Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O que usar na borda BGP

    Bom dia pessoa, tive algumas frustrações utilizando router os pra fazer o bgp. Estou querendo fazer a migração e gostaria de saber o que vocês tem utilizado e que está rodando legal.

  2. #2

    Padrão Re: O que usar na borda BGP

    Qual sua necessidade de tráfego?

    Hoje eu uso EdgeRouter, super recomendo pela estabilidade. Há roteadores EdgeRouter que configurei que já vai fazer aniversário, hehehe.

    Mas se quiser também, há opção de fazer com VyOS em arquitetura PC.

  3. #3

    Padrão Re: O que usar na borda BGP

    Então, atualmente está em 900mbps, mas queria alguma solução que chegue até 10gbps, pra eu não ter que esquentar com isso por um bom tempo.
    Tenho link com duas operadoras e ptt, também vou vender link para um cliente que tem bgp.

  4. #4

    Padrão Re: O que usar na borda BGP

    900Mbps pode partir pra EdgeRouter Infinity que já tem portas 10Gbe.

    Agora se quiser algo mais parrudo, ServerU está sendo boa opção com placas de rede 10Gbe, mas o preço dele é salgado demais.

    VyOS com Xeon + 16GB de RAM + SSD e placas de rede Intel 10Gbe também é uma opção de alto custo x benefício.

  5. #5
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O que usar na borda BGP

    Cisco, juniper

  6. #6

    Padrão Re: O que usar na borda BGP

    Alguém usando Huawei NE20?

  7. #7

    Padrão Re: O que usar na borda BGP

    Tem alguma ideia de valor pra este cenário meu utilizando estes equipamentos?

  8. #8

    Padrão Re: O que usar na borda BGP

    Citação Postado originalmente por bimbo Ver Post
    Tem alguma ideia de valor pra este cenário meu utilizando estes equipamentos?
    O serveU de 8 portas me passaram o preço de 8.000 e com portas den10Gb por 11.000 usando o VyOs. E uma boa pedida. Hoje uso uma CCR1016 com 2 link de 500Mb com tabela Full e só consome 10% da CPU

  9. #9

    Padrão Re: O que usar na borda BGP

    ServerU com VyOS eu já vi passar 4 Gbps. Acho excelente pelo valor.

    Edit: mas acho que com 7k vc monta um server xeon com placas 10gbe que rende a mesma coisa.

  10. #10

    Padrão Re: O que usar na borda BGP

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    ServerU com VyOS eu já vi passar 4 Gbps. Acho excelente pelo valor.

    Edit: mas acho que com 7k vc monta um server xeon com placas 10gbe que rende a mesma coisa.
    Eu dou preferência pra um servidor Xeon com bastante memória e boas placas de rede, vai render bem mais com custo bem mais baixo. Já vi cases com VyOS em PC passando média de 50Gbps agregado.

  11. #11

    Padrão Re: O que usar na borda BGP

    @avatar52,

    50gbps? Caraca.

    Mas sem querer ser mais chato do que sou. Acima de 5gbps eu prefiro partir para uma caixa que tem kernel específico para reduzir o sIRQ.

    Aqui na Edgerouter pro, mesmo com pouco tráfego, é só o upload dos clientes subir que o consumo de CPU sobe rápido por conta dos pacotes menores. Fico imaginando se vier uma chuva de pacotes pequenos na wan. Mesmo criando uma regra de blackhole, deve surtar o equipamento.

    Mas até uns 5gbps acho que valem demais esses equipamentos. FIco imaginando se minha única opção hoje fosse uma caixa de 50k. Era mais fácil devolver o ASN, kkkkkkkkk.

  12. #12

    Padrão Re: O que usar na borda BGP

    Bom, é só um case que vi.

    Claro que eu prefiro caixas melhores, eu tenho experiência em Juniper. Prefiro isso 1000x a partir dos 10Gbps agregado.

  13. #13

    Padrão Re: O que usar na borda BGP

    Esse Vyos tem alguma versão paga?

  14. #14

    Padrão Re: O que usar na borda BGP

    VyOS é uma interface para o Quagga, ou seja, 100% free.

  15. #15

    Padrão Re: O que usar na borda BGP

    Estou importando as configurações do mikrotik para um vyos que instalei pra teste. Alguém poderia me dar uma mão na conversão das linhas de comando?

  16. #16

    Padrão Re: O que usar na borda BGP

    @bimbo,

    se for algum comando específico, diga aí. Mas a wiki do VYOS cobre bem os comandos mais básicos. Dá uma olhada. Mas o que precisa prestar atenção são os prefix-lists e route-maps.

    Quanto ao que usar, estou bem curioso sobre o Huawei NE20. Parece um ótimo custo/benefício.

  17. #17

    Padrão Re: O que usar na borda BGP

    Qual o valor aproximado deste Huawei?

    Sobre a migração seria mais ou menos isso.
    /ip firewall filter
    add action=accept chain=forward dst-address=x.x.x.x dst-port=53 protocol=udp
    add action=accept chain=forward dst-address=x.x.x.x dst-port=53 protocol=udp
    add action=drop chain=input connection-state=new dst-port=53 in-interface=ether1 protocol=udp
    add action=drop chain=input connection-state=new dst-port=53 in-interface=ether1 protocol=tcp
    add action=drop chain=forward connection-state=new dst-port=53 in-interface=ether1 protocol=udp
    add action=drop chain=forward connection-state=new dst-port=53 in-interface=ether1 protocol=tcp



    /queue simple
    add limit-at=200M/600M max-limit=200M/600M name="Controle Geral" target=10.20.0.0/19,172.16.34.16/30
    add limit-at=50M/50M max-limit=100M/100M name=Rede parent="Controle Geral" target=172.16.34.16/30

  18. #18

    Padrão Re: O que usar na borda BGP

    Eu vi por 10k usd lá fora. Não cotei aqui ainda.

    Mas pelo que vi, bate nos modelos de entrada dos concorrentes mas sem precisar de novas licenças para aumentar tráfego

  19. #19

    Padrão Re: O que usar na borda BGP

    E o que aguenta de tráfego?

  20. #20

    Padrão Re: O que usar na borda BGP

    Conheço provedores usando NE20-S2F com média de 20Gbps de tráfego agregado.

    É um hardware muito avantajado, com 8GB de RAM. CLI cisco-like.