Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Começar Rede FTTH

    olá pessoal!!!...

    90 % da minha rede é via radio 10 % cabo utp tenho 300 clientes , ja estou querendo começar a usar ftth na cidade , mais o dinheiro ta pouco tive olhando as olt vi algumas com preços que cabe no meu bolso, queria começar com EPON com as olts da v solutions, alguem ja usou ou usa , atende bem suas necessidades ou dar muito problemas futuramente quero mecher com fiber home

    agradeço...

  2. #2

    Padrão Re: Começar Rede FTTH

    Se a grana está curta quem sabe você dá uma pesquisada na rede Metro da Computech? Já vi post aqui onde elogiaram...

  3. #3

    Padrão Re: Começar Rede FTTH

    Entao, eu nao consigo ver como essa rede Metro pode funcionar bem.

    Imagina que estou começando montar minha rede, e cascateio 5 switchs. Como nao vou ter clientes, nao vai funcionar. O sinal só chegará no switch 2 se o switch 1 estiver ligado, e para isso tenho q ter clientes nele. E o cliente não pode desligar a fonte (isso inclui ele nao desligar o estabilizador ou no-break).

    O problema fica ainda pior no switch 5 desse meu exemplo. Todos os outros switchs (1,2,3 e 4) tem que ter clientes com as fontes ligadas.

    Quando tiver muitos clientes, esse problema estará resolvido, mas no inicio, é muuuuuuito arriscado dar problemas, mesmo usando uma topologia em anel.

  4. #4

    Padrão Re: Começar Rede FTTH

    Uso as OLTs da V-Solution tenho 9 OLTs deles e todas funcionando muito bem a todo vapor estão rodando na faixa de 850 clientes nelas e estou implantando mais uma de 8P na rede. elas não estão todas no mesmo CPD estão espalhas nos Bairros e chego nos bairros com PTP de fibra.

  5. #5

    Padrão Re: Começar Rede FTTH

    Acho a XWave metro um grande avanço em relação às redes UTP mas analisando com mais cuidado, tem de pesar na balança.

    Para região com baixa densidade de usuários, acaba saindo mais caro que ftth, já que a distância máxima da caixa até o assinante seria de 100m, incluindo o cabeamento dentro da casa do assinante, atravessar ruas, etc. Com isso, precisaríamos de 1 caixa por quarteirão.

    Agora conseguir pelo menos 8 assinantes em 1 único quarteirão já passa a ser bem interessante.

  6. #6

    Padrão Re: Começar Rede FTTH

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Entao, eu nao consigo ver como essa rede Metro pode funcionar bem.

    Imagina que estou começando montar minha rede, e cascateio 5 switchs. Como nao vou ter clientes, nao vai funcionar. O sinal só chegará no switch 2 se o switch 1 estiver ligado, e para isso tenho q ter clientes nele. E o cliente não pode desligar a fonte (isso inclui ele nao desligar o estabilizador ou no-break).

    O problema fica ainda pior no switch 5 desse meu exemplo. Todos os outros switchs (1,2,3 e 4) tem que ter clientes com as fontes ligadas.

    Quando tiver muitos clientes, esse problema estará resolvido, mas no inicio, é muuuuuuito arriscado dar problemas, mesmo usando uma topologia em anel.
    Este era um grande problema mesmo... mas com o lançamento do chaveador ótico isso teria sido solucionado segundo a Computech... ou seja, não precisa mais ter no caminho caixas energizadas com POE reverso. Não me perguntem como funciona o chaveador pois só vi no site e nos vídeos.

    E quanto a distância não precisa ser de 100 metros, pois entre cada caixa vai um cabo ótico. E como é com conversor ótico não precisa levar em conta o cálculo de perda entre caixas. É como um ponto a ponto entre as caixas... Vejo assim muita versatilidade em futuras expansões.. e naõ precisa fazer fusão de fibra..

    O que precisa é que a distância do cliente até a caixa não seja maior que 100metros pois é cabo utp.
    Uma pergunta: qual seria a diferença operacional de usar onu e fibra até o cliente ou usar utp do cliente até a caixa de distribuição? Só seria o caso de queimar ou travar o SW? Pois o que passa neste cabo utp da caixa até o cliente é na prática o mesmo que passa na fibra.
    Ah! tem o marketing junto ao cliente: ¨aqui é 100% fibra¨

    Tudo na fibra ótica com OLT e ONU precisa haver cálculo para cada setor instalado.

    Como a pergunta do autor do tópico está relacionado com poucos recursos financeiros a Metro pode ser uma solução...

  7. #7

    Padrão Re: Começar Rede FTTH

    A diferença é a distância que vc pode usar o drop ótico vs o "drop" UTP

  8. #8

    Padrão Re: Começar Rede FTTH

    Sinceramente.
    Chaveador!
    Isso parece uma gambi kkkk

  9. #9

    Padrão Re: Começar Rede FTTH

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    A diferença é a distância que vc pode usar o drop ótico vs o "drop" UTP
    que distância dá para ir com o cabo drop? Mas entre as caixas não precisa ser drop.

    Com relação a Gambiarra do chaveador, como eu disse antes, não tenho idéia de como funciona. Não estou defendendo o sistema pois não uso... Só sei que tem gente que está usando e elogiando...

    https://under-linux.org/showthread.php?t=133701

    Mais um relato positivo:
    Citação Postado originalmente por thcosta07 Ver Post
    Não vimos nenhum relato desse. Pelo menos aqui quase 1 ano de rede metro e nenhuma caixa queimada. Nenhuma reclamação. As placas são muito top. Quem puder, recomendo a testar as placas.

  10. #10

    Padrão Re: Começar Rede FTTH

    Opa @1929,

    acho que não fui claro. Me refiro ao alcance da caixa até o cliente mesmo. Já vi operadoras colocando CTOs em bairros com pouca densidade de usuários e o drop passando por 500 metros nos postes. Claro que não é o cenário ideal mas passou.

    Mesmo assim, suponha que eu coloque uma CTO em um quarteirão para atender 2 quarteirões para cada lado. Estamos falando que poderia atender 16 quarteirões com uma única CTO em localidades com poucos usuários enquanto usando cabos utp, no máximo 100 m de cabo a partir da porta.

    Essa diferença que me refiro. Mas só para deixar claro, acho ótima a solução xwave, mas como tudo em tecnologia, não há bala de prata.

  11. #11

    Padrão Re: Começar Rede FTTH

    a metro da computec a ideia eh legal, mais soh funciona bonito se vc fizer um anel, caso contrario se 1 cai, todas as que estao na frente cai tbm!!

    eu falo pra vcs que hj custo x beneficio faz assim, rede ftth epom mesmo, usa olt v1600a custa 700 dolares e funciona muito bem, vem com 2 portas PON

    vc faz uma rede mista ftth com fttc, fiber to the curb, ou seja meio fio, fibra ate a calçada usando pac-pon com poe reverso, ela tem 2 plug P2, 1 vc liga a onu e o outro no switch vlan fixa intelbras e pronto!

    vc trabalha com 2 teclogias, clientes exigente ftth, cliente que quer pagar barato fttc

    cada pac pon, toca mais 2 pd-pac por cabo utp, uma pra cada lado, entao com 1 onu vc abre 3 caixas, 7 cliente utp cada caixa, total de 21 clientes pra 1 onu

    se vc fizer uma rede 1:64 da 1344 por clientes por porta PON!!
    quer coisa mais em conta que isso!!?!?!

    na minha rede ftth eu to abrindo algumas caixas dessas pac pon, usando onu, ja abri 4 e esta muito legal!

  12. #12

    Padrão Re: Começar Rede FTTH

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    a metro da computec a ideia eh legal, mais soh funciona bonito se vc fizer um anel, caso contrario se 1 cai, todas as que estao na frente cai tbm!!
    No início era assim.. Mas hoje eles tem um chaveador ótico que segundo eles caso a caixa deixe de ser energizada , não corta a rede de fibra.

  13. #13

    Padrão Re: Começar Rede FTTH

    Rede metro sai mas caro...tem que comprar gbic, e tem o problema que tem que ter clientes em todas as caixas...fiz o orçamento...sai melhor rede epon....

  14. #14

    Padrão Re: Começar Rede FTTH

    Citação Postado originalmente por hostjunior Ver Post
    Rede metro sai mas caro...tem que comprar gbic, e tem o problema que tem que ter clientes em todas as caixas...fiz o orçamento...sai melhor rede epon....
    Porque tem que ter clientes em todas as caixas?

  15. #15

    Padrão Re: Começar Rede FTTH

    Boa tarde, caso precise de uma consultoria especializada podemos ajudar-lo.

    Att: Dzyan Mendes
    T: (35) 9.9853-4244
    E: [email protected]
    W: http://consultortik.com.br

  16. #16

    Padrão Re: Começar Rede FTTH

    Uso rede metro e ainda não vi nada mais fácil de expandir, sem se preocupar com cálculos de luz, sem otdr, sem maquina de fusão, sem olt. Atendo clientes com ate 150m de cabo utp 100% cobre. A rede só é expandida para áreas onde tem demanda. Poucas cascatas com cabo utp, a maioria é ptp com drop de ate 700 metros. Tem muita gente que ainda não entende como funciona. Já atendo clientes com ate 50M e concorro direto com as grandes teles.
    Tenho a vantagem de atender as mesmas velocidades de ftth, mas sem precisar cobrar ou arcar com a instalação de drop+onu+Roteador+PTO+cordão no cliente.
    O único problema que vejo são os ativos nos postes, ainda não tive queima, mas sei que vai acontecer, e quando acontecer não terei vários equipamentos queimados ja que os ptp são em fibra e não cascata com utp.

  17. #17

    Padrão Re: Começar Rede FTTH

    @FMANDU , achei clarissima sua colocação... É isso que tento colocar como vantagens e ainda tem gente que diz que tem que ser em anel, que se parar uma caixa para a rede, etc etc. No mínimo não olharam com atenção todos os vídeos relacionados.. Hoje com o chaveador ótico não há mais a exigência do anel, ou perigo de travar uma caixa e parar tudo.

    Eu procuro ter a mente aberta e estudar todas as opções principalmente na questão de custos finais ao cliente. Não vivemos em região rica...

    E gosto muito de ouvir e dar consideração a quem está usando. Estes sim são os relatos confiáveis, como o seu. E tem ainda a facilidade de trocar só um módulo quando queimar. Pois os alimentadores POE reverso, se queimar é por blocos.

  18. #18

    Padrão Re: Começar Rede FTTH

    Nos grupos de rede metro da computech tem um monte de gente já com problema de dezenas de placas queimando, enquanto a sobreplaca fica intacta. Não confio não.

    Eu queria saber é como tem gente começando do zero com fibra, ou mesmo provedor pequeno investindo nessa tecnologia. Nós temos aqui uns 1000 clientes no rádio e mesmo assim a conta nunca fecha para partir para fibra (rádio aqui já era, são 160 redes encontradas no scan de um setor, em uma cidade de 35 mil habitantes, e estão começando a aparecer roteadores dual band também, sem falar em rádios com SSID oculto, não acha mais canal limpo no Airview de 4920 até 6100, então não tem outra saída).

    Qual é o pulo do gato? Começar na ilegalidade, sem pagar postes? Cabear áreas bem pequenas? Usar cabo barato (drop e AS de poucas fibras, tipo 2, 4 ou 6) entre as CTOs? Ou o pessoal tem conseguido empréstimo ou financiamento com os bancos?

  19. #19

    Padrão Re: Começar Rede FTTH

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Porque tem que ter clientes em todas as caixas?
    pq as caixas são alimentada pelos os clientes...

  20. #20

    Padrão Re: Começar Rede FTTH

    Citação Postado originalmente por spammer Ver Post
    Nos grupos de rede metro da computech tem um monte de gente já com problema de dezenas de placas queimando, enquanto a sobreplaca fica intacta. Não confio não.

    Eu queria saber é como tem gente começando do zero com fibra, ou mesmo provedor pequeno investindo nessa tecnologia. Nós temos aqui uns 1000 clientes no rádio e mesmo assim a conta nunca fecha para partir para fibra (rádio aqui já era, são 160 redes encontradas no scan de um setor, em uma cidade de 35 mil habitantes, e estão começando a aparecer roteadores dual band também, sem falar em rádios com SSID oculto, não acha mais canal limpo no Airview de 4920 até 6100, então não tem outra saída).

    Qual é o pulo do gato? Começar na ilegalidade, sem pagar postes? Cabear áreas bem pequenas? Usar cabo barato (drop e AS de poucas fibras, tipo 2, 4 ou 6) entre as CTOs? Ou o pessoal tem conseguido empréstimo ou financiamento com os bancos?
    Rede optica custa caro e não custa, acho que vc precisa olhar por outro ponto de vista, olhe a rede optica a longo prazo ai vc vai ver que a conta vai fechar, com 1000 clientes no seu lugar faria uma parte com recurso próprio e outa financiamento e e faria a transição de radio pra rede óptica o quanto antes possível.