+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb configurar bloco de ip link dedicado no mk

    olá a todos, coloquei um link dedicado aqui, inicialmente me passaram 1 ip com gateway, mascara, etc tudo ok, foi me passado 1 ip só até liberar o bloco de ip, e foi liberado um /27 porem não estou conseguindo configurar ele no meu mk me passaram assim o ip exemplo 200.300.400.0/27 e os dns da operadora, mais não tem ip gateway sei que deve ser coisa simples tentei colocar o ip final 1 na routes e na interface de entrada mais não deu muito certo, tenho umas regras no firewall de bloqueio externo da porta 53 não sei se isto pode estar interferindo, trabalho com nat e PPPOE nos clientes como autenticação, futuramente vou passar alguns ips válidos para os clientes. meu link chega por fibra com uma onu da fiberhome

  2. #2

    Padrão Re: configurar bloco de ip link dedicado no mk

    vai na rota e add . a range de ip valido que recebeu saindo pelo gateaway da operadora. entendeu. tipo

    voce fechou / 30 com a operadora. e na sua rota esta 192.168.1.2/30 e recebeu um bloco 192.168.10.20/29 ok. ai na sua rota add
    DST-ADDRESS PREF-SRC GATEWAY
    192.168.10.20/29 192.168.1.1
    desta forma voce pode usar 1 ip em uma interface e distribuir os outros 6 para clientes distintos . ou sei la setar 2 /30 resumindo . sempre add a rota que o gateway que sua operadora lhe passou . ok. com rota statica

  3. #3

    Padrão Re: configurar bloco de ip link dedicado no mk

    Amigo para ser mais facil de vc usar, coloque o ip final 1 na sua interface de Rede Local ai dos clientes e o resto vc usa direto nos clientes .. e boa. !

    Bem simples mesmo.. nao precisa de mexer com rotas ainda nao.

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.612

    Padrão Re: configurar bloco de ip link dedicado no mk

    só lembrando, como vc usar NAT na sua rede, vc deve travar no seu firewall, a classe que esta usando na sua rede, porque o IP publico não usa NAT.

  5. #5

    Padrão Re: configurar bloco de ip link dedicado no mk

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    só lembrando, como vc usar NAT na sua rede, vc deve travar no seu firewall, a classe que esta usando na sua rede, porque o IP publico não usa NAT.
    Como faz pra setar o nat para não pegar geral e somente as redes que precisa de nat.

  6. #6
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: configurar bloco de ip link dedicado no mk

    Cria uma address list só com os endereços que vc quer e adiciona na sua regra de nat

  7. #7
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.612

    Padrão Re: configurar bloco de ip link dedicado no mk

    Citação Postado originalmente por Mitigo Ver Post
    Como faz pra setar o nat para não pegar geral e somente as redes que precisa de nat.
    em IP/Firewall/NAT
    vc ja deve ter o seu maquerade, ja criado, abre ele e vai na primeira ABA, General, na linha Src.Address coloca o IP privado da sua rede, somente o privado, o IP publico não pode ter no masquerade.

  8. #8

    Padrão Re: configurar bloco de ip link dedicado no mk

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    em IP/Firewall/NAT
    vc ja deve ter o seu maquerade, ja criado, abre ele e vai na primeira ABA, General, na linha Src.Address coloca o IP privado da sua rede, somente o privado, o IP publico não pode ter no masquerade.
    Valeu pela dica [emoji106]