+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik Routerboard + Wireless @ 60 usuários

    A alguns dias atrás criei este post aqui sobre a utilização de um RB750GR3 + 2 Mi Router 3 (já comprados). Depois de algumas pesquisas vi que a Rb 951ui-2hnd é de "alta potência com 1000mW 2.4Ghz (que é a frequência que quero)" e pensei que poderia substituir os três equipamentos citados no começo deste texto por apenas uma Rb 951ui-2hnd colocado bem no meio do pátio em um lugar seguro (preciso de pelo menos uns 60m de raio). Na realidade o que mais me interessa é cadastrar as máquinas dos professores e permitir que apenas nós consigamos nos conectar. Online ficarão apenas umas 30 pessoas no máximo mas cadastrados até 80 máquinas.

    Vi também que existe muitas outros equipamentos Mikrotik que utilizam wireless para a distribuição/recepção de sinal com L4 mas não sei qual seria a mais indicada para o que quero.

    Pensei em algumas aqui, mas espero aconselhamentos apenas para equipamentos com frequência de 2.4Ghz

    912UAG-5HPnD-OUT
    921uags-5shpacd-nm


    Esses equipamentos recebem sinal da internet via cabo, de um modem, e distribuem via wifi 2.4Ghz? Com eles posso gerenciar a rede normalmente como faria com um RB750?




  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik Routerboard + Wireless @ 60 usuários

    Pra eu entender antes de opinar: isso é para provedor?

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik Routerboard + Wireless @ 60 usuários

    Boa noite @avatar52 Não, é para receber um sinal de internet via cabo de um modem GPON e distribuir e gerenciar wifi 2.4ghz no pátio de uma escola.

    Acabei de ver também a Basebox2, que diferente da Basebox5, transmite 2.4Ghz.

    Acabei de ver o Groove com L4, com ele eu poderia receber o sinal do modem GPON e distribuir e gerenciar minha rede wifi 2.4Ghz com uma antena de 6Dbi para distribuir e gerenciar a internet para +- 60 pessoas em um ambiente com 60m de raio?

    Quanto mais vejo mais louco fico.

    Quero concentrar em um só dispositivo (em vez de um RB750Gr3 e 2 APs) transmissão/gerenciamento de acessos a internet para no máximo 60 pessoas. O link de internet que chega ao modem é de 100mbps.

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik Routerboard + Wireless @ 60 usuários

    Não vai ficar bom.
    Por mais que você coloque no meio do local, você vai ter pessoas usando celulares com uma anteninha mixuruca em 10-20-30 metros do local, eles vão ter um sinal fraco e sem qualidade nenhuma nisso.
    Usando 2 equipamentos para transmitir em vez de 1, você já faz com que eles recebem com no máximo 15 metros de distância, se não tiver obstáculos, é aceitável.
    Além de que equipamentos como os que você citou, se você utilizar para controle + wireless, vai atingir o máximo da CPU e vai ficar bem ruim mesmo.
    Além do sinal ficar menor nos dispositivos, você vai reduzir a capacidade de processamento várias vezes porque agora o equipamento vai ter que controlar os usuários e antes você tinha um só para isso com o dobro de CPU e fazer a wireless que antes você tinha 2 aparelhos independentes.
    Eu ficaria com o a sua ideia inicial.

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik Routerboard + Wireless @ 60 usuários

    Obrigado @klabundee . Vou ficar realmente com o que já tinha comprado. Que AP mikrotik vc aconselharia para trabalhar junto com a RB750Gr3 para que jogue esse sinal wifi a uma boa distância?

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik Routerboard + Wireless @ 60 usuários

    Se você quiser realmente usar mikrotik para transmitir wireless tem esses aqui:
    https://mikrotik.com/product/RBcAPL-2nD-307
    https://mikrotik.com/product/RBcAP2nD
    https://mikrotik.com/product/RBwAP2nD
    Mas talvez fosse melhor usar:
    https://www.ubnt.com/unifi/unifi-ap-outdoor/

    Você falou em wifi a uma boa distância, infelizmente você pode usar uma antena de 30dBi que não vai resolver muito, você precisa que os dispositivos que vão receber também tenham uma antena com capacidade suficiente para devolver o sinal ao AP, então por isso que não recomendo usar somente um AP com antena potente, use mais de 1 que a qualidade vai ser muito melhor.

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik Routerboard + Wireless @ 60 usuários

    Estava vendo aqui as suas indicações e acho que a dobradinha RB750GR3 + 2 cAP Lite também sairia de bom tamanho, não acha? Vou utilizar os Mi Router que comprei e um desses cAP para analisar qual das alternativas seria a melhor!
    Última edição por rodrigomalan; 08-12-2017 às 16:44.

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik Routerboard + Wireless @ 60 usuários

    Para essa sua aplicação de conexão de dispositivos (celulares, tablets, PCs, etc) a Ubiquiti tem os access points UniFi que são mais recomendados.

    No seu cenário com cerca de 60 conexões num raio de 60m, o ideal seria utilizar pelo menos dois access points UAP-AC-LITE.

    https://www.ubnt.com/unifi/unifi-ap-ac-lite/