for pra fazer meia boca melhor não fazer nada...

    Invista e evite dor de cabeça.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Substituição de equipamentos

    Antes de mais nada, se for para não gastar muito melhor é nem começar.
    Quando mudei, montei minha oficina de eletrônica e aqui nem se falava em Internet e segurança eletrônica, gastei um bom dinheiro e hoje em termos de materiais até gastaria menos, até por que em quase 20 anos muita coisa mudou.
    Telefone fixo custava o que custa um Iphone8 hoje no Brasil, e as contas raramente eram inferiores a R$ 100,00 na época; fazendo as contas eu com celular pós-paga, mais 6 pré-pagos e internet fixa, pagaria menos do que com apenas um telefone fixo ou seja estamos investindo mais em equipamentos vestíveis.
    Operadoras de celular como a Claro com plano "américas" no sistema pós-pago e acredito que outras seguirão o mesmo caminho, então os provedores terão de gastar cada vez mais e mais seja pequena ou não.


    Hoje nós começamos estudar a partir de 3 anos e seguimos até a terceira idade, antes era a partir de 7 anos e parávamos em média com 12 ou 13 anos mas infelizmente não é raro muitos pararem antes dos 18 anos; Estes ficam sentados reclamando da falta de oportunidade por não ter investido em si mesmo.
    Encerrei o curso com pouco mais de 19 anos em curso técnico, mas na empresa em que trabalhava o conhecimento de inglês era raro, mas traduzir do inglês para o português era pior ainda mesmo aqueles que tinham morado no exterior. Usava o aparelho, fazia ensaios, comparava com manual em inglês para editar em português; hoje no tradutor instalado no celular, faz com tremenda facilidade mas numa licitação a situação é mais em cima ainda hoje.
    Ontem queimou meu no-break, mas foi investimento de 12 anos atrás. Comprar outro, pelo menos a bateria este que ferveu, lembrei o caso do submarino argentino rsrs.