+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como estruturar rede wifi com antena Omni, Mikrotik Groove e Mikrotik Rb 750

    Olá pessoal do forum. Preciso de uma ajudinha. No meu bairro tem uma associação de moradores que pagam uma taxa na associação mensalmente. Como o bairro é novo e não dispõe de acesso a internet em todos lugares o Presidente decidiu colocar um wifi exclusivamente para celulares para esses moradores que pagam essa taxa, me pediu ajudar para elaborar o projeto.

    Então pensei fazer o seguinte:

    Estruturar uma rede wifi para conectar celulares a longa distancia, (uns 300 metros) porem gostaria que cada celular conectasse à rede pelo PPPoE, fazendo com que o morador que tem cadastro na associação tenha que fornecer usuario e senha para conseguir conectar, e não por Hot Spot. Pensei em instalar uma antena omni Hyperlink 12 ou 15 dBi, num mastro há 10 metros de altura, ligada ao Groove da Mikrotik, e gerenciar a rede e cadastrar moradores (uns 200) por uma RouterBoard (a RB 750 por exemplo). Porem não tenho certeza de que dessa forma vai funcionar.
    Alguem pra me dá uma dica, sujestão ou ideia diferente, ou dessa forma vai dar certo?

  2. #2

    Padrão Re: Como estruturar rede wifi com antena Omni, Mikrotik Groove e Mikrotik Rb 750

    Acho que não vai dar certo. Porque?

    O wifi do celular não tem potencia suficiente para responder ao sinal que venha a receber da base. Quando um celular se conecta a base da operadora ele utiliza normalmente 1W de potencia e são protocolos diferentes e ainda por cima trabalhando numa frequencia para receber e outra frequencia para responder.

    Já no wifi ele não tem mais que 100mW, o que pode ser o ideal em uma CPE cliente no telhado com uma antena para melhorar o ganho... Já o celular não tem antena direcional, portanto não tem como concentrar o sinal no AP da base.

    Wifi de celular trabalha bem quando recebe o sinal e a base está perto para poder responder, como por exemplo dentro de casa ou bem nas proximidades. E se tiver paredes entre eles a coisa fica ainda pior.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Como estruturar rede wifi com antena Omni, Mikrotik Groove e Mikrotik Rb 750

    O sinal do celular deve ser uns 30mW enquanto dos groove, bullet ou até mesmo os roteadores domésticos são de 80mW a 100 mW e usando antenas de ganho chegam a 400mW irradiados e acima disso precisa de projeto de engenharia, registro no CREA, Ministério das Comunicações etc.
    Está certo que muitos não ligam achando que isso é besteira, mas no primeiro recurso que vier tendo a associação como coadjuvante que seja será bloqueado; até descobrir já voltou para o tesouro, Anatel nem lá foi kkkkkkkk.
    Mais seguro, montar uma rede dentro da associação com uma impressora e um PC e o resto para notes e celulares dos associados como se fosse uma Lan House.

    Aqui no nordeste mineiro, considerado uma região pobre começou cobrando R$ 120,00, entrou outra com plano a partir de R$ 40,00; Aqui na região com contrato de fidelidade nem adianta, no primeiro vacilo mudam por que anotam todos os horários, dias e horas, e período que ficou sem internet.